Pelo Planalto das Cesaredas (23-12-2018)

Photo ofPelo Planalto das Cesaredas (23-12-2018) Photo ofPelo Planalto das Cesaredas (23-12-2018) Photo ofPelo Planalto das Cesaredas (23-12-2018)

December 23, 2018
December 2018

near Boiças, Lisboa (Portugal)

Este percurso pedestre decorre pelo planalto de Cesaredas, tem 20.300
metros, é em circuito e faz a ligação entre cinco localidades de três freguesias do concelho da Lourinhã.
Tem o seu inicio e fim junto ao Centro de Artesanato e Museu de Reguengo
Grande no entanto, por ser em circuito, pode iniciar-se em qualquer uma das localidades por onde passa.
Do Centro de Artesanato sobe-se por uma nova avenida, no sentido norte, ao
cimo da qual se toma, à esquerda, um caminho asfaltado. Rumamos em
direcção ao moinho que nos ficará à esquerda quando deixamos o asfalto
rumo ao Casal do Arrife. Depois deste tomamos, à direita, um caminho que
nos levará à estrada das Cesaredas a qual deixamos após o Casal das
Somas. Entramos num caminho à esquerda por entre enormes
plantações hortícolas até Moledo, onde chegamos pela Alameda Inês de
Castro.
Depois da Igreja Matriz, por ruas estreitas, rumamos ao campo de
futebol e daqui para a escola primária. À esquina desta tomamos um caminho
asfaltado que nos leva a um belo caminho antigo que se encaminha para Sul ao longo de pequeno vale.
Chegados a EN 247-1, atravessamo-la, e por entre hortas atingimos uma
elevação pouco significativa, rumando agora para Oeste, em direcção a S. Bartolomeu, que já se avista.
Por alguns metros voltamos a percorrer a EN 247-1, deixando-a de seguida para tomarmos as ruas da povoação. Após a sede da Junta de Freguesia
rumamos para a Igreja Matriz.
Deixamos a Igreja Matriz de S. Bartolomeu e tomamos a EN 571, para
Norte, em direcção a Paço. Após uns 1.000 metros (não temos outra
hipótese), logo que apareça um caminho de terra batida à direita tomamo-lo. É só seguir até Pena Seca que nos aparece lá à frente encavalitada numa arriba.
Sobe-se para a aldeia pelo antigo caminho da fonte e do lavadouro.
Após a capela de Pena Seca ruma-se
para Norte optando-se pelo caminho de
terra batida que passa por trás do bairro
das Poesias. Numa curva daquele sobese por um outro à direita que nos leva ao
cimo do asfalto, do referido bairro.
Agora, por um caminho que continua a subir e nos leva a um cruzamento.
Optamos pelo caminho da direita, entre muros, no sentido leste. É um caminho
largo, bem definido, por entre uma floresta de eucalipto e pinheiros. Após
este, outra vez os pomares e as hortas, um pouco de asfalto e estamos na
Capela de Cesaredas.
Após a capela de Cesaredas ruma-se para Leste por uma rua
asfaltada de novo, que percorremos até ao fim. Após a última casa tomamos um trilho à direita que nos leva a um vale de pomares. Tomamos o caminho que circunda este vale, à esquerda, seguindo por ele até uma casa agrícola isolada, à direita. Por um trilho vamos até à casa e logo após tomamos outro caminho à esquerda que vai ao longo do vale. Este termina num mais largo, que tomamos à direita, e depois da passagem da ribeira iniciamos uma subida, até atingirmos uma cumeada. Pouco depois do inicio da descida tomamos o caminho da direita que desce ainda mais até passar uma
linha de água. Segue-se agora uma subida que nos leva por uma cumeada onde predominam os matos e vegetação mediterrânica, testemunhos do coberto vegetal que no passado povoava a região de predominância calcária.
Quando o caminho iniciar suave descida, no colo, toma-se um outro mais estreito, à esquerda, que nos leva às antigas azenhas do Vale de Cornagas. Sobe-se agora ao longo do vale com os moinhos de Reguengo Grande lá em cima.
Chega-se à igreja pela rua da Calçada daqui para o largo do Chafariz, seguindo-se depois pela rua Dr. José Marques até ao Centro de Artesanato.

(nota: informação retirada do site da CM Lourinhã)

Outros percursos que fiz na Região:
Montejunto 24-JAN-16
Pelo Planalto das Cesaredas (23-12-2018)
Rota dos Encantos (Turcifal) (09-Fev-2019)
Costa Atlântica (Praia da Consolação - Porto das Barcas)
Costa Atlântica (Porto das Barcas - Santa Cruz) (08/09/2019)
Costa Atlântica (Santa Cruz - São Lourenço)
Costa Atlântica (São Lourenço - Magoito)
Costa Atlântica - Praia de Magoito - Cabo da Roca
Costa Atlântica (Cabo da Roca - Cabo Raso)
Costa Atlântica - Etapa Cabo Raso - Santo Amaro (Cascais - Oeiras)
Rota das Lezírias (PR1 Benavente)
Do Porto Novo, às Escarpas da Maceira
Termas dos Cucos / Serra dos Cucos (Torres Vedras)
Gaeiras - Barragem do Arnóia - Trilho da Azenha - Trilho dos Ingleses (Óbidos)
ALR PR1 - Ribeira de Muge (Almeirim)
Escaroupim - Muge - Ponte D. Amélia - Valada
Reserva Natural do Paúl do Boquilobo (Golegã)
Serras de Al-Ruta (parcial)/ Sabugos/ Pé do Monte (Arruda dos Vinhos)
Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer)
Grutas, Antas e Paisagens de Lousa (Loures)
Miradouros e Caminho Pedonal Ribeirinho de Vila Franca de Xira

• Photo of Tetititu
    Tetititu Jan 24, 2024

Espectacular percurso circular pelo Planalto das Cesaredas. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.