Activity

Pela serra do Arestal: de Pontemieiro à Poça dos Cravos

Download

Trail photos

Photo ofPela serra do Arestal: de Pontemieiro à Poça dos Cravos Photo ofPela serra do Arestal: de Pontemieiro à Poça dos Cravos Photo ofPela serra do Arestal: de Pontemieiro à Poça dos Cravos

Author

Trail stats

Distance
8.57 mi
Elevation gain
1,467 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,467 ft
Max elevation
2,785 ft
TrailRank 
81 5
Min elevation
1,686 ft
Trail type
Loop
Time
6 hours 21 minutes
Coordinates
1590
Uploaded
May 4, 2021
Recorded
May 2021
  • Rating

  •   5 2 Reviews

near Pontemieiro, Aveiro (Portugal)

Viewed 1142 times, downloaded 33 times

Trail photos

Photo ofPela serra do Arestal: de Pontemieiro à Poça dos Cravos Photo ofPela serra do Arestal: de Pontemieiro à Poça dos Cravos Photo ofPela serra do Arestal: de Pontemieiro à Poça dos Cravos

Itinerary description

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.


RIO ARÕES (AMARELA OU LORDELO)

- Trilho desenhado a partir de percursos realizados nesta zona por outros caminheiros e que permite percorrer uma parte da encosta sul da Serra do Arestal, entre as aldeias da Junqueira, Pontemieiro, Chão do Carvalho e Calvela;
- Trilho circular, sem marcações (exceto no troço comum com o PR1 VLC - Varandas da Felgueira), com início e fim junto à capela de Junqueira (opcional);
- Decorre pela encosta sul da Serra do Arestal, começando no vale da Ribeira de Arões, entre as aldeias da Junqueira e de Pontemieiro, com passagem pela Praia Fluvial desta última, subindo depois a encosta da serra até à Poça dos Cravos e Baloiço de Vilar, e daí regressando ao vale da Ribeira de Arões para terminar na Junqueira, passando pelo meio pelas aldeias de Chão de Carvalho (subida) e Calvela (descida);
- Ao longo do percurso existem alguns pontos de referência, com destaque para as margens da ribeira de Arões com os seus açudes e moinhos, a Quinta do Torno (queijaria artesanal), a aldeia de Pontemieiro e a sua Praia Fluvial, as aldeias de Chão do Carvalho e de Calvela, a Poça dos Cravos e o Baloiço de Vilar, assim como as excecionais vistas panorâmicas da serra da Freita, nomeadamente o Radar Meteorológico de Arouca e a Frecha da Mizarela;
- Misto de caminhos de terra, estradões florestais e trilhos de pé posto;
- Trilho com características moderadas, tendo em conta alguns declives mais acentuados, essencialmente na subida desde o Rio Arões até ao planalto onde se encontra a Poça dos Cravos;
- Esta encosta da Serra do Arestal proporciona vistas panorâmicas de excelência, quer na direção da Ria de Aveiro, quer para as encostas da Serra da Freita;
- A aldeia de Pontemieiro, com o seu número muito reduzido de casas, tem vindo a ser muito bem recuperada, tal como as tradições da região (é o caso dos presépios comunitários). A sua Praia Fluvial constitui também um motivo muito aliciante para justificar a deslocação a esta localidade, pois as margens do rio Arões são luxuriantemente verdes. Quanto à aldeia de Chão de Carvalho, esta ainda conserva a sua rude ruralidade, com o casario em granito e as cortes para os animais. Nesta aldeia percebe-se que já poucos habitantes aí residem;
- Este trilho é um percurso relativamente acessível. No entanto, convém ter em conta os troços cujo declive exige boa capacidade física. Se chover, com vento e neblina, as dificuldades serão muito acrescidas. Botas e bastões são essenciais;
- No seu todo, é um percurso paisagisticamente muito bonito, com vários pontos de interesse e uma fantástica praia fluvial. Esta bela região de Vale de Cambra será, com certeza, uma excelente opção para se visitar e conhecer.


CARVALHAL (RIBEIRA DA PÓVOA)

Outros percursos realizados nesta região:
Trilhos da Freita: Freita Trekking 2019 (1ª parte)
Trilhos da Freita (1.º reconhecimento FT2018)
Trilhos da Freita (reconhecimento FT 2018 - 1ª parte)
Freita Trekking 2018 - 2ª parte
Serra da Freita (reconhecimento Freita Treking)
Freita Treking 2017 - 1ª parte
Freita Treking 2017 - 2ª parte (troço Paraduça - Cabrum - Felgueira)
Freita Treking 2016


LAMEIROS DE CALVELA

- SERRA DO ARESTAL
Com cerca de 830 metros de altitude, estendendo-se pelo concelho de Sever do Vouga e de Vale de Cambra. Faz parte do Maciço da Gralheira, juntamente com a Serra da Arada e a Serra da Freita. Aqui a paisagem circundante é dominada pelo verde da serra à mistura com o azul do mar da costa lagunar de Aveiro, que se pode avistar no horizonte em dias de perfeita visibilidade.
Ainda na Serra do Arestal deve visitar a grande Pedra Insculturada, integrada num grupo de penedos que popularmente é conhecida por Forno dos Mouros, cuja origem remontará, provavelmente, à idade do Bronze. Esta Pedra Insculturada, voltada a poente na vertente ocidental da Serra, mede cerca de 5 metros de comprimento por 2 de largura e apresenta na superfície covinhas, semi-círculos, arcos de círculos e círculos simples, concêntricos e múltiplos. Foi objecto de classificação como “Imóvel de Interesse Público”.
Alguns dos mais valiosos tesouros naturais e culturais desta serra são as impressionantes cascatas, envolvidas por uma vegetação luxuriante; as enigmáticas gravuras de arte rupestre atlântica e notáveis monumentos megalíticos que testemunham a ancestral ocupação humana deste território; museus, pelourinhos, casas nobres e antigas dependências do mosteiro de Arouca, que comprovam a longevidade das povoações que aqui se instalaram; e, ainda, antigos santuários e igrejas, espaços únicos de arte e meditação.


SERRA DO ARESTAL (CAMINHOS ENTRE ALDEIAS)

- VALE DE CAMBRA
Vale de Cambra é um vale mágico por natureza! Desde as belas e solarengas encostas das serras da Freita e Arestal, aos vales férteis do Caima, Arões e Teixeira, há todo um universo de atrações naturais e culturais para descobrir e desfrutar!
Berço da primeira industria de lacticínios do país, Vale de Cambra possui uma longa história associada, quer à indústria dos laticínios, quer à indústria das madeiras, das embalagens metálicas e da metalurgia, acolhendo, atualmente, as maiores empresas do país, nestas áreas.
Mas foi graças ao seu rico e extenso património natural, com destaque para o seus vales férteis, onde eram produzidos leite e vinho em abundância, que o município atingiu tal patamar de desenvolvimento industrial.
Estes mesmos vales férteis, povoados de campos com vinhas, rios, cascatas, levadas e albufeiras, que espelham nas suas águas a imagem de uma natureza inebriante, encontram-se cercados de altas montanhas, onde abundam florestas que abrigam uma notável fauna e flora, vestígios arqueológicos de arte rupestre atlântica, aldeias ancestrais empoleiradas em socalcos, e pontes seculares. Estes vales e montanhas são, hoje, espaços onde se promove o turismo, o desporto e a cultura.


LEVADA (RIO ARÕES - PONTEMIEIRO)

“… cercado de montanhas de formas extravagantes, não é fácil descortinar em Portugal outro mais grandioso e espectacular. Quase não tem planos. ...A terra é verde e o céu é azul; é tudo verde e azul com raras pintas brancas do casario, que mais do que moradias de homens parecem janelas da própria paisagem.”

“Nas noites de luar, quando o grande balão de oiro surge na lomba das montanhas, o vale enche-se de magia, dum sortilégio que paira desde os píncaros longínquos às águas sussurrantes do Caima.”

(Ferreira de Castro)


LAMEIROS DE PONTEMIEIRO

Waypoints

PictographReligious site Altitude 2,005 ft
Photo ofCapela de Junqueira Photo ofCapela de Junqueira Photo ofCapela de Junqueira

Capela de Junqueira

PictographWaypoint Altitude 1,815 ft
Photo ofQuinta do Torno (queijaria artesanal) Photo ofQuinta do Torno (queijaria artesanal) Photo ofQuinta do Torno (queijaria artesanal)

Quinta do Torno (queijaria artesanal)

Esta propriedade é uma exploração agrícola e agropecuária, nomeadamente criação de gado caprino. Comercializa produtos oriundos da própria exploração e fabricação de produtos lácteos. Vale a pena fazer uma pequena paragem para visitar o local e conversar um pouco com o senhor Joaquim Ramos, proprietário e pessoa simpática e afável. Se tiver oportunidade, aproveite para provar o queijo aqui produzido (há venda ao público). É delicioso!!

PictographRiver Altitude 1,752 ft
Photo ofAçude (Rio Arões) Photo ofAçude (Rio Arões) Photo ofAçude (Rio Arões)

Açude (Rio Arões)

Este açude encontra-se dentro de propriedade privada, a Quinta do Torno (queijaria artesanal). É necessário permissão para aceder a este local.

PictographRiver Altitude 1,757 ft
Photo ofAçude (ribeira da Póvoa) Photo ofAçude (ribeira da Póvoa) Photo ofAçude (ribeira da Póvoa)

Açude (ribeira da Póvoa)

Este açude encontra-se dentro de propriedade privada, a Quinta do Torno (queijaria artesanal). É necessário permissão para aceder a este local.

PictographRiver Altitude 1,759 ft
Photo ofLevada e açude (Rio Arões) Photo ofLevada e açude (Rio Arões) Photo ofLevada e açude (Rio Arões)

Levada e açude (Rio Arões)

Esta levada e açude encontram-se dentro de propriedade privada, a Quinta do Torno (queijaria artesanal). É necessário permissão para aceder a este local.

PictographWaypoint Altitude 1,808 ft
Photo ofMina Photo ofMina Photo ofMina

Mina

PictographBridge Altitude 1,800 ft
Photo ofPontelha sobre Ribeira da Póvoa Photo ofPontelha sobre Ribeira da Póvoa Photo ofPontelha sobre Ribeira da Póvoa

Pontelha sobre Ribeira da Póvoa

PictographWaypoint Altitude 1,846 ft
Photo ofPontemieiro Photo ofPontemieiro Photo ofPontemieiro

Pontemieiro

A bonita aldeia de Pontemieiro, no concelho de Vale de Cambra, é um dos recantos mais bonitos deste concelho. Situada na freguesia de Junqueira, esta aldeia toda restaurada conta também com um rebanho de cabras comunitário e uma queijaria artesanal e existe uma associação local que promove atividades locais para desenvolvimento da mesma. Aqui passa o rio Amarela (ou Arões, como também é conhecido) e mais à frente da aldeia encontra-se o parque de lazer com uma praia fluvial, onde se pode usufruir da paz deste recanto mágico e destas águas límpidas, mas geladas. Aconselha-se a também visitar a aldeia na altura do natal pois no concelho de Vale de Cambra promovem-se os presépios comunitários. E o da aldeia de Pontemieiro é belíssimo.

PictographRiver Altitude 1,785 ft
Photo ofRibeira da Póvoa e açude Photo ofRibeira da Póvoa e açude Photo ofRibeira da Póvoa e açude

Ribeira da Póvoa e açude

PictographWaypoint Altitude 1,761 ft
Photo ofLevada Photo ofLevada Photo ofLevada

Levada

PictographRiver Altitude 1,738 ft
Photo ofRio Arões (Amarela ou Lordelo) Photo ofRio Arões (Amarela ou Lordelo) Photo ofRio Arões (Amarela ou Lordelo)

Rio Arões (Amarela ou Lordelo)

Rio Arões é um rio português que nasce em Arões, Vale de Cambra. Este rio também é conhecido por Rio Amarela ou Lordelo. Passa pelos lugares de Parada e Lourizela antes de desaguar no Vouga, perto de Couto de Baixo, freguesia de Couto de Esteves.

PictographRiver Altitude 1,730 ft
Photo ofAçude natural Photo ofAçude natural

Açude natural

PictographBeach Altitude 1,722 ft
Photo ofPraia Fluvial de Pontemieiro Photo ofPraia Fluvial de Pontemieiro Photo ofPraia Fluvial de Pontemieiro

Praia Fluvial de Pontemieiro

Esta praia fluvial, localizada á saída da aldeia de Pontemieiro, é um local aprazível para dar uns mergulhos no Rio Arões (Amarela ou Lordelo, como também é chamado), pois aqui construiu-se uma pequena barragem que é fechada de verão e dá lugar a um zona de banhos para os veraneantes das freguesias de Arões e Junqueira. Envolvida por floresta e campos de cultivo, a Zona de Recreio e Lazer de Pontemieiro enquadra-se num cenário de grande beleza. As águas cristalinas que banham este espaço de lazer formam um belíssimo espelho de água. Ideal para passar momentos de tranquilidade e lazer este espaço disponibiliza estacionamento, zona de merendas, sanitários e iluminação pública. Nesta praia fluvial da Pontemieiro pode-se passar um dia em família e aproveitar a magnifica zona, muito calma e tranquila, com águas límpidas mas um pouco frias.

PictographWaypoint Altitude 1,706 ft
Photo ofMoinho Photo ofMoinho Photo ofMoinho

Moinho

PictographRiver Altitude 1,689 ft
Photo ofRio Arões (Amarela ou Lordelo) Photo ofRio Arões (Amarela ou Lordelo) Photo ofRio Arões (Amarela ou Lordelo)

Rio Arões (Amarela ou Lordelo)

PictographWaypoint Altitude 1,954 ft
Photo ofLameiros de Chão do Carvalho Photo ofLameiros de Chão do Carvalho Photo ofLameiros de Chão do Carvalho

Lameiros de Chão do Carvalho

PictographWaypoint Altitude 2,063 ft
Photo ofChão do Carvalho Photo ofChão do Carvalho Photo ofChão do Carvalho

Chão do Carvalho

PictographPanorama Altitude 2,310 ft
Photo ofPanorâmica Chão de Carvalho Photo ofPanorâmica Chão de Carvalho

Panorâmica Chão de Carvalho

PictographPanorama Altitude 2,477 ft
Photo ofPanorâmica da Serra da Freita Photo ofPanorâmica da Serra da Freita Photo ofPanorâmica da Serra da Freita

Panorâmica da Serra da Freita

Panorâmica da Serra da Freita, com destaque para a aldeia de Cabrum (direita), Moura Velha (esquerda inferior) e Carvalhal do Chão (esquerda superior). No topo da serra observa-se a torre do Radar Meteorológico de Arouca.

PictographPanorama Altitude 2,784 ft
Photo ofMiradouro Photo ofMiradouro Photo ofMiradouro

Miradouro

Este local proporciona uma vista fantástica sobre a serra da Freita, com destaque par o Radar Meteorológico de Arouca, a Frecha da Mizarela e algumas aldeias deste maciço: Viadal, Tabaçó, Póvoa das Chãs e Mizarela.

PictographPanorama Altitude 2,624 ft
Photo ofPanorâmica de Viadal

Panorâmica de Viadal

PictographWaypoint Altitude 2,645 ft
Photo ofPoça dos Cravos Photo ofPoça dos Cravos Photo ofPoça dos Cravos

Poça dos Cravos

A "Poça dos Cravos" está localizada num afloramento granítico, acima da aldeia de Vilar, que além de proporcionar uma incrível vista para a aldeia de Viadal com a Serra da Freita como pano de fundo, também esconde uma pedra boroa! Mas a verdadeira curiosidade, passa pela água desta "poça", que segundo as gentes da terra, além de nunca secar, mesmo quando não chove, era usada para curar os cravos das mãos!

PictographWaypoint Altitude 2,743 ft
Photo ofBaloiço de Vilar Photo ofBaloiço de Vilar Photo ofBaloiço de Vilar

Baloiço de Vilar

O distrito de Aveiro acaba de ganhar mais um Baloiço, construído a quatro mãos, por um pai e filho. Trata-se do Baloiço de Vilar e fica no topo de uma serra, com vista desafogada para esta aldeia, situada em Cepelos, concelho de Vale de Cambra. Aveiro e a sua ria também se conseguem avistar no horizonte e, em dias de céu limpo, chega a ser possível ver-se o Porto. A nova atração é de acesso livre e gratuito e fica situada junto à Poça dos Cravos e à Cadeira do Rei, duas formações naturais encontradas em rochas e conhecidas na região.

PictographPanorama Altitude 2,699 ft
Photo ofRadar Meteorológico de Arouca Photo ofRadar Meteorológico de Arouca

Radar Meteorológico de Arouca

CURIOSIDADE: neste exato ponto do estradão florestal, consegue-se observar o Radar com um enquadramento muito singular.

PictographWaypoint Altitude 2,451 ft
Photo ofCalçada (Calvela) Photo ofCalçada (Calvela) Photo ofCalçada (Calvela)

Calçada (Calvela)

PictographFountain Altitude 2,367 ft
Photo ofCalvela (fonte) Photo ofCalvela (fonte) Photo ofCalvela (fonte)

Calvela (fonte)

PictographFountain Altitude 2,339 ft
Photo ofPresa, lavadouro, fonte e alminhas (Calvela) Photo ofPresa, lavadouro, fonte e alminhas (Calvela) Photo ofPresa, lavadouro, fonte e alminhas (Calvela)

Presa, lavadouro, fonte e alminhas (Calvela)

Comments  (4)

  • Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ May 27, 2022

    I have followed this trail  View more

    Um bom trilho, com vários pontos de interesse. A praia fluvial de Pontemieiro é um pequeno oásis, cheio de sombra, ideal para dias quentes. E a Quinta do Torno, com a sua queijaria artesanal, é local de paragem obrigatória. Vale a pena conhecer. Grande abraço!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes May 27, 2022

    Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    É um trilho muito agradável. E os queijos da Quinta do Torno são deliciosos! Grande abraço!

  • Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi May 27, 2022

    I have followed this trail  View more

    É um percurso agradável, embora a subida, se estiver calor, seja exposta e um pouco dura. Mas no geral faz-se bem. E confirmo que a visita à queijaria é fundamental, os queijos de cabra e de ovelha são excelentes (para quem gostar, claro está!). Abraço e continuação de boas caminhadas!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes May 29, 2022

    Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Boas caminhadas! Abraço.

You can or this trail