Photo ofPESP - Travessia Baependi x Aiuruoca - Serra do Papagaio (Pico do Careta, Chorão, Canjica, Bandeira, Tamanduá e Papagaio) Photo ofPESP - Travessia Baependi x Aiuruoca - Serra do Papagaio (Pico do Careta, Chorão, Canjica, Bandeira, Tamanduá e Papagaio) Photo ofPESP - Travessia Baependi x Aiuruoca - Serra do Papagaio (Pico do Careta, Chorão, Canjica, Bandeira, Tamanduá e Papagaio)

3 days 7 hours 15 minutes
July 23, 2022
July 2022

near Vargem do Laje, Minas Gerais (Brazil)

Parque Estadual da Serra do Papagaio, entre os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto, Minas Gerais.

Travessia realizada em 04 dias e 03 noites, entre os dias 19/07 e 22/07/2022, passando pelos cumes do Careta, Chorão, Canjica, Bandeira, Tamanduá e Papagaio. Assim como pelas cachoeiras do Escorrega, Pedra Furada, Juju e Charco.

Início no bairro da Vargem do Lage em Baependi e término no camping O Panorâmico, Vale do Matutu em Aiuruoca, Minas Gerais.

Fui de carro até o camping O Panorâmico (término da travessia) e deixei o carro no estacionamento. Fui com um morador local até o bairro da Vargem do Lage em Baependi, são 90km de distância, 02:30 de viagem. Pagamos um valor de R$400,00 reais.
Donizete - Tel. (35) 9823-2527

Primeiro dia - Vargem do Lage, saindo por volta de 08:30 da manhã de uma terça, até o Rancho Salvador, chegando por volta de 15:30 (a tempo de assistir ao pôr do sol no Pico do Chorão). Passamos pelo Pico do Careta e Morro do Cruzeiro. Ficamos acampados na área de camping do Racho do Salvador, o local é base para ataque ao Pico do Chorão, possui um espaço limitado para barracas.

Segundo dia - Racho do Salvador, saindo por volta de 09:30 da manhã de uma quarta, até a Cachoeira do Charco chegando por volta de 15:00 horas (a tempo de tomar um banho gelado na cachoeira). Passamos pelas cachoeiras do Escorrega, Pedra Furada e Juju. Ficamos acampados na área de camping ao lado da Cachoeira do Charco (é necessário tirar a bota para atravessar para o outro lado e dependendo da época o rio fica com bastante volume de água). Possui um espaço limitado para barracas.

Terceiro dia - Cachoeira do Charco, saindo por volta de 09:30 da manhã de uma quinta, até o Pico do Bandeira, chegando às 15:00 horas. (a tempo de assistir ao pôr do sol). Passamos pelo Totem de Santo Daime (não é permitido acampar na área do Totem de Santo Daime), Pico do Canjica e Retiro dos Pedros (último local pagar pegar água nesse dia). Ficamos acampados na área de camping do Pico do Bandeira. Possui um espaço limitado para barracas na parte de mata fechada e mais espaço na parte de área aberta.

Quarto dia - Pico do Bandeira, saindo por volta de 10:30 da manhã de uma sexta até o camping O Panorâmico no Vale do Matutu em Aiuruoca, chegando por volta de 15:00 horas. Passamos pelo Pico do Tamanduá, Santuário, Pedra Quadrada e Pico do Papagaio, em seguida fomos até o carro no estacionamento do camping O Panorâmico.

A estrada de terra que chega até o início da trilha é um pouco ruim de ambos os lados (Aiuruoca e Baependi), mas dá pra ir facilmente de carro sem tração. Não recomendo ir em dias de chuva.

Eu fiquei hospedado no camping O Panorâmico e gostei muito, excelente lugar, bem próximo do Pico do Papagaio.
O Panorâmico Camping Aiuruoca - Tel. (35) 99808-5914.

Por fim, eu agradeço a todos que passaram em meu caminho durante esses dias!!

Primeira porteira, início da trilha.

PictographInformation point Altitude 4,157 ft

Seguir a trilha pela esquerda.

Seguir a trilha pela esquerda para o Pico da Careta e depois seguir pela direita para Rancho do Salvador e Pico do Chorão.

Cume da Serra do Careta.

PictographWilderness hut Altitude 5,745 ft

Rancho do Salvador com área para acampar.

Seguir pela esquerda para o Pico do Chorão e depois pela direita para a Cachoeira do Juju.

Cume do Pico do Chorão.

Pôr do sol visto do Pico do Chorão.

PictographInformation point Altitude 5,197 ft

Seguir a trilha pela direita.

PictographWilderness hut Altitude 5,389 ft

PictographWilderness hut Altitude 5,286 ft

PictographInformation point Altitude 6,092 ft

PictographMonument Altitude 6,107 ft

Cume do Pico do Canjica.

PictographWilderness hut Altitude 7,063 ft

PictographCampsite Altitude 7,451 ft

PictographWilderness hut Altitude 6,546 ft

Cume do Pico do Papagaio.

• carlos.isaac May 9, 2023

Descrição muito boa! Obrigado!
    Sabe dizer se há algum lugar pra deixar o carro em Vargem do Lage, perto do início da trilha? Eu devo ir do Rio e perderia muito tempo no primeiro deixando o carro em Aiuruoca e pegando um tranporte pra Baependi.

• Alexrocs May 13, 2023

Carlos, Tem onde deixar o carro em Vargem da Lage, já fui lá me orientar sobre! Chegando na Vagem você atravessa o povoado, na estrada de terra vire a primeira esquerda (uma leve descida arborizada) logo avista uma casa cerca de uns 600 metros, os proprietários me informaram que pode deixar veículo lá

-22.132161,-44.805656

• Photo of Luciano Godinho
    Luciano Godinho May 13, 2023

Carlos.isaac, não conheço a região. E no meu caso, achei muito mais interessante pagar um transfer para o início da travessia. E assim ficar mais a vontade e tranquilo, sabendo que no final, meu carro estaria lá me aguardando em qualquer hora que eu chegasse. Do contrário, quando tu contrata resgate pro final fica aquela preocupação se haverá sinal para comunicação, se tudo vai correr bem sem atrasos ou outras alterações. 35 9808-5914, esse é o do dono do Camping "O Panorâmico". Esqueci o nome dele, mas é gente boa, pode te informar melhor sobre o seu caso. E se porventura falar com ele e ele não souber, o Donizete que fez o transfer deve saber te informar. Faz um contato com ele. Boa sorte!

Walyson Machado May 13, 2023

Agradeço pelo comentário! Eu não sei te informar sobre isso. Conforme o Luciano informou, é mais seguro e conveniente deixar o carro dentro da propriedade do Sr. Odilon (dono do camping O Panorâmico). Lá tem acomodação e café da manhã também. O contato dele e do transfer estão na descrição. Outra coisa, existe um restaurante ao lado do camping, mas é bom confirmar com o Sr. Odilon se ainda está em funcionamento. Abraço!

• Photo of Amanda Barros M.
    Amanda Barros M. Jun 13, 2023

Top! Segui seu log e deu bom!

Walyson Machado Jun 13, 2023

Obrigado pela avaliação! Espero que tenha curtido bastante lá. Vlw!

• Photo of Fabio Sampaio Marques
    Fabio Sampaio Marques Aug 26, 2023

Vou seguir seu track em 07/09. Obrigado pela exatidão.