Percurso da Rocha da Mina e Ermida de Santa Marina

Photo ofPercurso da Rocha da Mina e Ermida de Santa Marina Photo ofPercurso da Rocha da Mina e Ermida de Santa Marina Photo ofPercurso da Rocha da Mina e Ermida de Santa Marina

March 19, 2023
March 2023

near Malhada Alta, Évora (Portugal)

Percurso da Rocha da Mina e Ermida de Santa Marina

Uma rota que já andávamos para fazer há algum tempo, aproveitamos a ida ao Santuário do Deus Endovélico, para visitar também a Ermida de Santa Marina.

O percurso inicia com uma descida suave que se prolonga até à ribeira de Lucefecit, onde temos umas poldras para atravessar. Depois é uma subida um pouco mais íngreme que a descida que nos leva até um cruzeiro, é aí que se faz o desvio para a Ermida que fica num plano superior mas junto à ribeira. Está praticamente em ruínas num edifício muito degradado, dá pena ver o património assim abandonado.
Registo feito do local e voltamos pelo mesmo caminho até ao entroncamento que nos vai levar ao santuário de Endovélico. Novamento vamos nos aproximar da ribeira, o caminho ao lado da água é muito agradável, mas ao chegar à zona de travessia verificamos que a ponte se encontra destruída pelas cheias recentes. A solução foi mesmo descalçar e atravessar a ribeira, permitindo assim o acesso ao Santuário.
O local é realmente magnifico, sente-se a sua energia de uma forma muito forte, não é por acaso que foi escolhido como local de culto.
No regresso a visão sobre a ribeira num plano superior permitiu encontrar um local que permitia a passagem pelas pedras, fazendo a travessia muito mais simples.
Depois foi regressar ao ponto de partida pelo mesmo caminho, com uma subida mas sem dificuldade.

Poldras

PictographReligious site Altitude 754 ft

Cruzeiro

PictographReligious site Altitude 710 ft

Ermida de Santa Marina

Entroncamento

PictographReligious site Altitude 727 ft

Rocha da Mina Santuário do Deus Endovélico

O Povoado fortificado e Santuário de Endovélico, igualmente conhecido como São Miguel da Mota, é um sítio arqueológico que corresponde a um antigo povoado fortificado e um santuário à divindade pré-romana Endovélico, situado na freguesia de Terena, no concelho do Alandroal, em Portugal. Foi construído provavelmente no século I d.C., durante o período romano, para substituir um outro santuário ao Endovélico, conhecido como Rocha da Mina. Porém, a ocupação humana do local remonta a épocas muito anteriores à conquista romana, tendo sido encontrados vestígios do Neolítico e do Calcolítico. Fonte: https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/santuario-de-endovelico-um-local-de-culto-e-devocao-ao-deus-endovelico-em-alandroal-c-fotos

Passagem da Ribeira

Devido á ponte estar destruída é possível passar neste ponto pelas pedras