Activity

Percurso do Gameiro

Download

Trail photos

Photo ofPercurso do Gameiro

Author

Trail stats

Distance
4.2 mi
Elevation gain
371 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
371 ft
Max elevation
452 ft
TrailRank 
24
Min elevation
180 ft
Trail type
Loop
Moving time
one hour 18 minutes
Time
2 hours 31 minutes
Coordinates
965
Uploaded
April 30, 2022
Recorded
April 2022
Be the first to clap
Share

near Cabeção, Évora (Portugal)

Viewed 18 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofPercurso do Gameiro

Itinerary description

O Parque Ecológico do Gameiro fica situado numa das margens da Ribeira da Raia, um curso de água que nasce na freguesia de Cabeção e vai desaguar onde se forma o Rio Sorraia na freguesia do Couço. Estamos em plena zona central do Alentejo, a 7 Km leste de Mora.

Daqui parte o chamado Percurso do Gameiro, que se inicia num passadiço com 1,5 kms sempre junto à ribeira. Bem conservado, com boas zonas de sombras que refrescam do calor, fica perfeitamente bem inserido na paisagem. Existem bancos que convidam ao descanso e contemplação. E aos biscoitos, sem a desculpa de deixar por ali os pacotes e embalagens, atendendo aos robustos caixotes do lixo que se fazem notar e despertam mentes mais distraídas. O percurso é feito quase à mesma quota, exceptuando a saída para subir ao observatório. Uma subida de 300m de inclinação acentuada mas que vale a pena fazer.
O percurso é feito quase à mesma quota, exceptuando a saída para subir ao observatório. Uma subida de 300m de inclinação acentuada mas que vale a pena fazer.
No fim do passadiço há a alternativa de voltar para trás. Nós seguimos em frente. Para a pista de pesca, uma zona mais plana com areia, de acesso à ribeira, e onde alguns pescadores tentavam a sorte. Esta zona comporta outros 1,5 kms, com menos sombras, mas compensadas com vistas mais abertas.
Deixámos de pescar quando a placa nos indicou o montado. Aqui importa dizer que existe a possibilidade de continuar o percurso até à localidade de Cabeção (12 kms). Nós decidimos manter-nos no percurso oficial (5,5 kms) dado que o calor apertava.

O montado é um ecossistema característico do Alentejo. Aqui, grandes e velhos sobreiros, azinheiras, carvalhos e pinheiros definem a paisagem que abriga uma diversidade de flora rasteira, nesta altura, cheia de cores e de cheiros. As sombras protegem vacas que não fazem mal a quem não as incomoda. O percurso faz-se montado adentro. Não vimos a habitual sinalização de pedestrianismo mas não há a possibilidade de nos perdermos. A sinalização que nos vai guiando, placas, também nos informa sobre a fauna e flora.
Regressámos ao Parque passando pelo Fluviário de Mora cuja entrada é de 7€ por adulto. Na Praia Fluvial do Gameiro já havia gente a banhos. Nós seguimos para Mora onde almoçámos porque o sol estava alto, a morder, e não tínhamos fato de banho.
Após um divinal almoço em Mora demos por regresso a casa sem deixar de conhecer a parte antiga de Brotas, cá em baixo, porque Brotas de cima é a subir e com o calor que estava seria uma peregrinação sofrida. Pena que a Igreja estivesse fechada.

Fotos aqui: https://espacodefluxosfotos.blogspot.com/2022/04/parque-ecologico-do-gameiro.html

View more external

Comments

    You can or this trail