Penedo do Lexim - Aldeia da Mata Pequena - Cascata de Anços, Sintra

Photo ofPenedo do Lexim - Aldeia da Mata Pequena - Cascata de Anços, Sintra Photo ofPenedo do Lexim - Aldeia da Mata Pequena - Cascata de Anços, Sintra Photo ofPenedo do Lexim - Aldeia da Mata Pequena - Cascata de Anços, Sintra

November 28, 2021
November 2021

near Anços, Lisboa (Portugal)

Caminhada com início do estacionamento da Igreja de Anços.
Seguindo em direção ao Penedo do Lexim, daí seguir até à Aldeia da Mata Pequena onde fizemos uma pausa para almoço. Seguiu-se a Cascata de Anços, num caminho depois de atravessar o Rio Lizandro (com pouco caudal) que se mostrou a parte mais interessante do percurso. Regresso até ao carro novamente em estrada alcatroada.
É uma caminhada, na minha opinião, com pouca diversidade e interesse paisagístico, além do Penedo do Lexim e da Cascata de Anços, claro. A Cascata é um “tesouro” na zona e o Penedo é também uma formação geológica muito interessante e permite vistas desafogadas para parte desta região “saloia”.
No geral, penso que podia ser um percurso mais interessante se não fossem tantos quilómetros em estrada de alcatrão, por vezes com algum movimento de carros. No total, penso que foram cerca de 4 ou 5km em alcatrão, o que é quase metade do percurso.
Embora tenha algumas subidas com alguma inclinação, considero o percurso fácil em termos de dificuldade técnica e extensão.