PETP - Torres de Bonsucesso (Torres menor, central, maior e ocultas)

Photo ofPETP - Torres de Bonsucesso (Torres menor, central, maior e ocultas) Photo ofPETP - Torres de Bonsucesso (Torres menor, central, maior e ocultas) Photo ofPETP - Torres de Bonsucesso (Torres menor, central, maior e ocultas)

June 18, 2022
June 2022

•   4.7 1 review

near Boa Vida, Rio de Janeiro (Brazil)

Parque Estadual dos Três Picos – Boa Vida, Vale de Bonsucesso - Teresópolis.

Trilha realizada em um dia, iniciando e retornando no bairro de Boa Vida no Vale de Bonsucesso - Teresópolis. Com ataque as torres menor, central, maior e ocultas (Panorama à Bessa).

Iniciei a caminhada às 09:00 horas da manhã, saindo de um estacionamento pago do bairro de Boa Vida, chegando na torre menor por volta de 11:00 horas da manhã, na torre central por volta de 11:40 da manhã e na torre maior por volta de 12:40 da manhã. Eu fui em um ritmo mais acelerado, o tempo de subida vai depender do condicionamento físico de cada pessoa, assim como o local de onde for iniciar a caminhada.

A trilha é técnica e tem vários trechos com exposição e risco de queda, possui cordas fixas em diversos pontos para auxiliar nas subidas / descidas íngremes. Não é permitido acampar dentro dessa área do parque.

Após descansar e comer, eu fui até as torres ocultas (Panorama à Bessa), saindo por volta de 13:00 horas da tarde e chegando por volta de 13:40 no cume.

Essa trilha também é técnica e tem vários trechos com exposição e risco de queda, é desejável utilizar corda em alguns pontos, mas é possível ir sem (que foi o meu caso). Por se tratar de um local menos visitado, a trilha é pouco fechada, mas não é necessário "varar mato".

Por fim, fiz o caminho de volta até chegar no estacionamento pago, por volta de 17:30 da tarde. O estacionamento conta com banheiros e é possível tomar banho quente.

PictographCar park Altitude 3,610 ft

PictographInformation point Altitude 3,611 ft

Seguir pela direita.

PictographRisk Altitude 5,392 ft

Trecho com exposição dos dois lados.

Seguir pela esquerda para acesso a Torre Menor e depois pela direita para acesso a Torre Central.

Subida com auxílio de corda fixa para acesso a Torre Central.

Seguir pela esquerda para acesso a Torre Central e depois pela direita para acesso a Torre Maior.

Passar entre as rochas.

Seguir pela esquerda para acesso a Torre Maior e depois pela direita para acesso as Torres Ocultas.

Seguir pela direita para acesso as torres ocultas.

PictographRisk Altitude 6,583 ft

CELIO MONTANHA Sep 14, 2022

Fiz essa trilha recentemente em 10 set 22, da mesma forma como vc descreveu em sua experiência. Naveguei utilizando o teu treklog, mas ao alcançar a Torre Maior indo em direção as Torres ocultas, tive problemas com o Wikiloc, o que tem sido uma constante quando estou no ápice das trilhas.

• Photo of svpeixoto
    svpeixoto Sep 14, 2022

Célio, realmente o GPS em alguns pontos não ficou tão preciso,e nessa transição o mato é bem fechado porque tem pouca gente passando por ali.

CELIO MONTANHA Sep 14, 2022

Eu não sei se estou usando direito o App durante a navegação. Descreva de que forma vc o utiliza preparando ele para a navegação.

• Photo of svpeixoto
    svpeixoto Sep 14, 2022

Olha, primeiro que a capacidade muda de acordo com a aparelho. Eu uso em celular, mas quem usa o aparelho específico de GPS tem uma precisão melhor. Outro ponto é que pelo celular você tem que desabilitar o uso restrito de bateria do app do Wikiloc. Ele costuma segurar o uso de bateria e isso atrapalha o registro. Isso fica nas configurações do celular. É bom deixar o celular em um local mais alto da mochila por exemplo, no bolso já percebi que o app pulo alguns pontos. E por fim deixar o app sempre em primeiro plano no celular.

CELIO MONTANHA Sep 14, 2022

Entendi. Quando estou usando o App, ele sempre fica em primeiro plano. Eu o deixo no bolso lateral de perna da calça. E a bateria do celular, vou verificar aqui. É só isso mesmo?

Walyson Machado Sep 15, 2022

Opa! Tudo certo, Célio!? A trilha depois dessa bifurcação é um pouco fechada mesmo (ela é pouco frequentada), conforme a descrição. Tem também uma parte com um capim mais alto que é fácil de errar. Conforme meu amigo explicou, é interessante baixar a trilha em casa e deixar salva, iniciar a navegação em um lugar com sinal de GPS (quando possível) e desativar a restrição de consumo de bateria durante o uso do aplicativo nas configurações do seu celular.

CELIO MONTANHA Sep 15, 2022

Eu faço exatamente como vc descreveu, porém o App tem apresentado essa ocorrência quando estou navegando em cima da trilha gravada em área remota, nesse começa acontecer o problema. Se pode descrever o passo a passo de uso do wiki durante a navegação, ficaria agradecido. Obrigado.

Estou usando o mapa open street map para navegar nas trilhas.

Darlei S Santos Jun 3, 2023

Segui seu trekking semana passada, deu tudo certo. A última pessoa que tinha indo lá foi no mês 07 de 22.
    Tem que ter disposição, fomos em 4 pessoas.
    Abraço!

Walyson Machado Jun 4, 2023

Opa! Agradeço pelo comentário! Fico feliz em saber que deu tudo certo! Sim, essa trilha é técnica e tem alguns trechos de risco, além de ser pouco frequentada (principalmente a ida até as Torres Ocultas). Tem que ter um pouco de experiência e muito cuidado. Vlw!

Darlei S Santos Jun 4, 2023

Todos os detalhes, explicação top.

Darlei S Santos Jun 4, 2023

Verdade, depois da Torre maior o negócio complica bastante, trilha sem manutenção, tem que ter experiência e muito cuida pra não se perder. Estou enferrujado, voltamos já com tudo escuro, como temos experiência não foi um problema, mas não aconselho de forma alguma.
    Até a torre maior já é bem puxado, lajeado para oculta escorrega bastante. Grande abraço!!!

• Photo of Priscila Rodrigues 5
    Priscila Rodrigues 5 Sep 11, 2023

Segui sua trilha ontem e deu tudo certo! Faltou só um pedaço pra finalizar as Ocultas, mas até aonde chegamos já valeu muito a pena!!

Walyson Machado Sep 12, 2023

Ei Priscila! Tudo joia!? Que bom que deu certinho! Essa trilha é um pouco difícil, mas compensa demais, lá é muito bonito. Da próxima vez vc tenta ir até o final, o visual lá é tão bonito quanto.