Activity

Percurso do Sapal Venta Moinhos

Download

Trail photos

Photo ofPercurso do Sapal Venta Moinhos Photo ofPercurso do Sapal Venta Moinhos Photo ofPercurso do Sapal Venta Moinhos

Author

Trail stats

Distance
2.67 mi
Elevation gain
3 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
3 ft
Max elevation
39 ft
TrailRank 
26
Min elevation
3 ft
Trail type
One Way
Coordinates
101
Uploaded
March 31, 2021
Recorded
March 2021
Be the first to clap
Share

near Monte Francisco, Faro (Portugal)

Viewed 300 times, downloaded 14 times

Trail photos

Photo ofPercurso do Sapal Venta Moinhos Photo ofPercurso do Sapal Venta Moinhos Photo ofPercurso do Sapal Venta Moinhos

Itinerary description

O percurso «Sapal de Venta Moinhos» coincide com o caminho de acesso ao Centro de Interpretação da Reserva Natural seguindo, para norte, até ao rio Guadiana. O circuito interpretado desenvolve-se a sul do edifício permitindo observar, numa pequena caminhada, os diferentes biótopos existentes nesta zona húmida, nomeadamente sapais, salinas e lagoas permanentes e temporárias. O percurso é linear, tem uma extensão de 6 km´s, com valência pedestre e btt.

O caminho separa os campos de sequeiro a norte (sobretudo alfarrobeiras e manchas esparsas de olival com centeio por subcoberto), da zona húmida, a sul, com os seus habitats de sapal, as salinas tradicionais e o esteiro largo que conduz a água da maré.

O Centro de Interpretação encontra-se enquadrado por pinhal e retamal, vegetação característica do litoral no sotavento algarvio. No Centro é possível ver exposições e obter informações ou publicações sobre a reserva. No interior do edifício existem bons locais de observação para os sapais.

Subindo à Casa Abrigo imediatamente a sul do Centro, abre-se o horizonte sobre o complexo de salinas, a foz do Guadiana, e o ambiente de salgados. Normalmente é possível observar elevado número de aves aquáticas, sobretudo no inverno ou nas épocas de migração, das quais se destacam o pernilongo (símbolo da reserva) o colhereiro, o flamingo, a cegonha-branca, o alfaiate, ou a andorinha-do-mar-anã. Os registos apontam para a ocorrência regular anual de cerca de 170 espécies de aves.

O caminho até à antiga casa da Guarda-fiscal, sobranceira ao rio que desenha a fronteira com Espanha, atravessa campos de pastagem de gado bovino e caprino e lagoas temporárias que se advinham entre os juncais e bunhais destes terrenos salobros. Junto à casa alcança-se a margem do rio; o estuário do Guadiana e o sapal de Castro Marim destacam-se enquanto locais de abrigo e reprodução para as aves aquáticas e para várias espécies de peixes, de moluscos e de crustáceos.


SINALÉTICA: O trilho é contituído por 2 totens direcionais, 1 painel de boas vindas, 1 painel com mapa, e 6 mesas interpretativas

Comments

    You can or this trail