Pedra do Índio

June 2, 2019
June 2019

near Colônia do Educandário, Rio de Janeiro (Brazil)

A trilha, no Vale dos Frades, começa relativamente perto da BR 492. Atravessamos uma enorme área de pasto, com bastante exposição solar (bem poucas árvores no caminho).

Logo no início, um trecho do rio, à direita, é bem convidativo, com uma prainha e uns bancos de terra no meio.

O percurso segue por uma subida leve por cerca de 5 km, quando viramos à direita e iniciamos a subida mais íngreme, costeando o arame farpado. A vegetação, neste trecho, é formada por capim alto e arbustos, que dificultam a ascensão.

Seguimos por ali até o final do arame farpado, por onde passamos para chegar a uma estradinha (!) de terra (bem ruinzinha, mas ainda assim uma estradinha), que segue até o cume da Pedra do Índio.

O interessante nesta trilha é que, enquanto o normal é andarmos por uma estradinha para chegar à trilha, nesse caso, andamos pela trilha para chegar à estradinha! Bizarro!

Na volta, pensamos em explorar a estradinha, na tentativa de descobrir onde ela vai dar, mas os carros estavam do outro lado e preferimos não arriscar.

Assim, seguimos pelo mesmo caminho de volta. Pouco depois do rio (mencionado mais acima), já próximo aonde havíamos deixado os carros, fizemos um desvio até outro trecho do rio, com cachoeira e poço.

Classificação: Moderada
---------------------------------------------
Esforço físico: Moderada superior (mais de 4 horas entre ida e volta, acima de 12 km entre ida e volta, 769m. de desnível, possui obstáculos e piso irregular, principalmente no trecho costeando o arame farpado)
Exposição ao risco: Pequeno
Orientação: Moderada (não há placas indicativas no caminho)