Pedra do Pontal c/ Pedra do Equilíbrio - PEPB

Photo ofPedra do Pontal c/ Pedra do Equilíbrio - PEPB Photo ofPedra do Pontal c/ Pedra do Equilíbrio - PEPB Photo ofPedra do Pontal c/ Pedra do Equilíbrio - PEPB

November 14, 2022
November 2022

near Gleba Finch, Rio de Janeiro (Brazil)

A pedra do Pontal é uma península que divide-se a praia da macumba e a praia do recreio, através de um estreito faixa de areia; (analisar a maré o horário da vazante para não ficar ilhado ao descer). Ela fica perto do posto 12 da orla do Recreio e logo no início, sobe-se por uma fenda bem demarcada situada num lajeado bem liso e bastante escorregadio que inclina-se para à sua esquerda até a vir algumas demarcações de trilhas em sequência subindo ou circulando alguns lajeado e subindo; contudo todas as demarcações acabam no final dando-se a um lajeado intermediário que antecede a um trecho de escalaminhada que requer cuidado nesse trecho técnico. Após a esse trecho encontra-se a uma grande pedra que divide-se a trilha ao trecho final de subida. À esquerda dessa pedra vc vai pelo trecho das bromélias, onde-se circula perante ao maior lajeado acima (que é o trecho que só sobe de corda e bem mais perigoso). Portanto é um trecho mais seguro para subir e descer até o cume e não precisa usar corda. Caso vc queira ir pela trilha à direita dessa grande pedra; vc avistará alguns grampos e correntes à serem utilizados até o trecho de corda. O trecho da corda é bastante técnico e requer certa experiência ao utilizar-lo, pois não é um trecho curto, pois são dois trechos de corda em sequência. Por isso recomendo o trecho das bromélias.
Nesse meu tracklog, eu subi pela corda e desci pelo trecho das bromélias, portanto existem essas duas opções registradas a quem for usufruir. Ao chegar no cume e quiserem ir à pedra do equilíbrio (coqueluche do momento), tb requer cuidado que é uma descida escorregadia e num trecho de escalaminhada ao final. Para chegar lá basta ir até o dorso do cume pela direita e avistar uma palmeira. Apartir daí tem-se duas demarcações de descidas e em ambas ao final dá -se a uma fenda que vai até a base da pedra do equilíbrio. Não se tem corda no local então cuidado que essa descida dá -se a um precipício. Trilha curta no geral, porem muito técnica com trechos de escalaminhada, cordas, grampos e correntes. Não recomendo a iniciantes e a quem tem medo de altura. Trilha com diversos mirantes ao longo no caminho, além de um cume generoso com alguns destaques de mirante em destaque um no dorso do cume num lajeado e um a direita da descida ao acesso a pedra do equilíbrio.

Início pela orla perto do posto 12

PictographSummit Altitude 370 ft

Cume Pedra do Pontal

Pedra do Equilíbrio

Mirante da praia da macumba

PictographSummit Altitude 392 ft

Pico

Mirante no dorso do cume

• filipearca.c Jul 6, 2023

Detalhada. Atualização apenas de que a volta na pedra tende a ser mais fácil já que a parte da escalada tiraram a corda