Activity

Percursos do Rio Gonde (PR7) e das Ribeiras de Pardilhó (PR6)

Download

Trail photos

Photo ofPercursos do Rio Gonde (PR7) e das Ribeiras de Pardilhó (PR6) Photo ofPercursos do Rio Gonde (PR7) e das Ribeiras de Pardilhó (PR6) Photo ofPercursos do Rio Gonde (PR7) e das Ribeiras de Pardilhó (PR6)

Author

Trail stats

Distance
10.89 mi
Elevation gain
249 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
249 ft
Max elevation
-66 ft
TrailRank 
36
Min elevation
-66 ft
Trail type
Loop
Time
4 hours 50 minutes
Coordinates
1463
Uploaded
July 12, 2021
Recorded
July 2021
Be the first to clap
Share

near Arcã, Aveiro (Portugal)

Viewed 291 times, downloaded 11 times

Trail photos

Photo ofPercursos do Rio Gonde (PR7) e das Ribeiras de Pardilhó (PR6) Photo ofPercursos do Rio Gonde (PR7) e das Ribeiras de Pardilhó (PR6) Photo ofPercursos do Rio Gonde (PR7) e das Ribeiras de Pardilhó (PR6)

Itinerary description

Percurso do Rio Gonde (PR7)

O percurso do Rio Gonde começa na Quinta do Marinheiro, onde se insere a Casa Museu Egas Moniz, atravessada pelas águas do Gonde, em tempos aproveitadas para e rega e para alimentar o romântico lago. Por uma levada segue a água para os chamados Moinhos de Meias, no fundo da quinta, agora recuperados e visitáveis, evocando a memória do Moleiros, transformando cereais em farinha. O trajeto de cerca de 3,5km percorre as margens do rio com a típica vegetação ripícola, os moinhos de água, os pinhais e eucaliptais, até à Ribeira do Mourão marginada pelo caniçal. Todos estes biótopos albergam espécies únicas de fauna e flora que apenas sobrevivem nestes sistemas húmidos e que importa conhecer e preservar.


Percurso das Ribeiras de Pardilhó (PR6)
Este é o percurso da “Vila da Ria”, a povoação do Concelho de Estarreja mais ligada à laguna, que a envolve e penetra nos inúmeros canais (esteiros) abertos pela mão e engenho do homem. Da inicial pesca e recolha de sal, junco, moliço, que fizeram a riqueza das terras marinhoas, em Pardilhó sobressai ainda a carpintaria naval onde ainda é possível vivenciar a construção e pintura de moliceiros, bateiras ou barcos de arte xávega (do mar) nos dois estaleiros próximos da Ribeira das Bulhas, além da saudosa oficina de reparação de embarcações na Ribeira da Aldeia. Ao percorrer este percurso poderá descobrir a multiplicidade de espécies existentes no sistema húmido que envolve a vila, e a sua relação com este povo, que de um modo sustentável tem permitido a permanência natural da zona ribeirinha.

Tratando-se de 2 percursos lineares, optamos por regressar pelo interior da Vila de Pardilhó, com os verdes campos de milho e alguma casas senhoriais e vivendas revestidas com azulejos.
Atenção à ausência de passeios numa estrada bastante movimentada.

Comments

    You can or this trail