Pico Aneto (Pirenéus)

Very difficult
September 28, 2019
September 2019

near es Bòrdes, Catalunya (España)

Gravação com erros e falhas. Não é totalmente fiável para se seguir, principalmente depois da viragem (descida).

Quanto ao percurso, fantástico!
Uma espetacular experiência acima dos 3 mil!

Duro, requer preparação e autodomínio.
No tocante à preparação, além da boa condição física, refiro-me à planificação e ao estudo.

Lanterna, refeições, agasalho, mesmo no verão, logística (ver bem o local até onde se pode ir de carro, em função da época do ano).

Este percurso foi feito em outubro, com bom tempo, com início às seis da manhã, numa total escuridão. Apesar do sol, sem nuvens, apenas na descida foi possível libertar-me do kispo.

Nessa altura ainda há muita gente a fazer a subida, dando à noite um efeito espetacular: os cordões de pequenos pontos luminosos a subir a encosta são realmente algo digno de ser observar. Como fui dos primeiros a iniciar, beneficiei de uma perspetiva diferente (vista de cima, de um plano superior).

À chegada ao primeiro refúgio, o número de aventureiros aumentou, com os vários que ali pernoitaram.

Na descida, ainda nas proximidade do glaciar, um encontro com um caminhante solitário, nitidamente aflito e desorientado, o Steve, inglês, a quem se esgotara a reserva de água e a quem a dura marcha maltratara os pés. Acabou por se juntar a mim, a quem depois agradeceu. Sem ajuda estava realmente em apuros. Nessa altura, avistamos dois helicópteros, das autoridades e de resgate. Este último desceu para recolher alguém, o que, por aquelas paragens é frequente.

Uma aventura que recomendo, mas que requere a devida preparação. Não esquecer que enfrentamos a dureza da média-alta montanha e que este é um espaço "reservado" apenas para alguns.

Gostaste deste trilho?
Esperamos que sim! Dá-nos a tua avaliação.
Ao interagires com as nossas publicações, ajudas a que esta mensagem chegue a mais amantes dos trilhos.
Podes também “aplaudir” e “seguir” o “Mochila e uma Cabana”. Isso faz com que possamos também apreciar os trilhos por onde tens andado.
Saudações!

PictographMountain pass Altitude 7,848 ft

O indiscritível nascer do sol por entre os cumes

A subida é feita, maioritariamente pelas rochas, sem trilho bem definido

O trilho continua, montanha acima, entre pedras e penedos

PictographMountain pass Altitude 8,431 ft

Abaixo dos picos, um oceano de nuvens aveludadas

Algures, na torre, abre-se o "portal" que antecede os glaciares eternos.

PictographMountain pass Altitude 8,970 ft

Acima dos 3 mil...

Vista do pico, com os glaciares em baixo

Os dois glaciares bem definidos, com o cume, a 3404 metros de altitude, como pano de fundo

Uma foto tirada por um dos três catalães com quem me cruzei

PictographMountain pass Altitude 9,470 ft

Sente-se a proximidade do cume. Respira-se a altitude. As cores e os sons têm outra dimensão

PictographMountain pass Altitude 10,029 ft

O bastão não consegue picar

PictographMountain pass Altitude 10,526 ft

PictographMountain pass Altitude 10,527 ft

PictographMountain pass Altitude 10,193 ft

PictographMountain pass Altitude 10,190 ft

O "incidente" que impediu a última ascensão, a subida ao topo. Um dos crapons perdeu um parafuso, impedindo-me de avançar para o glaciar mais pequeno, e daí para o topo. As questões de segurança em primeiro lugar.