Pedra Grande (Rota 1) - Igarapé - MG

Photo ofPedra Grande (Rota 1) - Igarapé - MG Photo ofPedra Grande (Rota 1) - Igarapé - MG Photo ofPedra Grande (Rota 1) - Igarapé - MG

February 28, 2023
February 2023

near Conquista, Minas Gerais (Brazil)

Pela BR 381 sentido São Paulo passamos por Betim, São Joaquim de Bicas e logo após vem Igarapé. Ainda pela BR passando pela entrada de Igarapé ( que tem uma placa na marginal indicando a entrada da cidade) fique atento pois a entrada para a estrada que leva a trilha se dá em uma curva na BR. Conhecida como curva da ferradura. É uma subida então basta apenas atenção.

Essa curva da entrada para a Av dois. Uma estrada de paralelepípedo. Cerca de 1 km a frente existe uma bifurcação onde a estrada da esquerda é de terra. Ela é o caminho até a trilha. Siga por essa estrada de terra até o ponto no Google maps chamado "trilha para pedra grande". Existem dois pontos com esse nome. Paramos no primeiro dessa vez. Em outro momento faremos a trilha indo até o segundo ponto de entrada para outra trilha mais acima que também leva a pedra e tem um caminho mais curto. Obs: a estrada é larga mas acidentada e com minério. Ideal ir devagar.

Assim que passar por uma cerca de madeiras e algumas pedras bem grandes já se vê a trilha . Seguindo por ela erramos a entrada logo no início e voltamos . Da pra ver no nosso trajeto. É só pegar a entrada mais a direita que é um morro de pedras. No nosso erro pegamos uma mata mais fechada.

Seguindo essa estrada cheia de pedras não tem erro. Você irá direto até a Pedra grande. A estrada é bem aberta sem mata fechada, mas são alguns kms de total subida em curvas em um terreno extremamente acidentado e com muitas pedras grandes. Vale a observação que toda a subida ja te oferece visões muito bonitas da paisagem. Mais acima no final das curvas vem um platô bem aberto de terra e mato rasteiro. Dependendo do dia e do momento você consegue ver as nuvens passando por você. Seguindo reto você irá ver de frente a pedra. É um ponto incrível da trilha onde ela surge repentinamente em sua frente. É fantástico. Impressionante mesmo. Logo a frente vem um vale que te traz uma descida muito chata. Ingrime e com cascalho. Perigosa até. Ideal descer bem devagar e com muito cuidado. Bastão ajudou muito nesse ponto. Descendo o vale e subindo um morrinho já tem acesso a uma trilha lateral que leva as rochas maiores. A trilha é bem visível e fácil de seguir. A medida que vamos ganhando altura a terra com minerio diminui e vamos começando a subir muitas pedras.

Por fim existe um ponto onde é necessário escalar as pedras e passar por dentro das rochas para ter acesso ao ponto final da trilha. Passando por esse ponto você estará no meio das pedras enormes que compõe a pedra grande. Ainda existe uma pequena trilha a ser seguida sempre a direita e nos passos finais é necessário uma escalada e alguns passos perigosos em cima das pedras mas você terá acesso ao topo da pedra.

Vi alguns produtores de conteúdo dizendo que é uma trilha facil. Isso é muito relativo. E não consideramos uma trilha facil. São vários kms de subida intensa em um terreno com muitas pedras e por fim uma escalada entre enormes pedras. Então existe uma grande chance de incidentes principalmente com torções e quedas. Exigindo muita atenção, paciência e certo preparo físico. Então pode ser fácil para quem tem preparo físico e atenção. Mas não é uma trilha tão simples como por exemplo as da serra do rola moça não.

Mas terminando o topo oferece uma das mais belas vistas que tivemos. Inexplicável mesmo. Uma visão 360° de uma paisagem fantástica. E a incrível sensação de ver e sentir as nuvens passando por você. Estar dentro delas é algo inenarrável. Um lugar realmente incrível que vale a caminhada com certeza. Para voltar fizemos o mesmo trajeto da ida. O carro ficou na estrada próximo a entrada sem problemas.

Mais fotos, vídeos e informações sobre essa trilha nos chame no @depenatrilha