Sana Peito do Pombo (Ida e Volta)

December 10, 2023
December 2023

near Sana, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha começa seguindo reto logo após o Centro de Visitantes e a entrada para o Circuito das Águas do Sana. Na primeira metade da trilha, andei por uns 3,5km em trilha bem demarcada e aberta, em meio a Mata Atlântica. Aí tem uma porteira e uns 800m andando numa área mais rural, passando outra porteira, se aproximando de um rio. Dessa parte rural já pode se ver o Peito do Pombo.

Ao chegar no rio, cruze ele e PULE A CERCA-PASSAGEM para continuar na trilha. Aí você chegará na famosa parte do pasto. É uma subida (150m de desnível em 700m de distância) que você vai indo em direção aos bambuzais por caminhos de vaca zigue-zagueando. Vai passar por duas porteiras-passagens e uns 200m depois por mais uma e aí vai entrar numa trilha de Mata Atlântica fechada íngrime (quase 400m de desnível em 1,3km). Se prepare, pois essa é a parte mais exigente. No final, tem uns 3 trechos com corda, mas que é possível subir sem, utilizando noções bem básicas de escalada. São trechos curtos e sem grande exposição.

Dica: tem um subcume ao lado do Peito do Pombo cuja vista para ele é incrível. Não deixe de ir lá. Eu fui primeiro nele, pois o acesso é à esquerda da trilha logo antes de chegar ao Peito do Pombo (depois de ter passado 2 cordas acho).

Distância total: 14km
Desnível: 900m
Tempo: 2h20m pra subir e 1h30m para descer (mas pode levar até 3h pra subir e 2h30m para descer)
Dificuldade técnica: moderada (escalaminhar em mata úmida com raízes no último trecho). Para quem não faz trilhas e está com calçado inadequado, num dia após chuvas, é difícil
Dificuldade física: moderada para quem está com bom preparo físico. Pesada para quem não está.
Orientação: exige alguma noção na parte do pasto, mas assim, pode usar o meu tracklog que está certinho!
Exposição ao sol e ao vento: só na parte do pasto e lá em cima
Exposição a quedas: só relevante no pico
Exposição a animais peçonhentos: não encontrei nenhum

PictographInformation point Altitude 1,052 ft

Até essa porteira a trilha é em Mata Atlântica/mata ciliar. Agora é andar em área rural até o rio

Ainda na área rural, se aproximando do rio

Cruzar esse rio e pular a cerca para continuar na trilha para o Peito do Pombo. A outra trilha que tem ali vai para outros picos

Ela indica o caminho, mas informa que a altitude do Peito do Pombo é de 1400m, o que está equivocado. Está mais próximo de 1180m

Essa passagem é no mesmo local em que se encontra a placa má informativa. Deve-se passar aí pra entrar no trecho de pasto. Nesse trecho é preciso sempre subir tendo em vista os bambuzais!

Essa passagem já é lá em cima, depois de ter passado o trecho de pasto. Aí se anda só mais um pouco nesse campo e depois já se chega no trecho de mata fechada e de subida

Prepara-se para mata fechada e subida íngrime

Embaixo do Pico do Peito do Pombo

Para subir ao pico mesmo, é preciso escalar a pedra, mas chegar embaixo dela já vale. É um belo visual

Vista perfeita para o Peito do Pombo

• Photo of Priscila Rodrigues 5
    Priscila Rodrigues 5 May 17, 2024

Boa Noite! Nessas partes de pasto, encontra com vacas no caminho? Ou é tranquilo?

• Photo of Carlostakashi
    Carlostakashi May 17, 2024

Oi Priscila, bom dia! Tem vacas sim!
    Eu até empunhei meu bastão de trilha para caso alguma me estranhasse (elas ficam agressivas quando estão com seus filhotes), mas não tive problemas: elas passaram e foram embora.
    De qualquer modo, leve um bastão de trilha e se ver que tem bezerros, passe mais longe das vacas ou, se elas tiverem passando, espere elas passarem. Fora dessa situação, as vacas são pacíficas.

• Photo of Priscila Rodrigues 5
    Priscila Rodrigues 5 May 17, 2024

Obrigada pela resposta e pelas dicas!