Pedra Vermelha - Mairiporã / SP

April 10, 2021
April 2021

near Jardim Sun Valley, São Paulo (Brazil)

Não conhecia a Pedra Vermelha e na busca por lugares de baixa procura, primeiramente para evitar contrair Covid, e em segundo, porque eu sempre gostei mesmo – quanto mais vazio, melhor! – eis que surgiu essa oportunidade.

A Pedra Vermelha é uma trilha de nível moderado e exige condicionamento físico. Considero ela interessante para treino preparatório de temporada de montanha, por ser subida constante durante todo o trajeto. O lugar em si não é fácil acesso, é mais região de chácaras, então se alguém souber como fazer para chegar até aqui de transporte público, compartilha a informação. O charme da Pedra Vermelha está em ficar para ver o pôr-do-sol.

ACESSO – Chegamos via Estrada Vermelha, deixamos o carro na Rua Das Paineiras e comecei a gravação desde tracklog aqui (o carro ficou ali sem perigo de ninguém mexer). Prosseguimos pela mesma via até chegar em um trecho pavimentado, encarando uma subida extremamente íngreme (penso que a subida pelo asfalto foi mais pesada do que a trilha em si! ;p). E uma vez lá encima, viramos á direita, pegando a Rua Fibitirumas e seguindo até o final dela, para chegar até a entrada da trilha.

TRILHA – Trajeto curto – considerando a entrada da trilha até o topo da Pedra – e com pouca exposição solar – exposição só lá no alto da Pedra mesmo. E mal adentramos o mato, alguns metros adiante, nos deparamos com uma enorme gruta. Além do mirante que nos aguardava lá encima, considerei a gruta um diferencial, que quebrou a monotonia de caminhar pela trilha serpenteante, e nos ofereceu uma aventurazinha nos fazendo avançar entre as pedras e escalaminhar por vias bem estreitas e sempre em ascensão (leve lanterna de cabeça!).

Após sair da gruta, percorre-se um curto trecho bem delineado pela mata e se depara novamente com as rochas. Aqui nessa segunda passagem não é tão estreita como a outra e nem tão escura, mas oferece ao fim uma pequena escalaminhada pelas raízes das árvores pra sair dali. Recomendo manter as mãos livres.

>> Ressalto que a passagem pelas rochas é totalmente opcional. Se não se sentir confiante ou tiver claustrofobia, basta contornar a rocha, tem caminho bem demarcado.

Após estas duas passagens, a trilha segue bem delineada e sem bifurcações, em terreno irregular. Mais adiante vire a direita e tenha acesso a Pedra Vermelha e contemple o panorama.

OBSERVAÇÕES:

>> Caminho da ida gravei o trajeto mais interessante passando por dentro da gruta, e o caminho da volta fiz o trajeto de quem opta vir por fora (É só contornar a rocha). Exceto por este pequeno detalhe, não houve demais alterações.
>> Na Pedra Vermelha pega sinal de wi-fi (Na base não);
>> Não localizei nenhum ponto de água, portanto, leve ao menos 2 litros. Leve lanche de trilha também, não tem nada lá por perto.
Preserve a natureza, leve seu lixo de volta! ;)

Subida Estrada Pavimentada

RUA DAS PAINEIRAS. ESSE É O ÚNICO TRECHO "CONCRETADO".

VIRE Á DIREITA

AQUI JÁ AVISTAMOS A PEDRA DE LONGE

Entrada Da Trilha

Entrada Pela Gruta

Caso não queira continuar o caminho por dentro da gruta, tem a opção de ir for fora, contornando ela. Acesso pelo lado direito.

Photo ofÁ Direita - Passagem Por Entre As Pedras II Photo ofÁ Direita - Passagem Por Entre As Pedras II Photo ofÁ Direita - Passagem Por Entre As Pedras II

Á Direita - Passagem Por Entre As Pedras II

Esquerda > Exploração da outra parte da gruta / Direta > Continua o caminho rumo ao topo da Pedra Vermelha, mas adentrando novamente as rochas.

Saída Da Passagem II

Assim que se sai da gruta, percebe-se uma trilha que também vem contornando as rochas. Este é um caminho opcional para quem não quer vir por entre as pedras. É mais rápido e menos arriscado para que desce após o pôr-do-sol.

Trilha

Trajeto estreito e delineado. Terreno irregular e de constante subida.

Esquerda > Acesso a uma pedra. Árvores tampam o horizonte.

Paramos aqui para fazer uma pequena pausa, mas a Pedra Vermelha está bem próxima.

Já temos acesso ao horizonte.

Pedra Vermelha

• Photo of maressa_proenca
    maressa_proenca Jul 3, 2021

Obrigada pela descrição, pelos detalhes, vou tentar ir hoje ❤️🙏🏻

Ariane GS Jul 5, 2021

Obrigada Maressa! \o/ Depois conta pra gente se deu tudo certo! Boa trilha! Abraços!

• Photo of Daniel.FN
    Daniel.FN Aug 16, 2021

Há uma outra pedra mais a frente no Google chamada de Pedra Lisa. Saberia me informar como faço para iniciar trilha para lá?

Ariane GS Aug 16, 2021

Olá, tudo bem? Daqueles lados ainda não conheço muita coisa. Se está sinalizando no Google, provavelmente as chances de sucesso em chegar até o topo da Pedra são maiores.

• V Xerin Aug 26, 2021

Uau, vou lá, valeu pela dica

• Photo of plensp
    plensp Dec 24, 2021

Visual lindo..facil navegação

Ariane GS Dec 24, 2021

Agradeço o feedback Plensp!

• Photo of Amanda Barros M.
    Amanda Barros M. Feb 13, 2022

Top!

• Photo of camila.cfribeiro
    camila.cfribeiro Jul 18, 2022

Eu fiz está trilha, dia 17/07/2022... Após ler os comentários a respeito.
    De fato é uma trilha curta, mas exige um condicionamento físico Bom... Em razão da subida ser íngreme.
    A subida é incrível... Tem uma gruta que vc pode passar por baixo da pedra.
    Lá em cima deu para perceber que dá para fazer acampamento.

• Photo of Hugo Amano
    Hugo Amano Apr 17, 2023

Segui esse track hoje , muito obrigado! Comsacional 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Ariane GS Apr 19, 2023

Grata pelo feedback pessoal! Demonstra que por hora as demarcações estão nos conformes e segue trajeto atualizado.

• Photo of 001RDG
    001RDG May 6, 2023

Obrigado pelas dicas

• Photo of Raquel Mancini
    Raquel Mancini May 14, 2023

Vou fazer essa trilha me pareceu bem curta então são 4km ida e volta né? Percebi que tem muito vai e volta na parte de cima já chegando na pedra . Vc se perdeu? Teve que voltar ?

Ariane GS May 14, 2023

Olá, Raquel! A trilha é curtíssima mesmo, esses quase 4km é o percurso completo de ida e volta.
    Não tem como se perder lá na pedra, esse vai e volta registrado é porque não pausei o wikiloc e fiquei andando pra pegar uns ângulos legais para registro fotográfico.

Ariane GS May 14, 2023

Grata pelo feedback Rodrigo Vilela 🙌🏻

• AndersonPedepano Jul 6, 2023

Esse trilha é só para caminhada ou daria para passar se bike?

Ariane GS Jul 6, 2023

Olá Anderson! Só caminhada mesmo.

• Photo of Lucas Furtado
    Lucas Furtado Jul 23, 2023

Muito boa a trilha! 4km o circuito total com muita subida (principalmente no inicio, para quem não quiser pode subir de carro até o início da trilha), e de brinde uma gruta absurdamente magnifica. Experiência única. Recomendo!

Ariane GS Jul 23, 2023

É um lugar bem simpático mesmo. Bom para treino. Agradeço o feedback Lucas. Que legal que vc gostou.