Photo ofPela Serra da Lousã - Castelo-Talasnal-Chiqueiro-Vaqueirinho-Catarredor-Trevim-Cerdeira-Candal Photo ofPela Serra da Lousã - Castelo-Talasnal-Chiqueiro-Vaqueirinho-Catarredor-Trevim-Cerdeira-Candal Photo ofPela Serra da Lousã - Castelo-Talasnal-Chiqueiro-Vaqueirinho-Catarredor-Trevim-Cerdeira-Candal

Very difficult
January 4, 2020
January 2020

near Cabo do Soito, Coimbra (Portugal)

A ideia era visitar as aldeias desta fantástica Serra da Lousã, com passagem pelo famoso Baloiço da Lousã e pelo Trevim, realizamos este percurso num dia com uma temperatura adequada para caminhar e com o Sol sempre presente, que grande passeio pela Serra, do melhor que fiz, de salientar que terminamos já de noite.
Iniciamos no castelo da Lousã, daqui descemos à Praia Fluvial da N. Sr.ª da Piedade, passamos ao lado do Santuário e iniciamos a subida na direção do Talasnal, a subida é bem dura, ao chegar ao Talasnal, percorremos as ruas desta aldeia muito bem recuperada e muito visitada, daqui sempre a subir seguimos para aldeia do Chiqueiro, esta é a parte do trilho menos interessante, ao chegar ao Chiqueiro, fomos à Capela local e voltamos à entrada da aldeia para entrar num bosque rodeado de carvalhos já na direção da aldeia do Vaqueirinho a entrada nesta aldeia faz-se pela estrada em alcatrão, depois de visitar este pequeno povoado, seguimos num caminho bastante interessante e rapidamente estamos na aldeia do Catarredor, daqui, a subir por trilho chegamos à estrada em alcatrão.
Atravessamos a estrada e optamos por subir na direção das eólicas do Trevim, através de um antigo trilho de Downhill, este trilho bastante escavado tem algumas árvores caídas ao longo do percurso, esta é a subida mais acentuada de todo o percurso, o trilho é duro, tivemos que fazer algumas paragens até chegar ao estradão já no alto da serra.
Ao chegarmos ao alto existem dois caminhos um em alcatrão e outro em terra batida, nós seguimos neste em terra, paralelo ao alcatrão, este caminho passa junto ao marco Geodésico e segue por entre as eólicas até chegarmos ao conhecido baloiço do Trevim, aqui, paragem prolongada para as fotos da praxe.
Após o descanso era hora de continuar, pois prevíamos almoçar na aldeia da Cerdeira e já era tarde, assim, do baloiço, novamente a subir, seguimos pelo caminho largo em terra na direção do alto do Trevim ou, também denominado Castelo do Trevim, a última subida até às antenas é dura, mas a paisagem deste alto, vale a pena o esforço.
Ao chegarmos às antenas, inciamos a descida para aldeia da Cerdeira, a descida inicialmente é feita por caminho largo e de fácil progressão, mais à frente deixamos este caminho e entramos num trilho com uma descida bastante acentuada e de pedra solta que dificulta bastante a progressão, esta parte do percurso faz parte de uma GR, está sinalizado e leva-nos até aldeia da Cerdeira, local que escolhemos também para o almoço.
Após o almoço e um café no único estabelecimento aberto, visitamos esta magnifica aldeia, para mim a mais encantadora da Serra da Lousã, após percorrermos as ruas deste povoado todo recuperado, seguimos agora para o Candal através de um magnifico trilho, esta zona do percurso tem sinalização até ao Candal.
A chegada ao Candal, faz-se pela parte de cima, atravessamos a aldeia até chegarmos à estrada de alcatrão, aqui viramos à direita e descemos até ao ribeiro, o percurso faz-se agora junto a este ribeiro, mais à frente deixamos o ribeiro e subimos até a um bosque onde se encontra alguns barracos em ruínas, aqui fizemos uma tentativa para visitar a cascata do Candal, mas como já era tarde, optamos e bem, por seguir o nosso caminho, agora na direção da levada que transporta a água para a central elétrica, este percurso também está sinalizado.
Ao chegar à levada o percurso segue sempre junto a esta, muito parecida com as da Ilha da Madeira, aqui é preciso ter algum cuidado pois existem sítios que não tem proteção e pode ser perigoso uma queda neste local, a levada termina junto à bifurcação do trilho que segue a subir para o Talasnal, nós continuamos a descer por um trilho até chegar à central elétrica onde atravessamos a ribeira pelo pontão, daqui, já escuro, o caminho fica bem largo e sem qualquer dificuldade segue na direção do Castelo da Lousã, onde terminamos já de noite e com as lanternas acessas.
Dos melhores trilho que fiz, duro, longo para o tipo de trilho, mas as aldeias são mágicas, a repetir sem dúvida.
Classifico este percurso de cerca de 25km com 1400 de acumulado de muito difícil derivado à distância e ao acumulado.

• Photo of Claudio Junior
    Claudio Junior May 27, 2020

Olá, como está o estado dos trilhos? Estão bem definidos e marcados? Existe algum ponto do trilho que precise de mais atenção? Quero fazer esse percurso sábado. Obrigado

CarlosPinto May 28, 2020

Os trilhos tecnicamente são fáceis, limpos e bem definidos, um misto de trilho de pé posto e caminhos largos de floresta, mas não está marcado na totalidade. Existe muita marcação e sinalização ao longo do percurso mas pertencem aos vários PRs desta serra, o que pode levar ao engano, outra parte do percurso não tem marcação, deve ser utilizado o GPS e seguir a trilha. Para mim a parte que pode ser mais difícil é a descida para a aldeia da Cerdeira, após deixar o estradão das antenas, porque é feita em caminho íngreme em terra e tem pedra solta que pode escorregar. Boas caminhadas

• andreiallemoss Jun 18, 2020

Olá Carlos, obrigada pela partilha. Queria seguir este percurso que o Carlos fez. Vou tentar carregar o seu gpx no meu GPS mas gostava de perguntar se sabe os PRs que seguiu. Obrigada

CarlosPinto Jun 18, 2020

Olá Andreia, este percurso percorre um misto de vários PRs desta Serra da Lousã e tem ligações/troços que não fazem parte de qualquer PR. Alguns PRs sobrepõem-se, mas os mais utilizados foram o PR4 Rota das 4 aldeias, o PR5 Rota dos Serranos e o PR3 Rota da Levada, utilizamos ainda um pouco da GR21 Rota das aldeias de Xisto.

• Photo of AnaTeresaSimoes
    AnaTeresaSimoes Mar 10, 2021

Olá Carlos bom dia! Excelente descrição, muito obrigada pelo fantástico trabalho e reportagem.
    Queria muito fazer este percurso assim que as condições o permitam.
    Tenho só uma pequena questão logística: a que horas iniciaram a caminhada? Uma vez que indica que terminaram já de noite, sendo Janeiro, queria só ter uma ideia da hora de começo para ajustar os meus horários, caso consiga ir por estes dias.

CarlosPinto Mar 10, 2021

Olá anatpsimoes.
    Nós iniciamos no Castelo da Lousã às 08h00 e terminamos por voltas das 17h30 como foi realizado em Janeiro já era escuro. Se o fizer na Primavera às 18h ainda é de dia.
    Com paragens para fotos, videos, apreciar a beleza desta serra e para comer, mesmo a caminhar tranquilo, faz-se em cerca de 9h a 10h.
    Boas caminhadas, qualquer dúvida disponha.

• Photo of Hiking, Trekking & Other's
    Hiking, Trekking & Other's Mar 19, 2022

Trilho muito bonito, com todo o tipo de paisagens características da serra da Lousã.
    Gostei muito. Obrigado

• Photo of Hugoxwk
    Hugoxwk Apr 2, 2022

Trilho brutal, com paisagens magníficas. A repetir…