Percurso da Água - Queirã (PR8 Vouzela)

Photo ofPercurso da Água - Queirã  (PR8 Vouzela) Photo ofPercurso da Água - Queirã  (PR8 Vouzela) Photo ofPercurso da Água - Queirã  (PR8 Vouzela)

January 9, 2013
January 2013

•   3.7 1 review

near Queira, Viseu (Portugal)

MAIS INFORMAÇÕES EM: www.100atalhos.com
[PERCURSO SINALIZADO]

O percurso da água com inicio e fim na freguesia de Queirã, é caraterizado por este elemento essencial à vida, linhas de água, moinhos, levadas e inúmeras fontes e, em particular três Fontes brasonadas que se encontram ao longo do trilho, designadas pela população local de “Fontes Velhas”.
Seguindo o trilho rapidamente chegamos à ribeira de Ribamá com paisagens verdejantes, uma natureza ainda intocada, com uma fauna e flora riquíssima. Durante cerca de 2000 metros, somos contemplados por dezenas de moinhos de água e levadas que fazem o pedestrianista viajar por tempos já quase perdidos na memória popular. (MUITO CUIDADO NA TRAVESSIA PELA LEVADA). Depois de ultrapassada a dificuldade da levada, a próxima paragem obrigatória é a aldeia de Loumão, onde encontramos a primeira de três fontes brasonadas. Continuamos o trilho em direção aos núcleos rurais de Igarei e Queirã, precisamente locais onde nos deparamos com as restantes “Fontes Velhas”.
Muitas são as espécies de flora que encontram o seu habitat nas margens das ribeiras, em consequência da sua preferência por solos húmidos. Na ribeira de Ribamá desenvolvem-se espécies como o amieiro, o sabugueiro, ou os salgueiros, constituindo um magnifico bosque de ribeira.
Nas águas límpidas e frescas da ribeira de Ribamá são o habitat perfeito para muitas espécies faunísticas estritamente dependentes de pureza e bom estado de conservação destes cursos de água, típicos de montanha. Endémicas da Península Ibérica muitas delas, pela sua grande importância ecológica, encontram-se protegidas no âmbito da diretiva habitats. São exemplo disso, a salamandra-lusitânica, o lagarto-de-água, a lontra e a toupeira-de-água.

Fonte: C.M. Vouzela / cm-vouzela.pt

Ribeira Dos Moinhos

• Photo of npena
    npena Apr 14, 2013

Trilho bonito na parte da levada. Não é fácil para qualquer pessoa passar por lá. Até é ligeiramente perigoso. Contudo, bonito.
    Obrigado pelo trilho. :)

• Xaninha Sep 6, 2015

O trilho é muito bonito, uma pena que não está cuidado nem limpo. Em determinada altura estava completamente fechado por silvas, impossível de ultrapassar. A câmara de Vouzela deveria fazer a manutenção deste percurso, ficamos sem vontade de voltar a Vouzela.

• Amilcar Abreu May 14, 2023

Fiz ontem este trilho e mantém-se a falta de limpeza e cuidado. Imensas ervas a dificultar a progressão. Um alerta para a Junta de Freguesia e/ou Câmara de Vouzela.