Percurso de V.N. de Famalicão até ao São Bentinho da Porta Aberta

Photo ofPercurso de V.N. de Famalicão até ao São Bentinho da Porta Aberta Photo ofPercurso de V.N. de Famalicão até ao São Bentinho da Porta Aberta Photo ofPercurso de V.N. de Famalicão até ao São Bentinho da Porta Aberta

2071
April 19, 2023
April 2023

near Lamela, Braga (Portugal)

Percurso de Vila Nova de Famalicão até ao São Bento da Porta Aberta.

Procurou-se contrariar as rotas peregrinas tipicas para este destino, fugindo dos itinerarios rodoviários principais que nos levam normalmente de forma mais rápida e curta até ao santuário.
Assim e visto que o Caminho Central Português para Santiago de Compostela, atravessa algumas freguesias do Municipio de Vila Nova de Famalicão, aproveitamos o mesmo para nos levar até à cidade de Braga, onde depois fizemos a transposição para os Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado, que nos levaram até ao destino final.
Desta forma foi nos possivel trilhar noventa por cento do percurso praticamente sem necessidade de GPS, sendo que a primeira fase a marcação a seguir é a mesma que para santiago até à Sé de Braga, sendo que daí até Adaúfe seguimos por GPS o "Caminho Escudeiros-Sé de Braga- Adaúfe" fornecido pelos Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado, a partir do qual surgem depois até ao final as marcações laranja do trilho oficial para o Santuário.
Ao trilho descrito acresce ainda no inicio um pequeno trajecto desde a nossa área de residencia (Gondifelos/Cavalões/Outiz), através da via Ciclopedonal até ao centro da cidade de Vila Nova de Famalicão e à Igreja de Santiago de Antas onde demos entrada no Caminho Central Português para Santiago de Compostela.

É um percurso exigente, não só pela quilometragem e tempo de caminhada, mas também pela altimetria superada, que já na parte final tem o seu auge com a travessia do monte iniciada na Senhora da Abadia e que termina no Santuário de São Bento da Porta Aberta.
Foi executado numa única etapa, tendo a saída sido pelas 04:00 e a chegada pela 23:00. Foi por isso necesario iluminação para as duas fases do dia sem sol, equipamento para as mudanças de temperatura durante o dia e alimentação para autonomia.
Pode no entanto ser facilmente dividio em duas etapas, com paragem na Sé de Braga por exemplo.

Dificuldade: Dificíl (essencialmente pela distância e declive da ultima fase do percurso)
Distância: 69,2 kms
Duração: 19:00h

Referências:
Caminho Central Português para Santiago de Compostela em Vila Nova de Famalicão: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/caminho-central-portugues-ponte-da-lagoncinha-portela-57939117?
Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado: https://www.cimcavado.pt/caminhos-de-sao-bento-da-porta-aberta-no-cavado/