Photo ofPelos cumes das serras de Santa Justa, Castiçal e Pias com descida à Senhora do Salto Photo ofPelos cumes das serras de Santa Justa, Castiçal e Pias com descida à Senhora do Salto Photo ofPelos cumes das serras de Santa Justa, Castiçal e Pias com descida à Senhora do Salto

July 29, 2017
July 2017

•   3.3 1 review

near Valongo, Porto (Portugal)

É um percurso circular, com início e fim em Valongo, a cerca de 100 m do Centro de Saúde, no início da subida para a igreja de Santa Justa.
Desenvolve-se pelos cumes das serras de Santa Justa, Castiçal e Pias e pelas margens dos rios Ferreira e Sousa. Passa pela igreja de Santa Justa, aldeia de Couce, Torre do Castelo de Aguiar de Sousa, moinhos da Senhora do Salto (rio Sousa) e Senhora do Salto.
Tem como principais pontos de interesse:
1. As deslumbrantes vistas panorâmicas de Porto/Gaia, S. Pedro da Cova, vale da Aldeia de Couce, Gens, Aguiar de Sousa, Senhora do Salto, Recarei, Campo e Valongo (o percurso é, diria, todo ele panorâmico).
2. O santuário de Santa Justa e todo o espaço envolvente.
3. As minas romanas visíveis em vários pontos do percurso.
4. A Torre do Castelo de Aguiar de Sousa.
5. Os moinhos da Senhora do Salto.
6. O local da Senhora do Salto.
7. A aldeia de Couce.
8. A dureza do percurso com subidas e descidas extensas e íngremes. Pelas suas características, é um ótimo percurso de treino: físico e mental.
Em síntese, diria que é um percurso longo, exigente dos pontos de vista físico e mental e com excelentes vistas panorâmicas.
Notas:
1. A 1ª travessia do rio Ferreira (da serra de Santa Justa para a de Pias) foi feita num pontão situado ao Km 5.3 (muito próximo do ponto de entrada no estradão que liga São Pedro da Cova a Couce, junto a uma casa com parque de merendas). Se este pontão estiver destruído (o que acontece com muita ... muita ... frequência), a passagem do rio terá que ser feita na ponte de Couce a 800/1000 metros a montante e seguir, depois, para jusante, por um trilho existente na margem esquerda do rio até voltar a "entrar no trilho", junto ao pontão (ou ao que dele restar).
2. O percurso pode ser dividido em dois:
i) Serra de Santa Justa: Valongo -> Santa Justa -> Couce -> Valongo (cerca de 12 Km);
ii) Serras de Castiçal e Pias: Couce -> Torre do Castelo de Aguiar de Sousa -> Moinhos da Senhora do Salto -> Senhora do Salto -> Couce (cerca de 20 km).

• Photo of prostichon
    prostichon Jul 18, 2019

un peu difficile a suivre a cause des chemins pas toujours bine traces sur le terrain