Photo ofPEPI x PERP - Travessia Pico do Itambé x Rio Preto - Santo Antônio do Itambé/ São Gonçalo do Rio Preto - MG Photo ofPEPI x PERP - Travessia Pico do Itambé x Rio Preto - Santo Antônio do Itambé/ São Gonçalo do Rio Preto - MG Photo ofPEPI x PERP - Travessia Pico do Itambé x Rio Preto - Santo Antônio do Itambé/ São Gonçalo do Rio Preto - MG

3 days 6 hours 31 minutes
June 12, 2023
June 2023

near Santo Antônio do Itambé, Minas Gerais (Brazil)

Parque Estadual do Pico do Itambé em Santo Antônio do Itambé e Parque Estadual do Rio Preto em São Gonçalo do Rio Preto, Minas Gerais.

Travessia Pico do Itambé x Rio Preto - Santo Antônio do Itambé/ São Gonçalo do Rio Preto - MG.

É necessário realizar o agendamento junto aos dois parques e ao ponto de apoio/ casa do Sr. Santos para realizar a travessia, com uma certa antecedência, pois há limite de vagas e os abrigos/ ponto de apoio não suportam muita gente. Não recomendo fazer sem a autorização/ agendamento.
O Sr. Santos fornece refeição/ café da manhã e caso o grupo queira, deve-se reservar e combinar o valor antes. O Parque do Rio Preto possui restaurante no final da travessia e caso o grupo queira, deve-se reservar antes.

E-mail PESPI: peitambe@meioambiente.mg.gov.br / Fone: (33) 3428-1372.
E-mail PERP: antonio.almeida@meioambiente.mg.gov.br / Fone: (38) 99801-8188 / (38) 9 9979-6222.

Não há necessidade de utilizar barraca durante a travessia, pois existe um abrigo no Pico do Itambé (sem camas) e um outro conhecido como Casa do Mozart (com algumas camas), além da casa do Sr. Santos (com algumas camas e colchões).

Travessia realizada em 04 dias e 03 noites, com início no Parque Estadual do Pico do Itambé (Santo Antônio do Itambé) e término no Parque Estadual do Rio Preto (São Gonçalo do Rio Preto), passando pelo pico Dois Irmãos e pelas cachoeiras Água Santa, Neném, Rio Vermelho, Cortina, Crioulo e Sempre-Viva.

Fomos de van até a entrada do Parque Estadual do Pico do Itambé e iniciamos a caminhada por volta de 07:00 horas da manhã de uma quinta-feira. Terminamos a travessia no Parque Estadual do Rio Preto, por volta de 13:00 horas da tarde de um domingo, onde a van já estava nos esperando para o resgate.

Primeiro dia (20,0km / 9h) - Portaria do Parque Estadual do Pico do Itambé (fomos bem recebidos e nos foi concedida a autorização para começar a caminhada), saindo por volta de 06:30 da manhã de uma quinta, até o Pico do Itambé, chegando por volta de 15:30 (a tempo de assistir ao pôr do sol). Passamos pelas cachoeiras Água Santa, Neném, Rio Vermelho, pela ponte pênsil do Rebentão e Lapa do Morcego.
Ficamos abrigados dentro da casa/ abrigo do Pico do Itambé, possui espaço para várias pessoas (são 04 cômodos com energia elétrica e banheiro seco de compostagem externo).
A primeira etapa é bastante sofrida devido ao ganho de elevação e a exposição ao sol.
É possível reduzir 08km caso não queria fazer o ataque as cachoeiras Água Santa, Neném e Rio Vermelho.

Segundo dia (11,0km / 6h) - Pico do Itambé, saindo por volta de 08:00 da manhã de uma sexta, até a casa do Sr. Santos, chegando por volta de 14:00 horas. Passamos pela Cachoeira da Cortina.
Ficamos abrigados dentro da casa do Sr. Santos, possui espaço para várias pessoas (são 06 cômodos com energia elétrica e banheiro com chuveiro quente externo).
A descida do Pico do Itambé é bastante íngrime, sendo necessário passar por "dentro" das rochas em dois trechos.
A trilha que leva até a Cachoeira da Cortina tem poucos trechos técnicos e está um pouco fechada. Existe uma trilha que desce a esquerda, conforme indicado no waypoint. Nós seguimos pela trilha da direita, porém não recomendo.
É possível reduzir 1,2km caso não queria fazer o ataque a cachoeira da Cortina.

Terceiro dia (30,0km / 10h) - Casa do Sr. Santos, saindo por volta de 07:00 da manhã de um sábado, até a casa de apoio do Mozart, chegando por volta de 17:00 horas.
Passamos pela escola do Covão, pela estrutura do parque do Rio Preto, pela casa de guardas do parque do Rio Preto e pelo Pico Dois Irmãos.
Ficamos abrigados dentro da casa do Mozart (casa do falecido Sr. Mozart utilizada pelo parque), possui espaço para várias pessoas (são 03 cômodos, com fogão a gás e a lenha e banheiro com chuveiro interno).
Existe uma trilha que leva direto a casa do Mozart, saindo da casa de guardas do parque do Rio Preto. Nós seguimos pela trilha que leva até o Pico Dois Irmãos, não tem trechos técnicos e está bem demarcada por setas amarelas.
A terceira etapa é muito cansativa devido ao ataque ao Pico Dois Irmãos e a exposição ao sol.
É possível reduzir 06km caso não queria fazer o ataque ao Pico Dois Irmãos.

Quarto dia (20,0km / 6h) - Casa do Mozart, saindo por volta de 06:30 da manhã de um domingo, até o restaurante do Parque Estadual do Rio Preto, chegando por volta de 13:00 horas.
Passamos pelas cachoeiras do Crioulo, Sempre-Viva, pela Forquilha e contornamos o Morro do Alecrim.
Existe uma trilha que leva direto ao restaurante do Parque, saindo da bifurcação que leva a cachoeira do Crioulo. Nós seguimos pela trilha que leva até as cachoeiras do Crioulo, Sempre-Viva e pela Forquilha. A trilha está bem demarcada por setas amarelas e é moderada, pois passa margeando o rio.
A quarta etapa foi um pouco corrida devido ao horário de retorno para casa, mas é muito tranquila, exceto pela exposição ao sol.
É possível reduzir 01km caso não queria fazer o ataque as cachoeiras. É possível também reduzir em 08km, da casa do Mozart seguindo direto a trilha das Corredeiras.

Não é necessário tirar a bota para atravessar cursos de água, mas dependendo da época do ano, fica com bastante volume de água.

A estrada de terra que chega até o início da trilha é um pouco ruim, mas dá pra ir facilmente de carro sem tração. Não recomendo ir em dias de chuva.

A travessia possui poucos trechos técnicos, com poucos trechos de exposição a altura. Pouca parte dela é feita sob árvores e a maior parte é feita caminhando sem vegetação. É possível coletar água em diversos pontos, conforme indicado nos waypoints.

Respeite a comunidade local e seja o máximo gentil/ cordial. Não deixe lixo na natureza e não faça fogueiras.

Por fim, eu agradeço a todos que passaram em meu caminho durante esses dias!!

Deus é bom o tempo todo!

PictographInformation point Altitude 2,761 ft

Portaria do Parque Estadual do Pico do Itambé, início da travessia.

Seguir pela direita para acessar a cachoeira da Água Santa.

Cachoeira da Água Santa.

Cachoeira do Neném.

Seguir pela esquerda para acessar a cachoeira do Neném.

Cachoeira Rio Vermelho.

Seguir pela direita para acessar a cachoeira Rio Vermelho.

Seguir pela esquerda para chegar ao Pico do Itambé.

PictographInformation point Altitude 5,225 ft

Última coleta de água até o Pico do Itambé.

Cume do Pico do Itambé, com 2.052 metros.

PictographMountain hut Altitude 6,499 ft

Casa de apoio do Pico do Itambé, com 04 cômodos e banheiro seco de compostagem externo.

PictographInformation point Altitude 6,584 ft

Seguir pela esquerda para prosseguir na travessia.

Seguir pela direita para acessar a cachoeira da Cortina.

Seguir pela esquerda para acesso mais fácil até a cachoeira da Cortina.

PictographMountain hut Altitude 3,590 ft

Casa de apoio do Sr. Santos, com 06 cômodos e banheiro com chuveiro quente externo.

PictographRisk Altitude 3,308 ft

Seguir pela direita para acessar o Pico Dois Irmãos.

Cume do Pico Dois Irmãos, com 1.830 metros.

Seguir pela direita para prosseguir na travessia.

PictographMountain hut Altitude 4,459 ft

Casa de apoio do Mozart, com 03 cômodos e banheiro com chuveiro interno.

PictographFlora Altitude 4,320 ft

PictographWilderness hut Altitude 3,451 ft

Seguir pela direita para acessar a cachoeira do Crioulo.

Seguir pela direita para acessar a cachoeira da Sempre-Viva.