Peru, Ancash, Huaraz: Trilha até a Laguna Churup

Photo ofPeru, Ancash, Huaraz: Trilha até a Laguna Churup Photo ofPeru, Ancash, Huaraz: Trilha até a Laguna Churup Photo ofPeru, Ancash, Huaraz: Trilha até a Laguna Churup

October 10, 2023
October 2023

near Paria, Ancash (Peru)

Trilha realizada em 27.08.2019, reconstituída aqui a partir do Google Earth.
Eu e minha esposa partimos logo cedo de Huaraz, com um Taxi, até o início da trilha, e percorremos ~ 20 km, e combinamos o retorno com o taxista no final da tarde. A trilha é bem marcada e linda, com vista da paisagem local em todo o percurso. Não me recordo o tempo que levamos do início da trilha até a Laguna Churup, a 4.450 m, mas foi rápido. Subimos depois ao Mirador Churup, 4.500 m. Um Lugar incrível. Se voltasse lá, subiria até a Laguna Churupita, um pouco mais acima, ~4.600. Vale a pena pensar um pernoite por lá, num camping um pouco abaixo da Laguna, e no próximo dia forçar um pouco mais a aclimatação, seguindo até a Laguna Churupita e cercanias. Desafio maior é ir mais além, tentar os 5 mil, no colo do Cerro Churup, o que implicaria em pesquisar, se preparar e assumir os perigos inerentes. Ao retornarmos à estrada, na aresta mais exposta da trilha pegamos um vento intenso. Cheganos em Huaraz no final da tarde, felizes da vida. O clima estava espetacular e as vistas deslumbrantes. Classifiquei como moderada por força da altitude e alguns pontos de escalada fácil (em minha opinião).