Pedra Grande Gomeral-SP - Pousada Alem das Nuvens - Guaratinguetá/SP

Photo ofPedra Grande Gomeral-SP - Pousada Alem das Nuvens - Guaratinguetá/SP Photo ofPedra Grande Gomeral-SP - Pousada Alem das Nuvens - Guaratinguetá/SP Photo ofPedra Grande Gomeral-SP - Pousada Alem das Nuvens - Guaratinguetá/SP

September 22, 2021
September 2021

near Ribeirão Grande, São Paulo (Brazil)

Fui e voltei pelo mesmo percurso.
A gravação esta somente de ida.

Fiz em meio período pra conhecer a Pedra Grande e voltei para o Caminho da Fé.

Pessoas comuns levam em media de 2:30h de subida.

Com o tempo nublado e neblina baixa, nao deu pra ter a bela visao de toda região estando no alto.
Mas mesmo assim valeu pela trilha e momento único de conexão com a natureza!

Muitos fazem o circuito pra conhecer tudo.
Segue tracklog:

Fiz ida e volta para o mesmo ponto, pois ainda tinha que fazer uma outra caminhada no mesmo dia.

O filho da Alice da Pousada e Restaurante Além das Nuvens é guia e conhece tudo da região.
Guia Wanderson Chiaradia.

Pousada e Restaurante Além das Nuvens (Alice)
Gomeral-SP
Contato: 12-99777-0535

O bairro do Gomeral está encravado na parede da Serra da Mantiqueira, entre os municípios de Guaratinguetá e Campos do Jordão, um local repleto de vales, mirantes, cachoeiras, montanhas, pássaros, entre outras belezas naturais, nesse roteiro iram explorar o símbolo desta região, vão subir até o cume da Pedra Grande do Gomeral (1800m).
A trilha de 5km ida e volta exige bom condicionamento físico e experiência em roteiros de montanha.
O percurso inicia em pasto até entrar na mata, a subida tem trechos técnicos, com utilização de corda para apoio na subida/descida.
Essas cordas estao fixas no local.
Já no alto, a visão do Vale do Paraíba é incrível, qd nao estiver nublado como no dia que fui.
Nossa Senhora do Monte Serrate na caixa de vidro.

Tem um video no you tube que podera te ajudar a entender um pouco do atrativo:

PictographMountain hut Altitude 3,442 ft

8.36h inicio e saida da pousada alem das nuvens - Alice

estava esperando o tempo melhorar por conta d chuva e neblina - mas nao teve jeito - o tempo ficou fechado ate 12h

Inicio de trilha atravessando a estrada e subindo ladeira a Dir em direção ao pasto cheio de vacas

a trilha é bem demarcada e facil de seguir no começo.

Photo ofpasse e feche a porteira!!! aqui continue na trilha subindo - 460m Photo ofpasse e feche a porteira!!! aqui continue na trilha subindo - 460m Photo ofpasse e feche a porteira!!! aqui continue na trilha subindo - 460m

passe e feche a porteira!!! aqui continue na trilha subindo - 460m

Esq da árvore - 790m 8.57h

Photo ofNesse ponto vire qd ver a pedra no chao a dir subindo pelo pasto rumo a mata - nao descer como fiz - errei o caminho - 950m Photo ofNesse ponto vire qd ver a pedra no chao a dir subindo pelo pasto rumo a mata - nao descer como fiz - errei o caminho - 950m Photo ofNesse ponto vire qd ver a pedra no chao a dir subindo pelo pasto rumo a mata - nao descer como fiz - errei o caminho - 950m

qd ver a pedra no chao, vire a direita subindo o pasto e logo vc vera o pico da pedra e a mata que tem que entrar. nao tem trilha demarcada nesse trecho, mas é facil continuar ate a mata q tem trilha demarcada nitidamente

Photo ofInício de mata - passa pela cerca e continua a trilha - cuidado se o terreno estiver molhado - escorrega muito - 1.37km Photo ofInício de mata - passa pela cerca e continua a trilha - cuidado se o terreno estiver molhado - escorrega muito - 1.37km

as folhas umidas escorregam muito, fora o barro. Uma delicia de mata fechada.

Photo ofA dir vai para o cume com apoio nas árvores e raízes e a esq tem a fenda com outra visao do outro lado. Escala - 2.11km Photo ofA dir vai para o cume com apoio nas árvores e raízes e a esq tem a fenda com outra visao do outro lado. Escala - 2.11km Photo ofA dir vai para o cume com apoio nas árvores e raízes e a esq tem a fenda com outra visao do outro lado. Escala - 2.11km

fui na fenda na volta. Nao esta gravado aqui, mas pode ir e ser feliz!!! É so seguir a trilha.

Photo ofApoio com Cordas pra escalada - será 2 lances de corda pra subir - 10.10h 2.21km Photo ofApoio com Cordas pra escalada - será 2 lances de corda pra subir - 10.10h 2.21km Photo ofApoio com Cordas pra escalada - será 2 lances de corda pra subir - 10.10h 2.21km

as cordas ja estavam la fixas. Estando o terreno molhado escorrega muito e é precipício. tem q ter muito cuidado.

Photo ofArea limpa com Nossa Senhora do Monte Serrate numa caixa d vidro - neblina forte - 2.41km 10.24h Photo ofArea limpa com Nossa Senhora do Monte Serrate numa caixa d vidro - neblina forte - 2.41km 10.24h Photo ofArea limpa com Nossa Senhora do Monte Serrate numa caixa d vidro - neblina forte - 2.41km 10.24h

a pedra do topo fica a frente no meu ponto final - tem como continuar o circuito - nao fiz ele - voltei pela mesma trilha de ida.