Penhas douradas a nave da mestra

March 20, 2021
March 2021

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Seguimos 3 trilhos diferentes (obrigado ao baojoao, shingen e rui melo) para conseguir acrescentar um pouco mais de desnível ao percurso que liga as penhas douradas à nave da mestra e também para não repetir o caminho na volta.
Começamos então nas penhas douradas, descendo junto à casa da fraga para evitar ir pela estrada. A primeira paragem foi no miradouro do fragao do corvo. Depois apanhámos o percurso em direção da nave da mestra. O caminho é fácil e com pouco declive. Almoçamos na nave da mestra, ao lado da casa do juiz, abrigados do forte vento e ao sol. Seguimos um pouco mais o trilho em direção à torre ate chegar ao piornal. A paisagem de lá sobre o maciço central e torre é espetacular.
Demos meia volta, tendo voltado à nave da mestra para subir a fenda da talisca. Pouco depois do curral do martins, saímos do percurso normal e descemos até ao vale do conde. Aí apenas ouvianos o buralho do riacho que passa no meio do vale.
Continuamos em direção ao vale rossim para depois subir de novo, agora por estrada pois o dia já ia longo, até às penhas douradas.
Otimo percurso para conhecer a serra da estrela, longo mas não muito duro.