PERCURSOS NATURAIS DO PARQUE CORGO (PASSADIÇOS DO CORGO E DE VILA VELHA)

Photo ofPERCURSOS NATURAIS DO PARQUE CORGO (PASSADIÇOS DO CORGO E DE VILA VELHA) Photo ofPERCURSOS NATURAIS DO PARQUE CORGO (PASSADIÇOS DO CORGO E DE VILA VELHA) Photo ofPERCURSOS NATURAIS DO PARQUE CORGO (PASSADIÇOS DO CORGO E DE VILA VELHA)

January 16, 2023
January 2023

•   5 2 Reviews

near Vila Real, Vila Real (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

PERCURSOS NATURAIS DO PARQUE CORGO

Percurso circular, com inicio e término no Parque do Jardim da Estação, em Vila Real, com uma extensão aproximada de 11 km e de grau de dificuldade fácil. O trajeto decorre pela ecovia da linha do Corgo, pelos passadiços de Vila Velha, passadiços das Escarpas do Corgo, seguindo para norte ao longo do Parque Corgo, até intersetar a ponte da N15, na zona da Timpeira, onde se inicia o regresso ao ponto de partida pela margem contraria do rio. Trata-se de um percurso citadino, que tem como mote principal o Rio Corgo, que atravessa a cidade num pequeno e perfeito vale. Percorre antigos percursos, que foram recuperados, e novas passagens, onde estão incluídos os passadiços de madeira.

Com os Percursos Naturais do Corgo é possível descobrir algumas das belezas naturais de Vila Real, percorrendo os passadiços que nasceram nas margens do Rio Corgo. O primeiro troço do percurso, no total serão dois quilómetros e meio, está aberto ao público desde novembro de 2021 e estende-se por sensivelmente um quilómetro, entre a Vila Velha e o Bairro dos Ferreiros, contendo uma parte inicial de percursos naturais, com a recuperação de caminhos antigos, e uma segunda parte mais artificializada, com passadiços, tornando acessível um espaço natural de extrema beleza, em pleno coração da cidade.

O Parque Corgo situa-se nas margens do rio que lhe dá nome e tem uma área de cerca de 33 hectares; está ligado ao Parque Florestal, um verdadeiro pulmão da cidade e incorpora vários equipamentos: campos polidesportivos, itinerários pedestres, parque de merendas de Codessais (equipado com grelhadores e mesas), piscinas municipais abertas, parque infantil, cafés e casas de chá, é ainda possível ver antigos moinhos, alguns deles recuperados. Em termos geológicos constitui uma zona de contato entre rochas metassedimentares e rochas magmáticas, o que origina uma grande geodiversidade. Para além da geologia, o parque é também rico em biodiversidade, onde podem ser observados vários indivíduos pertencentes aos mais diversos grupos, desde anfíbios, aves passando pela bela vegetação ripícola.

DESCRIÇÃO DA TRILHA

Iniciamos o percurso em Vila Real, junto à antiga estação da linha do Corgo, no Jardim da Estação. Seguimos em direção à Estação da CP para intersetar a Ecopista do Corgo, que seguimos à direita. A Ecopista do Corgo resulta da recuperação de parte da antiga linha ferroviária do Corgo, que liga Régua a Chaves.

Percorridos alguns metros da Ecopista, na zona do Jardim Botânico da UTAD, seguimos pelo Caminho à direita que desce por entre uma bonita Vinha em Socalcos até ao rio, que atravessamos pela Ponte Rio Corgo. Na margem contrária começamos a subir por um antigo caminho que nos leva até aos Passadiços da Vila Velha. Seguimos à direita, pelos passadiços com degraus suficientes para vencer o forte desnível e alcançar o Cemitério de São Dinis e Capela de São Brás no alto de Vila Velha.

Depois de uma breve visita, voltamos ao caminho dos moinhos para intersetar o ex-libris do percurso, os Passadiços das Escarpas do Corgo. Entre passadiços de madeira, degraus e caminhos antigos percorremos as escarpas do rio Corgo encaixadas no profundo vale que atravessa a cidade, passamos pela bonita Cascata do Aguieirinho, onde atravessamos para a margem contraria do rio e continuando por passadiços de madeira alcançamos o observatório de aves das cascatas do Corgo, local onde iniciamos a subida da encosta por um antigo caminho que desemboca no Beco da Raposeira. Pouco depois estávamos na Ponte de Santa Margarida que atravessa o Corgo em direção à parte velha da cidade.

Uns escassos metros à frente rodamos à direita para alcançar o Parque Corgo que seguimos para norte, ao longo da margem do rio, passando na zona de Codessais pelo Ponte e Açude jusante de Codessais, Piscinas e Parque de Merendas. Trata-se de um exemplo de perfeita integração do Parque na malha urbana, que o tornou parte vital da cidade, o projeto destacou o rio como elemento ambiental estruturante, melhorando e potenciando o acesso e a travessia das suas margens, ao longo de três quilómetros de caminhos pedonais e seis pontes, entre o Bairro de Santa Margarida e a zona da Timpeira.

O percurso muda de margem na Ponte e Baloiços do Corgo, passa por antigos moinhos recuperados e continua até à zona da Timpeira, onde subimos à N15 para atravessar para a margem contraria do Rio Corgo e iniciar o regresso para sul em direção ao ponto de partida. O percurso do Parque Corgo interseta já na parte final a Rua da Tenaria e sobe pelo beco ao Cruzeiro e Capela da Senhora da Guia, a escassos metros do Jardim da Estação, local de inicio e término deste percurso.

FICHA TÉCNICA
Realização: 14 janeiro de 2023
Percurso: Jardim da Estação (Vila Real) - Ecopista do Corgo (sentido sul) - Vila Velha (Passadiços da Vila Velha) - Escarpas do Corgo (Passadiço das Escarpas do Corgo) - Bairro dos Ferreiros (Ponte Santa Margarida) - Parque Corgo (sentido norte) - Codessais (Praia fluvial e Parque merendas) - Moinhos do Corgo (Baloiços) - Timpeira (Ponte N15) - Parque Corgo (sentido sul) - Moinhos do Corgo (Baloiços) - Codessais (Praia fluvial e Parque merendas) - Guia (Cruzeiro e Capela) - Jardim da Estação (Vila Real)
Distancia: 11,0kms
Duração: 5h:07min
Tempo em movimento: 2h47min
Tempo parado: 2h22min
Movimento médio: 4,0km/h
Acumulado positivo: 367m
Acumulado negativo: 367m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

JARDIM DA ESTAÇÃO (ESTACIONAMENTO)

ANTIGA ESTAÇÃO CP VILA REAL

ECOPISTA DO CORGO

CAMINHO À DIREITA

VINHA EM SOCALCOS

PONTE RIO CORGO

PASSADIÇOS DA VILA VELHA

Photo ofCEMITÉRIO DE SÃO DINIS / CAPELA SÃO BRÁS Photo ofCEMITÉRIO DE SÃO DINIS / CAPELA SÃO BRÁS Photo ofCEMITÉRIO DE SÃO DINIS / CAPELA SÃO BRÁS

CEMITÉRIO DE SÃO DINIS / CAPELA SÃO BRÁS

CAPELA SA SENHORA DA GUIA

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jan 17, 2023

Ok, passadiços não é bem o desafio que os Caminhantes procuram, mas temos que concordar que este percurso, cénicamente, é bastante bonito, pois estas escarpas são realmente impressionantes. E sempre deu para espairecer a cabeça, depois de vários dias de chuva! Foi leve, descontraído e um bonito passeio... volta e meia sabe bem! Grande abraço e até breve.