Pico Camapuã e Tucum via Fazenda da Bolinha

Photo ofPico Camapuã e Tucum via Fazenda da Bolinha Photo ofPico Camapuã e Tucum via Fazenda da Bolinha Photo ofPico Camapuã e Tucum via Fazenda da Bolinha

May 25, 2016
May 2016

near Rio Bonito, Paraná (Brazil)

For english please scroll down all the way to the end.

Conquista dos Picos Camapuã e Tucum partindo da Serra do Ibitiraquire. Parque Estadual Roberto Ribas Lange
Melhor época para fazer a trilha: de abril a agosto.

Essa trilha faz parte de um grupo de 8 trilhas chamado: Serra do Ibitiraquire; mapeamento. Consulte esse mapeamento para ver os marcos/pontos relevantes (waypoints) dessa trilha e outras 7 trilhas da região.

Essa trilha pode ser usada como acesso a muitos outros Picos da região. Ela leva aos Picos Camapuã e Tucum e passa por uma bifurcação importante da região placas indicando o sentido para os: Pico Camapuã e Tucum / Pico Ciririca / Pedra Branca. Quem estiver subindo e tomar a trilha da esquerda irá ao Camapuã, Tucum, Cerro Verde, Luar. Já trilha da direita irá a Exploração da trilha que vai do Tucum para Cerro Verde, Luar e Ciririca. Fui apenas até o que eu chamo de "Mirante da trilha que vai para o Cerro Verde / Luar / Ciririca / Itapiroca" pois como eu estava fazendo um ataque ao Tucum e o por do sol já estava chegando não queria demorar muito para retornar a fazenda da Bolinha. Meu obejtivo era apenas ver essa descida que muitos dizem ser o pior declive da região. Para assim ter uma ideia o que teria que encarar em uma futura expedição.

Em caso de uma emergência: No cume do Pico do Camapuã e Tucum há sinal de celular e 3G é possível enviar mensagens de texto e ate mesmo de whatApp, logicamente que isso pode ser influenciado por fatores climáticos. O sinal nesse cumes não é dos melhores; entra e sai. Ligue 193 ou (41) 3226-7685 (numero direto) para chamar o Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná (GOST). Na Fazenda da Bolinha há sinal de celular e 3G é possível enviar mensagens de texto e ate mesmo de whatApp.

Médias da precipitação na região por mês:

Médias das temperaturas altas e baixas na região por mês:

Para mais explicações com fotos e instruções sobre como vir de Curitiba até a Fazenda da Bolinha veja o excelente arquivo Mapa - Curitiba até Fazenda da Bolinha - Campina Grande do Sul-PR criado por Juliano Dos Santos Rocha do grupo Montanhismo Solidário Curitiba.

Agradecimentos: a Paty Gomes por me emprestar seu carro para chegar a fazenda.

Se testemunhar crime ambiental por favor faça a denúncia junto ao Instituto Ambiental do Paraná IAP.

Obrigado por visualizar o meu mapeamento da trilha espero que tenha gostado e que seja muito util a você. Desde já agradeço se você puder avaliar essa trilha com comentários, criticas construtivas e nos informando se você já fez essa trilha e se fez o download dela ou não. Caso tenha informações história que possa acrescentar seria ótimo.

Estou constantemente aprimorando minhas trilhas com textos, fotos e videos a medida que acumulo esse conhecimento. Retorne frequentemente para ver essas atualizações que dão bastante trabalho e consomem um bom tempo para serem postadas.

I'd like to apologize for not having a description of the trail in english yet. I will soon be updating the trail description so please revisit or save as a favorite to get the latest updates.

PictographCampsite Altitude 3,029 ft

Fazenda da Bolinha

Porteira

Curva do Córrego

1ª marcação da trilha fita branca em árovores

1º cruzamento do córrego.

2º cruzamento do córrego.

3º cruzamento do córrego.

4º cruzamento do córrego.

PictographTree Altitude 3,327 ft

Portal das árvores em V

Grande rocha e árvore branca em V que marcam a trilha.

PictographTree Altitude 3,446 ft

Grande árvore partida

PictographTree Altitude 3,478 ft

Grande árvore branca

PictographTree Altitude 3,483 ft

Grande árvore marrom

5º cruzamento do córrego.

6º cruzamento do córrego.

PictographTree Altitude 3,528 ft

Árvore gigante

O

O

Banco natural árvore caida

Atoleiro do bambuzal

Rocha

Curva da árvore caida aqui se escuta água perto

7º cruzamento do córrego.

8º cruzamento do córrego.

9º cruzamento do córrego.

Área de risco buracos desde o 9° cruzamento até esse marco

Área de risco buracos desde o 9° cruzamento até esse marco. Cabe a perna e são profundo suficiente para parar na virilha. Muistas vezes cobertos por folhas e raizes. Muito cuidado anoite.

Grande rocha

10º cruzamento do córrego.

Fim da seção de bambus

Atoleiro

Bifurcação Camapuã - Tucum - Cerro Verde / Ciririca / Pedra Branca

Barranco

Janela para Pedra Branca

Barranco da velha árvore

Barranco da velha árvore essa área precisa de manejo urgente.

Ávore e rocha

Curva do beijo

Decidinha antes do subidão

Banco natural outra árvore caida

Atoleiro

Rampa de rocha na mata

Janela

A grande rocha rosa

PictographRisk Altitude 4,677 ft

Risco buracos coberto por raizes e folhas. São buracos de pequena largura mas bem profundos. Risco de acidente pois cabe o pé e engole a perna toda. Atenção redobrada a noite.

Photo ofAbertura da trilha para inicio costão Photo ofAbertura da trilha para inicio costão Photo ofAbertura da trilha para inicio costão

Abertura da trilha para inicio costão

PictographTree Altitude 4,710 ft

Muda de araucária. Arte que algum leigo que pensa que está ajudando o meio ambiente mas na sua ignorancia não sabe que para se fazer isso é necessario um plano de manejo. Pode estar fazendo mais mal do que bem.

1º falso cume do Camapuã

2º falso cume do Camapuã

Janela para Tucum. 1º ponto na trilha de onde se pode avistar o Tucum.

3º falso cume do Camapuã

Cume do Camapuã

Rocha

Colo ou garganta da trilha entre os Picos Camapuã e Tucum. Nesse dia devido as chuvas dos dias anteriores essa região tinha um pouco de água fluindo Pessoalmente acho esse um local bem agradável da trilha.

Inicio subida da encosta do Tucum vindo do Camapuã. Vista do Camapuã parece bem ingrime mas não é nada perigos.

Córrego do Tucum. Dificil acesso a água: um poço de um metro seguido de uma gruta bem escura de uns 2 metros. Sugiro que leve um caneco e uma corda para jogar no poço especialmente se estiver sozinho para não ter que sofrer para sair de dentro e assim também evitar impacto ambiental.

Photo ofBifurcação para o córrego na encosta do Tucum Photo ofBifurcação para o córrego na encosta do Tucum Photo ofBifurcação para o córrego na encosta do Tucum

Bifurcação para o córrego na encosta do Tucum

Bifurcação para o córrego na encosta do Tucum. Quem sobe terá que pegar a esquerda para ir a fonte de água está a poucos metros em uma gruta e poço em meio a vegetação.

Encosta do Tucum

Altar do Tucum: Rocha plana

Mini escalaminhada para deixar encosta divertida.

Passe entre as rochas para evitar impacto ambiental. Sempre procure pisar em rochas e não em plantas assim você diminuirá o seu impacto ambiental. Lembre-se que você é apena uma pessoa mas muitas pessoas pisando na mesma planta não da chance a ela de se recobrar do trauma e então ela acaba morrendo.

Cume do Tucum

Mirante do Tucum

Passe entre as rochas para mirante do Tucum

• Photo of Flórido
    Flórido Jun 21, 2017

Amigo, primeiramente, muito obrigado pelas informações... me diga uma coisa, vc acha mais fácil atingir o cerro verde via fazenda Pico Paraná ou via Bolinha? Se for via Bolinha, a única opcao seria encarando essa decida ou existe alguma outra opcao???
    Desde já grato
    Abraço

• Photo of otavio guilherme ritzmann bozzi
    otavio guilherme ritzmann bozzi Jun 23, 2017

Trilha sem grande dificuldade, sem risco de se perder. Próximo ao Pico do Camapuã tem um paredão de rocha com +- 400m de extensão e inclinação aproximada de 45° o que fica bem cansativo.

• Photo of Lucas Eik Borges Ferreira

Petelak Feb 3, 2018

• Photo of Leonardo Régnier
    Leonardo Régnier Mar 20, 2018

Segui essa trilha há mais de um ano.
    Ótima descrição e ótimos tracklogs.
    Abs!!

• Photo of Rommel Fred
    Rommel Fred Jul 3, 2018

Fiz esta Trilha e levei comigo meu filho de 5 anos Enzo foi um orgulho pra mim

também estavam nessa trip Néa/Celso/Daniel/Angie/Vinicios/Juliana/Alexandre

Fazenda do Bolinha 10 reais por pessoa em 01/julho/2018

• Photo of Franciele Bubniak
    Franciele Bubniak Aug 17, 2018

Olá! Farei essa trilha final do mês, no mapa, você subiu direto do início até o Pico do Camapuã ou teve desvios?

• Photo of Flavio Feltrim
    Flavio Feltrim Jul 22, 2019

A chegada ao início da trilha é fácil, basta pegar a rodovia BR116 em Curitiba sentido São Paulo. A entrada para o local fica depois do portal da Graciosa. Na base tem estacionamento para carros e uma pequena estrutura de recepção com banheiros, água e uma lanchonete (recomendo os pastéis, são ótimos). No local você paga uma taxa por pessoa (pagamos 10 reais em junho/2019). Como nosso objetivo era acampar no cume do Tucum, levamos cargueiras com as provisões necessárias para uma noite (barraca, equipamentos, saco de dormir, alimentação e água). A trilha é razoavelmente bem sinalizada, tem alguns trechos lamacentos e encostas íngremes de rochas, mas não necessita de equipamento para escalada (no máximo uma "escalaminhada" em alguns pontos). No colo entre o Camapuã e o Tucum tem uma mina para recarga de água, fundamental para quem pretende acampar pois é o único local possível para abastecimento. O desnível entre o cume do Camapuã e do Tucum é de uns 150 a 200 metros bem íngremes, mas vale a pena já que o Tucum é um pouco mais alto e tem maior chance de estar aberto quanto às nuvens. Alcançamos o cume do Camapuã em 3:30h e mais uma hora até o cume do Tucum, pois paramos para reabastecer a água na mina. O nascer do sol é incrível e vale a pena pelo esforço!

• valquerleandro Jul 28, 2019

Fiz essa trilha esse de 2019,muito show. Fiz também a do Caratuva e pretendo fazer ao menos mais 5 trilhas antes de enfrentar o majestoso PICO PARANÁ.👍👍👍

• Gustavo Dalri Terres Oct 7, 2019

A vista dos morros é sensacional, é indicado ir com calçado resistente pois o trajeto tem muitas raízes e terra solta.

• Photo of Gabriel Monegaglia 1
    Gabriel Monegaglia 1 Jul 25, 2020

Chácara do bolinha em 25/07/2020 fechada

• Photo of Jagorst
    Jagorst Aug 30, 2020

Trilha sem dificuldade técnica. Se tiver bom preparo, pode dá-lhe!

• Photo of mario cesar firmino
    mario cesar firmino Jul 24, 2021

Está bem detalhada, já realizei muitas vezes esse trajeto, parabéns.

Está bem detalhada, muita dedicação. Já realizei inúmeras vezes esse trajeto, para percorrer os 9 cumes,evento que realizo uma vez por ano. Meus parabéns pela ótimo trabalho.

• Photo of kimiokoga
    kimiokoga May 31, 2022

Fui em um grupo com guia, achei difícil porque estou iniciando e a ascensão é contínua até o pico, mas consegui.
    Fiz muitas trilhas em área rural com sobe e desce usando grupos musculares diferentes, o contrário aqui que só usa musculatura p/subida ou descida, aliás muito cuidado com joelho na descida.
    E foram as minhas primeiras montanhas e ainda com mochila.
    Enfim foi uma aventura dolorida e muito prazerosa