Percurso das Levadas de Jugueiros

December 26, 2023
December 2023

near Jugueiros, Porto (Portugal)

Jugeiros é uma freguesia do município de Felgueiras, conhecida pelos seu vasto património arquitectónico, onde sobressaem as suas capelas, nomeadamente a Capela do Assento, a Capela de São João, a Capela da Viacova e a Capela da Casa de Queijus, tocando ainda os seus limites com a Capela de São Salvador. Apresenta ainda um conjunto de edifícios residenciais que reflectem influência arquitectónica da vaga emigratória para o Brasil no século XIX, como são exemplo a Casa da Vista Alegre, a casa da Igreja (actual Creche Rosas Amorim), entre muitas outras. São também os moinhos aqui existentes um vasto património a ter em conta. São muito afamadas as suas festas em honra de Santa Águeda e Nossa Senhora da Paz, realizadas anualmente no último fim de semana de Agosto e que inclui uma secular feira de gado.

Sendo esta uma freguesia banhada por três linhas de água, nomeadamente o Rio Bugio, o Rio Ferro e o Rio Vizela, apresenta características de vale, verdejante e com uma fauna diversa, com destaque para a importante toupeira de água, raposa, inúmeros peixes e morcegos, inúmeras espécies da avifauna como a garça-real, cuco, pica-pau verde, mocho galego, águia-de-asa-redonda, etc., e espécies da flora como as dedaleiras, pascoinhas (Primula acaulis), Crocus, Narcissus, Lírio-dos-pântanos, loureiro, salgueiros, amieiros, choupos, padreiro, carvalho-alvarinho, aveleira entre muitas outras.

Percorrendo este trilho vamos passar vários pontos de interesse, como a capela Românica do Assento, as pontes e os açudes do rio Bugio, a cascata natural de Barrias de Jugueiros e o seu parque de merendas, parte do caminho medieval ainda comas marcas dos rodados, a ponte e açudes do rio Ferro, a ponte medieval de Travassós, os moinhos dispersos pelos lugares onde se passa o vasto circuito de levadas que circundam este vale e a magnifica paisagem natural envolvente que merece ser apreciada.

Trata-se de um trilho circular, não existem grandes declives para ultrapassar, deve-se ter cuidado no inverno ou após chuvas porque em algumas partes das levadas existem falhas que devem ser ultrapassadas com atenção onde se pisa, porque pode haver risco de queda.

Deve levar calçado confortável e com boa tracção e aderência e bastões de caminhada.

Evite deitar lixo no chão, por ser novo, este trilho está bem apetrechado de caixotes para deitar o lixo.

Este percurso apresenta marcações nos dois sentidos mas que em alguns pontos são omissas ou confusas. Por conseguinte, o uso do GPS torna-se uma ferramenta auxiliar extremamente útil, de forma a evitar enganos ou acrescentar kms desnecessários.

No seu todo é um trilho muito bonito que sendo realizado a qualquer altura do ano ira ser sempre interessante, uma agradável surpresa.

- ATENÇÃO -

À data da realização deste trilho uma das passagens está interdita, mesmo sendo parte oficial do trilho, na Ponte sobre rio Ferro o portão encontra-se fechado com um cadeado o que impossibilita a passagem, conforme fotos que podem ver nos pontos, assim sendo também não temos acesso aos açudes. No ponto onde temos a placa de perigo com informação do rio devemos virar à esquerda e não seguir pela direita de forma a não percorrer km sem necessidade. Assim vamos directos à ponte medieval. Fica o aviso

Este trilho foi baseado no disponibilizado pelo utilizador João Marques Fernandes que se tem tornado um favorito pessoal na hora de escolher trilhos a percorrer.

PictographCar park Altitude 786 ft

- Coreto - Tem espaço para estacionamento - Local onde se iniciou o percurso

Painel Informativo - 1

Painéis referentes ao percurso com informações diversas

PictographReligious site Altitude 616 ft
Photo ofCapela Românica do Assento (séc. XII) Photo ofCapela Românica do Assento (séc. XII) Photo ofCapela Românica do Assento (séc. XII)

Capela Românica do Assento (séc. XII)

Moinho de Água - 1

Painel Informativo - 2

Painel com informações diversas do percurso.

Levada é um canal de água artificial construído para levar água aos terrenos agrícolas, para mover moinhos, transportar para lugare inacessíveis e ao longo do qual é possível caminhar.

PictographRuins Altitude 603 ft

Moinho de Água - 2

Moinho abandonado

PictographWaterfall Altitude 644 ft

Formação de uma pequena queda de água na levada do Assento.

Painel com informações diversas sobre o percurso.

Local para poder ter uma perspectiva do vale, das zonas agrícolas e florestais envolvente. Conta ainda com um banco onde pode descansar e apreciar a vista.

Painel Informativo - 4

Painel com informações diversas sobre o percurso. Novo local para parar e apreciar a vista podendo usufruir de um banco para se sentar.

Aqui fiquei na dúvida se ainda era a mesa levada (Assento) ou de de Escavanca, assim sendo fica aqui a informação com os dois nomes.

Rio Bugio é um córrego. está situada perto da localidade Jugueiros e Arcozelo.

PictographBridge Altitude 658 ft

Ponte - 1

Ponte sobre o Rio Bugio.

PictographBridge Altitude 601 ft

Cancela - 1

Neste ponto do percurso iremos passar por locais que provavelmente serão privados ou de serventia. Têm estas cancelas que devemos fechar de modo correcto por uma questão de bom senso.

Cancela - 2

Cancela - 3

Moinho de Água - 4

Em Gondim.

Painel Informativo - 5

PictographWaterfall Altitude 783 ft

Cascata Natural de Barrias de Jugueiros

Nas Barrias, o rio Bugio cai abruptamente em cascata natural, para depois repousar em belas represas naturais, não seio de um cenário verde e intenso, seguindo depois o seu curso. É um espaço de beleza rara, romântico, de saúde e bem estar, ideal para passear. Mais uma vez pede-se o cuidado para não deixar lixo no local e respeitar a natureza.

PictographMonument Altitude 759 ft

Calçada Medieval

Uma antiga e importante via que servia de acesso a várias localidade como a cidade do Porto. A manutenção era feita pelos habitantes da região. Era muito utilizada para transportar bens e pessoas, como podemos comprovar pelas marcas dos rodados dos carros de bois.

Moinho de Água - 5

Moinho de Água - 6

Em Fojo.

PictographRisk Altitude 551 ft

Painel de informação de perigo. Neste ponto se seguir a marcação oficial vai chegar a um local ( ponte sobre o rio Ferro) que se encontra interdita, se quiser evitar isso na bifurcação junto à estrada principal siga pela esquerda e chegará à ponte medieval, ficando assim novamente no percurso oficial.

Rio Ferro

Ponte sobre o rio Ferro (passagem interdita, à data da realização do percurso).

PictographBridge Altitude 523 ft

Ponte - 3

Ponte sobre o rio Ferro - Passagem interdita à data da realização do percurso.

PictographMonument Altitude 463 ft

Ponte que liga as povoações de Santinho e Perlonga a Travassós. Construída, talvez, nos finais do século XIV ou inícios do século XV.

Painel Informativo - 7

Painel com informações referentes ao percurso. Outras perspectivas da ponte medieval de Travassós.,

PictographBridge Altitude 498 ft

Ponte - 5

Ponte rodoviária sobre rio Ferro.

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Dec 28, 2023

Viva, Edgar! Excelente escolha pois este belo trilho continua a não desiludir quem o percorre. Infelizmente, persiste o problema da passagem sobre o rio Ferro já antes enunciado por outros utilizadores desta plataforma. É pena que tal se verifique pois essa volta era interessante. O melhor será mesmo cortar-se diretamente para a ponte medieval de Travassós, tal como refere na sua excelente descrição.
    Votos de um 2024 tranquilo, sem sobressaltos e que possibilite o desfrute de ótimas caminhadas. Abraço!

• Photo of Trilhos e Caminhos
    Trilhos e Caminhos Jan 19, 2024

Olá João obrigado pela avaliação e pelo seu comentário. Um bom ano de 2024, com tudo aquilo de bom que possa trazer. Um abraço.