Pedra Queixo d' Anta

June 22, 2019
June 2019

near São Francisco Xavier, São Paulo (Brazil)

Trilha do Pico Queixo D'Anta em São Francisco Xavier - São José dos Campos

O pico está situado em uma propriedade particular a 10 quilômetros do centro de São Francisco Xavier, o acesso se dá por uma estradinha precária (Tivemos problema em um trecho um pouco mais íngreme onde o carro subiu apenas com o motorista e de ré) de terra de sete quilômetros quase impossível de se percorrer em dias úmidos.

Seus proprietários permitem o acesso ao cume somente após o pagamento de uma taxa de 25 reais.

Seu livro de cume está localizado no ultimo mirante, descendo por uma corda fixa cerca de 50 metros do cume verdadeiro. Uma clareira perto do mirante permite a instalação de até três barracas para um pernoite.

A trilha tem navegação fácil, com placas pelo caminho orientando o visitante, porém se precisar de um guia, o cachorro Pingo pode fazer o serviço aha dependendo de sua vontade, ele não quis ir com a gente.

A trilha considero como média, o trecho é curto (3km até o mirante final) porém com um ganho considerável de altitude, necessitando atenção em alguns pontos.
O Trecho de corda é tranquilo para se fazer.

A vista final é deslumbrante, podendo se enxergar um continuo lindo da Serra da Mantiqueira, desde de a região de monte verde.
É possível também enxergar a cidade de São José dos Campos.

Trilha realizada com os amigos, Romário, Edgar, Nobre e Iza.
Alto e Avante.

Local com infraestrutura e uma senhora simpatia de quem vive no interior. Espaço para estacionamento e se for necessário acampar, é possível também.

A esquerda evita trecho de aclive, direita sentido Cume

• Photo of Subjetivo
    Subjetivo Jul 16, 2023

Atualização - Agora a trilha do Queixo d'Anta só pode ser feita com guia cadastrado na fazenda. Tem um perfil no Instagram com a relação de guias - @trilhaqueixodanta

• Photo of Luís e Adriana
    Luís e Adriana Sep 17, 2023

A dona Ricardinha, infelizmente, vendeu sua fazenda. Já subi esta trilha inúmeras vezes e, depois de 15 anos viemos para fazê-la uma vez mais. Ao chegar na porteira, um aviso diz: Para subir, há necessidade de contratar um guia em SFX. O proprietário atual impede que se faça a trilha sem a presença de um guia. Não concordo! O início da trilha é dentro da fazenda, mas, o pico não, além do que, considero (creio) que o acesso é como se fosse uma passagem de servidão, portanto, não poderia ter qualquer restrição. E se o pico fosse um local de peregrinação dos moradores do entorno? O proprietário poderia restringir? Creio que não. Não sou contra a contratação de um guia (quem se sentir inseguro em fazê-la, contrate), desde que seja uma escolha do contratante e não uma imposição. Fomos impedidos de fazê-la, mas, seguimos a estrada de terra à pé, já que perdemos um bom tempo vindo de SFX. Nesta caminhada, vi que há um outro acesso para o pico que fica bem mais à frente. Este acesso se interliga a trilha tradicional, a meia caminhada do pico.