Pedra do Pastor - PETRÓPOLIS

54 minutes
January 5, 2024
January 2024

near Bom Sucesso, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminhada começando na Rod. Washington Luiz, na BR 040, em frente ao Posto Eco Rodo, onde deixamos o carro.

Atravessando a rodovia, onde se inicia a trilha, subimos a encosta do morro onde a parte inicial é bem ingrime e escorregadia com vegetação alta e espinhos.

Passando dessa parte chegamos em um descampado com uma vegetação rasteira cheia de capim, que não dava nem pra ver onde pisava.

Conforme fomos subindo chegamos numa antiga estrada de barro e abandonada, onde descemos para a direita conforme fomos caminhando por ela, chegamos num certo ponto que saímos da estrada e voltamos a subir o morro com bastante capim.

Seguimos subindo até chegar no acero, onde tem um grande condomínio.
Onde melhora um pouco para caminhar

Seguimos para a direita costeando o condomínio com uma descida ingrime e uma subida forte pela grama escorregadia.
Seguindo pelo acero caminhando e bem no final onde parecia que terminava a grade do condomínio, novamente voltamos a pegar uma subida bem forte e ingrime.
Viramos e continuamos a subida beirando a grade do condomínio.

chegamos até um certo ponto onde a grade do condomínio termina, e tem um arame farpado, onde atravessamos e continuamos a subir em direção ao cume.
Novamente pegamos uma subida Forte e com bastante capim molhado e escorregando muito. Devido a chuva que caia no dia.

Chegando na crista, a caminhada melhorou um pouco, voltamos a caminhar no que parecia ser um acero.

Seguimos ates do final desse acero que termina na base da Pedra do Pastor.
Deixamos o acero e começamos a subir por uma capinheira com uma vegetação alta, trecho fechado e confuso.
Saindo dessa parte chegamos na crista local aberto que logo já se pode observar o cume.

Na hora que começamos a subir para o cume, o tempo fechou e começou a chover não deu pra ver nada.

Chegando na pedra do pastor, encontramos uma antiga torre destruída, sem livro de cume e como estava chovendo não deu pra apreciar a bela vista, só registramos e voltamos.

Gratidão aos amigos pelo dia