Activity

Peregrinação Mafra-Nazaré-Fátima: Etapa 2

Download

Trail photos

Photo ofPeregrinação Mafra-Nazaré-Fátima: Etapa 2 Photo ofPeregrinação Mafra-Nazaré-Fátima: Etapa 2 Photo ofPeregrinação Mafra-Nazaré-Fátima: Etapa 2

Author

Trail stats

Distance
11.17 mi
Elevation gain
741 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
719 ft
Max elevation
412 ft
TrailRank 
55
Min elevation
29 ft
Trail type
One Way
Moving time
3 hours 30 minutes
Time
4 hours 31 minutes
Coordinates
3016
Uploaded
October 29, 2020
Recorded
October 2020
Share

near Paul, Lisboa (Portugal)

Viewed 230 times, downloaded 12 times

Trail photos

Photo ofPeregrinação Mafra-Nazaré-Fátima: Etapa 2 Photo ofPeregrinação Mafra-Nazaré-Fátima: Etapa 2 Photo ofPeregrinação Mafra-Nazaré-Fátima: Etapa 2

Itinerary description

Esta é a 2ª de 9 etapas até Fátima: desde a Capela de Santa Luzia, em Fernandinho, até à freguesia do Ramalhal. Foi a tarde do primeiro dia da peregrinação, 01 de outubro de 2020, em percurso sem grandes declives, por entre vinhedos, no inicio e terminando em terrenos florestais e industria cerâmica de barro vermelho.
Neste percurso, o Google Earth contabiliza 16,5Km, 788m de acumulado nas subidas e descidas e um declive médio de 4,78%. Saímos às 14H00 e chegámos às 18H20. Percurso de 04H20 com uma paragem de 25min para tratar dos pés e repor energias.

O link para a etapa 3 é o seguinte:
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/peregrinacao-mafra-nazare-fatima-etapa-3-59519898

Waypoints

PictographPanorama Altitude 357 ft
Photo ofFoto Photo ofFoto

Foto

Ao longo da encosta a Este de Fernandinho com excelente vista para os muitos vinhedos existentes nesta zona.

PictographWaypoint Altitude 372 ft
Photo ofSociedade Agrícola ADEGAMÃE Photo ofSociedade Agrícola ADEGAMÃE Photo ofSociedade Agrícola ADEGAMÃE

Sociedade Agrícola ADEGAMÃE

Os caminhos rurais, públicos, atravessam os vinhedos da ADEGAMÃE. Excelentes vistas

PictographWaypoint Altitude 348 ft
Photo ofQuinta da Almiara Photo ofQuinta da Almiara Photo ofQuinta da Almiara

Quinta da Almiara

Os caminhos rurais pela Quinta da Almiara são privados pelo que é necessário obter autorização para a sua travessia. O edifico da Quinta acompanha o ondular das vinhas pelas suaves encostas

PictographRiver Altitude 236 ft
Photo ofRibeira de Pedrulhos Photo ofRibeira de Pedrulhos Photo ofRibeira de Pedrulhos

Ribeira de Pedrulhos

Tínhamos no programa uma travessia a vau com necessidade de descalçar as botas. Não foi preciso. Só corre um fio de água. Comparando a quantidade de água entre 19 de Maio e 01 de Outubro verifica-se uma grande redução do caudal. Já estamos no Outono, as primeiras chuvas já deviam ter começado e os ribeiros ter recuperado o caudal! As alterações climáticas já chegaram.

PictographPanorama Altitude 454 ft
Photo ofCasal do Repelão Photo ofCasal do Repelão

Casal do Repelão

Ao longo deste vale cruzamos vários percursos pedestres marcados pela Câmara de Torres. Ligam a Serra da Vila (a Este do percurso) como Castro do Zambujal (a oeste do percurso). Trata-se de um povoado fortificado com 4000 anos que merece uma visita.

PictographIntersection Altitude 332 ft
Photo ofCasal da Portela Photo ofCasal da Portela

Casal da Portela

Vista magnifica para toda a cidade de Torres Vedras. Trata-se de uma descida acentuada.

Photo ofIgreja de São Tiago Photo ofIgreja de São Tiago Photo ofIgreja de São Tiago

Igreja de São Tiago

Igreja que remonta ao séc. XII, classificada em 2012 como de interesse público, encontra-se em vias de recuperação. Pedimos êxito para a nossa peregrinação junto a São Tiago, protetor dos cavaleiros, dos peregrinos, das peregrinações e dos caminhos. Esperamos encontrar-nos em 2021 em Santiago de Compostela. São Tiago foi um dos doze apóstolos, designado por Santiago Maior, também chamado de Santiago Filho do Trovão (Boanerge), Tiago, filho de Zebedeu e Santiago Apóstolo o Maior, martirizado no ano 44. Juntamente com João e Pedro era um dos apóstolos preferidos de Jesus Cristo.

PictographPark Altitude 280 ft
Photo ofParque do Choupal Photo ofParque do Choupal Photo ofParque do Choupal

Parque do Choupal

Depois da travessia do Rio Sizandro, o suporte da primeira linha das Linhas de Torres Vedras, descansámos na esplanada do Café Xeirinho. A combinação do parque com a esplanada foram um excelente tónico para recuperar o físico e o espirito dos peregrinos. À saída do parque espreitámos a ermida do Ameal, monumento Nacional desde 1910, que se acredita ter sido a primeira Igreja Paroquial da região de Torres Vedras, de data indeterminada. Em 1310 a Rainha D. Isabel fundou nas dependências da Ermida o Hospital de Nossa Senhora do Rocamador, pertencente à Ordem de Santa Maria do Rocamador, comprovando assim a existência da edificação no início do século XIV. Só no ano de 1507 a Ermida se separou definitivamente do hospital. A atual traça remonta aos anos de 1550 e 1560, devido a uma campanha de obras. Atualmente pertence à Santa Casa da Misericórdia

PictographIntersection Altitude 394 ft
Photo ofSaída de Torres Vedras Photo ofSaída de Torres Vedras

Saída de Torres Vedras

Imediatamente antes da placa que sinaliza o final do perímetro urbano de Torres e da passagem por baixo da A8, na estrada nacional Nº8, junto da chaminé de uma fábrica de cerâmica abandonada, virámos à esquerda e seguimos paralelamente à A8, ao longo do Vale de Canas. Muitos, demasiados eucaliptos!

PictographTunnel Altitude 421 ft
Photo ofSob a A8 Photo ofSob a A8 Photo ofSob a A8

Sob a A8

Fizemos a travessia da A8 e das portagens, por baixo, numa sucessão de dois túneis e uma estrada de ligação da Portela da Vila e Escola Internacional.

PictographWaypoint Altitude 504 ft
Photo ofBoavista Photo ofBoavista

Boavista

O entusiasmo pela paisagem e o excesso de confiança, no conhecimento do percurso, por vezes leva a enganos. Devíamos ter virado pela Rua Casal Coelho, para atravessar na passagem superior da estrada variante à Nº8 e seguimos pela Rua da Boavista. Pelo entusiasmo da bela vista que as cerâmicas e a Serra de Montejunto proporcionam!

PictographWaypoint Altitude 325 ft
Photo ofAmeal Photo ofAmeal

Ameal

À saída do Ameal cruzamos um belo chafariz e, sobre a Nº8, atravessamos o Rio Alcabrichel. Belas memórias do percurso realizado no Vimeiro e Porto Novo (foz do Alcabrichel). Já cheira ao destino do dia: Ramalhal à vista!

PictographMountain hut Altitude 342 ft
Photo ofRamalhal Photo ofRamalhal Photo ofRamalhal

Ramalhal

Eis-nos chegados ao destino do dia: Associação de Socorros da Freguesia do Ramalhal (ASFR). Local com muita tradição e experiência na receção de peregrinos. Tinham uma equipa à nossa espera para tratar dos pés e músculos. As mazelas eram, basicamente, dores e cansaço. Não havia bolhas. Que maravilhosa massagem recebemos. Acolhem e têm gosto em receber os peregrinos. É uma tradição que se perde no tempo, nas peregrinações à Senhora da Nazaré, parar nesta terra. Reuniam-se aqui os peregrinos vindos de Lisboa com os que vinham das regiões de Mafra e Sintra. Pernoitavam e seguiam no dia seguinte, para as Caldas da Rainha. O alojamento foi proporcionado num salão com colchões de desporto e acesso a WC. Não precisávamos de mais nada. O único inconveniente ocorrido na noite foi o ressoar telúrico com que alguns peregrinos acompanham o sono. Deve ser para se auto-embalarem, quiçá auto-hipnose! O Ramalhal é ótimo para pernoitar: tem supermercado, churrasqueira, restaurantes e o acolhimento da ASFR é fenomenal. Aconselhamos todos os peregrinos a pernoitarem no Ramalhal. O acolhimento è gratuito mas a ASFR tem despesas: aconselhamos a deixar uma dádiva. BEM HAJAM

Comments

    You can or this trail