Percurso da Cascata da Pedra Ferida - Penela

Photo ofPercurso da Cascata da Pedra Ferida - Penela Photo ofPercurso da Cascata da Pedra Ferida - Penela Photo ofPercurso da Cascata da Pedra Ferida - Penela

2 hours one minute
May 29, 2021
May 2021

•   4.3 1 review

near Trilho, Coimbra (Portugal)

O percurso da Cascata da Pedra Ferida é um pequeno percurso linear de cerca de 5 km no concelho de Penela, que inicia no largo da Capela de Santo António do Calvário, na povoação de Espinhal, lugar onde se encontra o painel informativo.
O percurso oficial, inicialmente, segue pelo arruamento alcatroado, de fácil progressão e ligeiramente a descer na direção da Ribeira da Azenha, nós, não seguimos pelo alcatrão e optamos por subir pela escadaria da Capela de Santo António do Calvário, visitamos a capela e descemos à estrada onde apanhamos novamente as marcações do trilho.
Após seguir por alguns metros pela estarda, o alcatrão termina e passa a terra batida, ligeiramente a subir chegamos a um largo onde muitos visitantes da cascata deixam os carros onde se encontra também um painel informativo sobre este local.
A partir daqui começa o verdadeiro percurso e a beleza do mesmo, entramos numa zona sempre junto à margem da Ribeira da Azenha, com uma vegetação fantástica, esta parte do percurso está bem arranjada, tem parque de merendas junto à Ribeira, moinhos recuperados e pontões em madeira sobre a ribeira e leva-nos em trilho de pé posto, por entre as muitas pequenas quedas de água, até chegar à famosa cascata da Pedra da Ferida.
Este local muito frequentado, uma vez que os carros ficam perto, em dias de chuva pode ser perigoso, a pedra é bastante escorregadia.
Após as fotos da praxe subimos através das marcações até à parte de cima da Cascata, daqui a panorâmica é diferente vimos a cascata de outra perspectiva, através de passadiço de madeira passamos para a outra margem e seguimos por mais aguns metros junto à Ribeira, no entanto e como o trilho é linear tivemos que voltar para trás pelo mesmo trilho.
O percurso a descer é mais perigoso,a conselha-lhe bastante cuidado principalmente na zona da cascata.
Da cascata o regresso faz-se pelo mesmo caminho, ter atenção aqueles que pretendem subir à parte de cima da cascata que as pedras são escorregadias durante a descida.
Este pequeno percurso é muito fácil e está devidamente sinalizado, apenas ter mais atenção em dias de chuva junto à cascata.
Claro que é um trilho algo técnico, necessário alguma mobilidade.

PictographReligious site Altitude 883 ft

PictographReligious site Altitude 951 ft

PictographFountain Altitude 860 ft

PictographInformation point Altitude 1,122 ft

• Photo of Carla Sofia Sério
    Carla Sofia Sério Jul 6, 2021

Excelente, trilho bem marcado e de grande beleza.