Pedra-Piri (Cidade de Pedra-Pirinópolis) - LEIA A DESCRIÇÃO!

Photo ofPedra-Piri (Cidade de Pedra-Pirinópolis) - LEIA A DESCRIÇÃO! Photo ofPedra-Piri (Cidade de Pedra-Pirinópolis) - LEIA A DESCRIÇÃO! Photo ofPedra-Piri (Cidade de Pedra-Pirinópolis) - LEIA A DESCRIÇÃO!

May 20, 2019
May 2019

near Santa Meia Ponte, Goiás (Brazil)

ATENÇÃO: essa travessia passa por terras particulares e empreendimentos privados de ecoturismo. É fruto de um trabalho voluntário e colaborativo e as regras aqui apresentadas são condições para que a travessia permaneça aberta, e por tal motivo aqui apresentamos apenas alguns pontos, para estudo prévio da rota e traçar seu tracklog. NÃO DISPONIBILIZAMOS TRACKLOG, não insista. NÍVEL AVANÇADO, NÃO RECOMENDADA PARA INICIANTES. NECESSÁRIO CONHECIMENTO DE ORIENTAÇÃO/NAVEGAÇÃO E TÉCNICAS DE TREKKING.

DESCRIÇÃO:
Localização: Pirenópolis (GO)
Ponto de início: Estrada de acesso à Cidade de Pedra (Pirenópolis, GO)
Ponto de Término: Centro Histórico de Pirenópolis (Pirenópolis, GO)
Sentido: Cidade de Pedra>Pirenópolis
Extensão: 40km
Dias necessários: 3 dias, podendo ser realizada em 2
Navegação: Difícil. Não há sinalização. Navegação por GPS ou Bússola
Severidade do meio: Alta
Esforço físico: Alto
Tipo de terreno/ambiente: Terreno pedregoso, vegetação fechada, poucos pontos de água, alta exposição ao sol.
Custos: ingressos; pernoite; transfer (Sugestão: Rubens - Whatsapp: 62 9962-6559)
Aviso prévio: Sim. O interessado deverá avisar com antecedência: a proprietária da área entre a Cidade de Pedra e o Mosteiro Budista, a administração do Mosteiro Budista e a administração da Cachoeira São Jorge.
Obs. adicionais: mínimo de 3L de água por pessoa; recomendado uso de Perneiras para proteger de picada de cobras.

DIA 1: A trilha tem início na área de estacionamento na entrada da Cidade de Pedra, cortando-a no sentido Leste-Oeste e passando por diversos tipos de formações rochosas. Recomenda-se iniciar a trilha até as 8h da manhã. A navegação e progressão na Cidade de Pedra é difícil, por ser um verdadeiro labirinto de pedras e não haver trilhas ou carreiros. O ponto 'Restaurante Panorâmico' é um lajeado que se alcança próximo do meio-dia, por isso seu nome. Dali, após cerca de 6 km adentra-se nos limites do Mosteiro Zen Eisho-Ji (Mosteiro Budista/Cachoeiras dos Dragões). Percorre-se então 5km entre carreiros numa área de campo natural, passando por um ponto de água. Após o campo segue-se em vegetação fechada até o encontro das trilhas do Mosteiro, dando acesso às cachoeiras Dragão do Céu e Rei dos Dragões, permitindo descanso e banho.

Segue-se então a trilha bem demarcada e com sinalização para a sede do Mosteiro, onde o caminhante deixará uma contribuição espontânea em dias normais ou 50% do valor de ingresso em dias de férias e feriados, conforme orientação da administração do local. Saindo do Mosteiro segue-se para a Cachoeira São Jorge, local do primeiro pernoite. O pernoite na cachoeira São Jorge está condicionado à autorização prévia da administração do local e pagamento a combinar. Distância percorrida: 18,2 km. (Também é possível pernoitar na casa do Sr. Valdeir, caminhando mais 1,8 km a partir da cachoeira São Jorge) OBS: É PROIBIDO ACAMPAR EM QUALQUER PONTO ENTRE A CIDADE DE PEDRA E A SEDE DO MOSTEIRO BUDISTA. A ÁREA PERMITIDA PARA CAMPING É A CACHOEIRA SÃO JORGE.

DIA 2: . No segundo dia cruza-se o rio da cachoeira São Jorge para encontrar a estrada que leva até o alto do Morro do Macaco, onde será necessário cruzar uma cerca. Após uma leve descida chega-se a um dos melhores mirantes da trilha. Segue-se um carreiro de boi e cruza-se uma pequena vereda, tomando então a direita, acompanhando a vereda até chegar a mais uma descida onde há outra cerca para cruzar, havendo uma grota no lado direito, onde em dias de chuva forma uma queda d´água. Tomar bastante cuidado com arame farpado. A partir daqui a trilha segue em vegetação mais fechada, principalmente capim, tendo o Morro do Macaco sempre à esquerda. Como referência há o Altar, uma enorme pedra situada mais à beira da ravina à direita. A partir do Altar continua-se mantendo o Morro do Macaco à esquerda até sair da vegetação mais fechada e ficar visível uma fazenda. Toma-se a esquerda, caminhando na cota, com algum desnível e algum sobe-desce, até se alcançar outra cerca, já da propriedade do Senhor Erino. Cruzando a cerca, segue-se gradualmente morro acima, até as vias de escalada, na propriedade do Sr. Erino (Este trecho é bastante exigente, com lances de escalaminhada. Uma corda pode auxiliar quem tiver dificuldades). Descendo das vias de escalada chega-se a uma bifurcação (Erino à direita, Ereni à esquerda). Toma-se o rumo do camping na propriedade da Sra. Ereni, local do segundo pernoite. Chegando na propriedade da Sra. Ereni ao entardecer, tem-se uma bela visão do Morro do Macaco colorido de laranja. Distância percorrida: 10,1 km. OBS: 1) NÃO HÁ PONTOS DE ÁGUA ENTRE A CACHOEIRA SÃO JORGE A SRA. ERENI; 2) MANTENHA PORTEIRAS, CERCAS E COLCHETES COMO ENCONTROU, ATENTADO PARA OS AVISOS; 3) PARA O FORMATO DE DOIS DIAS SUGERE-SE SEGUIR NO SENTIDO SR. ERINO.

DIA 3: O último trecho parte da casa da Sra. Ereni em direção à uma casa em ruínas, denominada ‘Casa Encantada’, onde talvez seja possível encontrar água corrente em um cano atrás das ruínas. No outro lado da cerca segue-se uma trilha cavaleira bem demarcada em direção ao alto da Serra do Pedro, obtendo-se um visual único dos Três Picos (Parque Estadual dos Pirineus). No alto da serra cruza-se outra cerca. Já na descida da serra, será necessário cruzar alguns portões e colchetes. A trilha cavaleira continua até uma estrada. Na primeira parte da estrada passasse por um restaurante, que talvez esteja em funcionamento. A caminhada segue então unicamente pela estrada, passando o Morro do Frota, levando o caminhante até a Capela de São Judas Tadeu. A travessia finaliza na Ponte Velha, sobre o rio das Almas, já no centro da cidade. Distância percorrida: 15,4 km.

POSSIBILIDADES DE PERCURSO
3 Dias
Dia 1: Cidade de Pedra-Cachoeira São Jorge (18,2km). Pernoite na Cachoeira São Jorge.
Dia 2: Cachoeira São Jorge-D. Ereni (10,1 km). Pernoite no camping da D. Ereni.
Dia 3: D. Ereni-Pirenópolis (15,4 km).
2 Dias
Dia 1: Cidade de Pedra-Sr. Valdeir (20 km). Pernoite no Camping do Sr. Valdeir.
Dia 2: Sr. Valdeir-Pirenópolis (25,5 km). *nesse caso pega-se a bifurcação rumo ao Sr.
Erino.

2 Dias (Parcial 1)
Dia 2: Cachoeira São Jorge-Sr. Erino (10 km). *nesse caso pega-se a bifurcação rumo ao Sr. Erino.

2 Dias (Parcial 2)
Dia 1: Cachoeira São Jorge-D. Ereni (10,1 km).
Pernoite no camping da D. Ereni. Dia 2: D. Ereni-Pirenópolis (15,4 km). * pode-se percorrer no sentido inverso