Peregrinação Mafra-Nazaré-Fátima: Etapa 1

Photo ofPeregrinação Mafra-Nazaré-Fátima: Etapa 1 Photo ofPeregrinação Mafra-Nazaré-Fátima: Etapa 1 Photo ofPeregrinação Mafra-Nazaré-Fátima: Etapa 1

October 16, 2020
October 2020

near Mafra, Lisboa (Portugal)

A decisão foi tomada em 2019: Peregrinar até ao Santuário da Nazaré, para recriar o percurso do Círio da Prata Grande ou Círio dos Saloios, seguindo depois para Fátima!

Foi o desafio lançado por dois dos peregrinos do grupo, residentes nas proximidades da Arrifana, onde, cerca do ano 1700 se iniciaram as peregrinações, que mais tarde, em 1732, foram estatutariamente oficializadas no «Compromisso da Confraria de N. S. da Nazareth da Pederneira feito pelos seos confrades e aprovado pellos acordãos geraes, anno de 1732» e confirmados pelo Patriarcha de Lisboa a 17 de Março de 1741. Em 1732 já reuniam nesta irmandade mais de 1000 confrades distribuídos por 17 freguesias: Igreja Nova, Mafra, Santo Isidoro, Montelavar, Cheleiros, São Domingos da Fanga da Fé (Encarnação), Ericeira, Nª Srª do Ó do Porto (Carvoeira), São Pedro da Cadeira, São Miguel de Alcainça, Terrugem, São João das Lampas, Nª Srª da Oliveira do Sobral (Sobral da Abelheira), Sto Estevão das Galés, São Silvestre do Gradil, Azueira e Enxara do Bispo. O culto a Nª Srª da Nazaré mantém-se desde essa data até à atualidade seguindo o circuito estabelecido no compromisso de 1732.

Programámos 3 dias até à Nazaré e depois 1 dia e meio até Fátima. Foi a 1 de Outubro, pelas 7H00, que, partindo da escadaria do convento de Mafra, iniciámos a peregrinação. Um dos peregrinos iniciou a caminhada pelas 6H00, no Penedo da Arrifana (Igreja Nova, Mafra), no local onde o velho João Manuel, supostamente pelos anos de 1700, teria iniciado as peregrinações em cumprimento da promessa pela concretização da cura da sua esposa pela Senhora da Nazaré.

Percorremos 143,2Km; 5497m no acumulado de subidas e descidas e um declive médio de 3,84%.

São 9 etapas, cada uma metade de um dia. Para esta primeira o Google Earth indica 14,7Km, 852m de acumulado nas subidas e descidas e um declive médio de 6,47%. É a etapa com desnível acumulado e declive médio maiores. Saímos às 07H00 e chegámos às 11H00.

Link para a etapa 2 desta peregrinação:

Muro da Tapada de Mafra

A Real Tapada de Mafra foi criada em 1747 com o objetivo de proporcionar um adequado envolvimento ao Monumento, de constituir um espaço de recreio venatório do Rei e da sua corte e ainda de fornecer lenha e outros produtos ao Convento. Com uma área de 1200 hectares, a Real Tapada de Mafra era rodeada por um muro de alvenaria de pedra e cal, com uma extensão de 21 Km. Os primeiros 3,6Km da nossa peregrinação acompanham o muro da Tapada de Mafra.

Cachouça

A partir da Cachouça temos vistas espetaculares para a Tapada de Mafra, para o vale do Rio do Sobral e em direção a Torres Vedras, a extensão do percurso que neste dia vamos percorrer

Descida para o Rio Sobral

Por entre frondosas árvores. Descida muito acentuado mas muito aprazível e sempre sob fresca sombra. Aos 6,85Km do nosso percurso fizemos uma passagem a vau do Rio do Sobral porque o caudal era reduzido. Para evitar esta passagem e fazer a travessia sobre uma ponte é necessário, aos 5,69Km, no lugar da Cachouça, virar à direita, em direção à localidade da Chanca, para Este, e fazer a travessia na ponte nas coordenadas 38º58'21,63"N e 9º18'57,23"O

Photo ofLimites entre Mafra e Torres Vedras Photo ofLimites entre Mafra e Torres Vedras Photo ofLimites entre Mafra e Torres Vedras

Limites entre Mafra e Torres Vedras

Virar para Este, em direção à Asseiceira

PictographReligious site Altitude 311 ft

Capela de Santa Luzia

Capela de santa Luzia, em Fernandinho, freguesia da Freiria: final da primeira etapa - percurso da manhã do dia 01. Vamos parar três horas neste local para tratar dos pés, almoçar e descansar. Sob frondosos choupos e a proteção da padroeira dos oftalmologistas, partilhámos comida tradicional portuguesa e falámos do património existente, nomeadamente um cruzeiro de 1696. Segundo o Google Earth, desde a escadaria do Convento de Mafra, percorremos 14,7Km com um declive médio de 5,82% e um acumulado de subidas e descidas de 852m.