PETP - Núcleo Três Picos (Cabeça do Dragão, Caixa de Fósforos e Pico Menor)

Photo ofPETP - Núcleo Três Picos (Cabeça do Dragão, Caixa de Fósforos e Pico Menor) Photo ofPETP - Núcleo Três Picos (Cabeça do Dragão, Caixa de Fósforos e Pico Menor) Photo ofPETP - Núcleo Três Picos (Cabeça do Dragão, Caixa de Fósforos e Pico Menor)

Very difficult
June 18, 2022
June 2022

near João Brande, Rio de Janeiro (Brazil)

Parque Estadual dos Três Picos - Núcleo Três Picos (Salinas) – Nova Friburgo.

Circuito realizado em somente um dia, iniciando na trilha secundária para acesso a entrada do parque e retornando para o Refugio das Águas. Com ataque ao Pico Cabeça do Dragão, Caixa de Fósforos e Pico Menor.

Iniciei a caminhada às 04:00 horas da manhã, passando por uma trilha secundária do parque, para assistir ao nascer do sol do Pico Cabeça do Dragão, chegando lá por volta de 06:00 horas da manhã, a tempo de pegar o sol nascendo. Eu fui em um ritmo mais acelerado, o tempo de subida vai depender do condicionamento físico de cada pessoa, assim como o local de onde for iniciar a caminhada.

Logo em seguida eu desci para o camping Vale dos Deuses (ainda não está sendo permitido acampar dentro do parque), que possui uma boa estrutura para acampamento.

Após descansar e comer, eu fui até a base do Caixa de Fósforos (Pedra dos Milagres) por volta de 09:00 da manhã, só é possível subir até o cume escalando com cordas. A formação rochosa é composta por uma grande pedra que fica apoiada em uma pequena base.

Depois de retornar para o parque e me identificar com o guarda, eu iniciei o ataque até o Pico Menor por volta de 11:30 da manhã, cheguei no cume por volta de 13:30 e retornei até o começo da trilha por volta de 15:30. Essa trilha é bastante técnica e tem vários trechos com exposição e risco de queda, é desejável utilizar corda em alguns pontos, mas é possível ir sem (que foi o meu caso).

Por fim, fiz o caminho de volta até a entrada do parque e segui pela trilha secundária do parque até chegar no Refúgio das Águas por volta de 16:30 da tarde.

Eu fiquei hospedado no Refúgio das Águas (Sérgio Tartari e Rosane) - Telefone: (22) 998146353. Um local encantador e com ótimos anfitriões, conta como uma ótima infraestrutura. O Sérgio Tartari e a Rosane fazem um rodizio de pizza excelente, recomendo comer lá, mesmo que não esteja hospedado no refugio.

Início da caminhada passando pelo acesso secundário até o núcleo Três Picos.

PictographBridge Altitude 4,988 ft

PictographPark Altitude 5,584 ft

PictographInformation point Altitude 5,571 ft

PictographCampsite Altitude 5,584 ft

Seguir pela direita para acesso a Caixa de Fósforos.

PictographInformation point Altitude 5,592 ft

Seguir pela esquerda para acesso a Caixa de Fósforos.

PictographRisk Altitude 5,858 ft

Trecho com exposição para acesso a base, é aconselhável o uso de corda.

Seguir pela esquerda para acesso ao Pico Menor.

PictographCave Altitude 6,906 ft

Passar pela esquerda nesse ponto, é preciso um pouco de técnica ou cordas.

Seguir pela esquerda para acesso ao início da trilha (para quem estiver descendo).