Activity

Peregrinação Vila Viçosa Fátima - Outubro de 2018, Etapa – 07 (Incompleta)

Download

Trail photos

Photo ofPeregrinação Vila Viçosa Fátima - Outubro de 2018, Etapa – 07 (Incompleta) Photo ofPeregrinação Vila Viçosa Fátima - Outubro de 2018, Etapa – 07 (Incompleta) Photo ofPeregrinação Vila Viçosa Fátima - Outubro de 2018, Etapa – 07 (Incompleta)

Author

Trail stats

Distance
8.16 mi
Elevation gain
1,060 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
299 ft
Max elevation
1,039 ft
TrailRank 
32
Min elevation
1,039 ft
Trail type
One Way
Coordinates
1085
Uploaded
May 2, 2021
Recorded
May 2021
Be the first to clap
Share

near Lapas, Santarém (Portugal)

Viewed 57 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo ofPeregrinação Vila Viçosa Fátima - Outubro de 2018, Etapa – 07 (Incompleta) Photo ofPeregrinação Vila Viçosa Fátima - Outubro de 2018, Etapa – 07 (Incompleta) Photo ofPeregrinação Vila Viçosa Fátima - Outubro de 2018, Etapa – 07 (Incompleta)

Itinerary description

Peregrinação Vila Viçosa Fátima

A convite do Grupo de Peregrinos de Vila Viçosa em Outubro de 2018 tive o grato prazer de integrar a Peregrinação do Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Como “saloio” (designação dada aos habitantes da zona de Lisboa a norte do Tejo) devo confessar tive algum receio da minha integração num grupo constituído por mais de quatro dezenas de alentejanos, porem nem nas minhas melhores expectativas poderia ter imaginado o caloroso acolhimento que fui alvo pela unanimidade dos peregrinos.
Não obstante a forma organizativa vá contra tudo aquilo que sempre entendi como mais propícia para este tipo de eventos tenho de reconhecer que tudo funciona… e funciona em pleno.
Aos peregrinos cabe apenas caminhar, apenas e só sem mais nenhuma preocupação pois a esmerada organização todo o necessário fornece, é raro atravessar uma estrada e não estar um elemento da organização a controlar esse atravessamento, a água é amiúde disponibilizada por despejo no “púcaro” fornecido no início da peregrinação, nunca “sozinha” pois existe sempre uma “banca” onde é também é disponibilizada fruta, (ocasionalmente descascada) bolos e por vezes até um rebuçadinho, isto não só em caminho como também em versão reforçada nas paragens programadas.
Confesso que os sete dias passados com este grupo, no qual incluo os elementos da organização e a sua principal organizadora, a D. Teresa foram inesquecíveis e são muito frequentemente recordados com saudosa nostalgia.
A prometida repetição para 2019 só não ocorreu por motivo de grave lesão física que, não só me impossibilitou de participar mas também muito provavelmente impossibilitará futuras participações em organizações desta envergadura, não obstante esse facto desloquei-me a Vila Viçosa para poder acompanhar o início dessa nova Peregrinação, tendo ainda mais tarde, no dia da chegada a Fátima, almoçado com o (meu saudoso) grupo no decurso do caminho.
Talvez uma das melhores peregrinações em que participei e algo que de muito bom grado repetia… ou repetirei caso fisicamente seja possível.
SI

P.S.- As falhas existentes em alguns dos troços, (que por opção não colmatei), ocorreram por esquecimento de ligação do equipamento ou por falta de bateria do mesmo, no entanto todo o traçado é perfeitamente perceptível.

Comments

    You can or this trail