Pedra do Frade - Serra do Mar de Angra dos Reis/RJ

Photo ofPedra do Frade - Serra do Mar de Angra dos Reis/RJ Photo ofPedra do Frade - Serra do Mar de Angra dos Reis/RJ Photo ofPedra do Frade - Serra do Mar de Angra dos Reis/RJ

Very difficult
November 24, 2010

near Cunhambebe, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminhada de 2 dias até o topo da Pedra do Frade, saindo do centro de Bananal e subindo a serra de onibus e passando pelo Camping e Pousada do Brejal.
Caminhada difícil e com poucos trechos de trilha demarcada, cruzando rios, áreas de brejo e muita mata fechada.

Logistica é complicada, já que na época que fomos pegamos um onibus circular no centro de Bananal e que nos deixou no alto da serra, junto de uma Represa no Sertão da Bocaina.
De lá fomos caminhando por uma estrada de terra que é a SP-247 até entrar na trilha, junto ao Rio Bonito.

RECOMENDAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA:
Infelizmente os traficantes de drogas se infiltraram em alguns bairros de Angra dos Reis, tornando perigoso demais finalizar essa caminhada em Angra dos Reis, no Bairro do Frade.
Só faça essa caminhada iniciando em Bananal e retornando pelo mesmo caminho ou descendo para Mambucaba.

Relato, fotos e dicas estão no blog:
clique aqui

Final da trilha no topo do Pico do Frade - Dúvidas: www.trilhasetrips.blogspot.com.br

PictographWaypoint Altitude -3 ft

Trecho de subida até o topo por cordas e escadas

PictographCampsite Altitude -3 ft

Local de acampamento na base do Pico

PictographPanorama Altitude -3 ft

Visto do litoral de Angra e do Pico do Frade

Gruta dos Alemães e último ponto de água

Árvore com inscrição de 'PF'

PictographIntersection Altitude -3 ft

Bifurcação para o bairro de Mambucaba

2ª grande clareira na trilha e com vista para a Pedra do Frade

PictographWaypoint Altitude -3 ft

Início de subida até a crista passando por inúmeros matacões

1ª grande clareira com riacho no meio

PictographTree Altitude -3 ft

Algumas araucárias

Área de pasto - Dúvidas: www.trilhasetrips.blogspot.com.br

Trecho com brejos ao longo da trilha

PictographRiver Altitude -3 ft

Travessia do Rio Goiabeira

PictographWaypoint Altitude -3 ft

Trecho com brejos na trilha

PictographRiver Altitude -3 ft

Travessia do Rio Bonito - Dúvidas: www.trilhasetrips.blogspot.com.br

Área de brejo

PictographPicnic Altitude -3 ft

Grande descampado ao lado do Rio Bonito

PictographRisk Altitude 3,711 ft

Pequena cerca de arame e travessia de riacho

Porteira e antiga placa de Propriedade Particular

PictographPanorama Altitude -3 ft

Vistas da Pedra do Frade à frente

PictographMountain hut Altitude -3 ft

Pousada/Camping do Brejal, pertencente ao Carlinhos - Dúvidas: www.trilhasetrips.blogspot.com.br

PictographRisk Altitude -3 ft

Trecho confuso da trilha com vegetação alta - Cuidado

• plemosgs Feb 27, 2014

Percorri a trilha nos dias 22-23/02/2014.

Visual fenomenal!

É válido comentar que se se planeja atingir o cume em um dia, é imprescindível começar a trilha cedo (não depois das 10h).

Diversos trechos com mata fechada e muitas árvores caídas. É importante estar seguro de sua orientação.

Depois de adentrar a mata, são limitados os locais de acampamento. Na frente da gruta dos alemães podem ser apertadas até duas barracas pequenas/médias.

• plemosgs Feb 27, 2014

Percorri a trilha nos dias 22-23/02/2014.

Visual fenomenal!

Trilhas e trips Feb 27, 2014

Parabéns pela caminhada. Já recebi alguns e-mails que tentaram chegar no topo por essa trilha e tiveram vários problemas.
    É uma caminhada p/ poucos. Muitos encontraram a vegetação tomando conta da trilha e em vários trechos a trilha se perde totalmente.
    Os avisos desse problemas e do que encontrar nessa trilha eu já tinha colocado no relato que eu escrevi.
    P/ quem irá fazer essa trilha, eu recomendo levar o relato e segui-lo à risca.
    Abcs e valeu pela atualização.

• Photo of marciofontenele
    marciofontenele May 20, 2015

Caminhada boa e pesada. Fiz em um dia, na volta ao final eu estava acabado (estava em péssima forma fisica), mas foi fenomenal. como foi dito anteriormente, tem que começar a trilha bem cedinho, quanto mais cedo melhor. Levem GPS, mapa e relatos pois se perde fácil por lá. Há diversas trilhas secundárias, então fiquem sempre atento. A mata é bem fechada com arvores caidas. Importante: vão no inverno, pois no verão a trilha vira um lamaçal devido as chuvas, levem uma bota de cano alto caso tenha chovido bastante nos dias anteriores. Os pés afudam muito fácil na lama, vai até a canela. Como o plemosgs disse, há muito pouco local para acampar.

Trilhas e trips May 22, 2015

Parabéns Marcio.
    Vc é um dos poucos que completaram essa trilha até o topo.
    Imagino que não deve ter sido fácil.
    Só lamento por vc ter feito em apenas 1 dia.
    Chegando ao topo, o lugar tem uma linda vista do amanhecer e acampar lá vale todo o esforço.

• padilhadim Jul 10, 2015

Fiz essa caminhada em setembro de 2014. Iniciei às 8h, pernoitei no cume e retornei na manhã seguinte pelo mesmo caminho (Bananal).

Durante a semana que antecedeu a caminhada, conversei bastante com o senhor Carlinhos, que é dono da Pousada Brejal, no início da trilha. Também estudei os relatos na internet, sobretudo este do Augusto, que está bem detalhado. Inclusive o levei impresso comigo para orientação durante a caminhada.

A caminhada é longa e cansativa. Há muitas bifurcações pelo caminho, lama (independente da época do ano) e riachos (ótimo para abastecer as garrafas com água fresca).

Em um certo ponto (pouco depois da árvore com a marcação "PF"), uma GIGANTESCA árvore foi arrancada do solo com raiz e tudo, caiu e encobriu toda a trilha (neste trecho o aventureiro precisará contornar a árvore caída pelo mato para encontrar a trilha do outro lado. Fiz o contorno pela direita, passando pelo grande buraco no solo aberto pela raiz da árvore). O pequeno trecho de escalaminhada até o alto da pedra merece bastante atenção, principalmente com as cordas e raízes usadas para subir o trecho.

No mais, é ter bastante atenção e um preparo físico descente para desfrutar da bela paisagem lá do alto da pedra.

Aqui o vídeo da minha caminhada: https://www.youtube.com/watch?v=shCpY-haxOM

Abraço a todos.

Trilhas e trips Jul 15, 2015

Parabéns pela caminhada e por conseguirem chegar no topo sem maiores dificuldades.
    Ou pelo menos com poucas.
    Seu comentário é bem útil para outras pessoas.
    Coloquei lá no relato para que as pessoas vejam esses comentários aqui.
    Podem ajudar na trilha.
    Valeu.

• padilhadim Jul 15, 2015

Caminhada longa e cansativa, apesar de não apresentar um desnível muito acentuado. A navegação/orientação dentro da mata nesta caminhada requer certa experiência (há dezenas de bifurcações, árvores caídas no caminho, pedras e riachos). O trecho de escalaminhada no final (acesso ao topo da pedra) requer bastante atenção. Croqui do Augusto bastante completo e detalhado.

Trilhas e trips Jul 16, 2015

Infelizmente nessa região são encontrados muitos palmiteiros e essas bifurcações nas trilhas são feitas por eles.
    Na primeira vez que fizemos essa caminhada encontramos um deles na trilha.
    O topo do Frade tem um lindo visual. Só é ruim o trecho pela mata, que é toda fechada e concordo com vc - quem não tem experiencia em trilhas pode ter problemas.
    Gde abc.

Felipe Lombardi Montanhismo (Drone Aventura) Aug 24, 2015

Grande Augusto. Tudo bem com você?

Fiz essa trilha no final de semana e gostaria de compartilhar o meu tracklog. Está atualizado com pontos importantes. Link: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10581371

Abração!!!

Trilhas e trips Aug 25, 2015

Muitas trilhas por aí?
    Muito bom ter conseguido chegar no topo do Frade.
    O pessoal já tinha comentado que era bom levar um facão p/ usar naquele trecho depois da arvore do PF.
    Legal que deu tudo certo.
    E qdo vai subir o vídeo lá no Youtube?
    Tê pegando o link do seu tracklog e colocando lá no meus 2 relatos, blz?

Trilhas e trips Aug 25, 2015

E valeu por compartilhar.

Felipe Lombardi Montanhismo (Drone Aventura) Aug 25, 2015

Grande Augusto. Tudo na paz, meu camarada!
    Tenho feito bastante coisa sim e eu vi que vc também tem caminhado bastante, né? Veio ao Rio e não me avisou? rsrsrsrsrsrsrs.
    Estou começando a editar o video. Fique à vontade para poder compartilhar o Tracklog, amigão.
    O video será enviado para o meu canal no youtube: www.youtube.com/felipelombardi79
    Espero um dia poder fazer uma caminhada contigo.
    Abração!

Trilhas e trips Aug 27, 2015

Blz Felipe.
    Tenho selecionado melhor as caminhadas que estou fazendo agora.
    Circuito Mantiqueira e Serra do Mar já tô deixando de lado.
    Essa trip para o Rio foi em família e tinha planejado fazer muita coisa por lá.
    Infelizmente Pedra da Gávea e trilha do Parque Lage p/ o Cristo fica para outra oportunidade. Uma pena.
    Mas deu para aproveitar bem.
    Coloquei o link do tracklog nos meus 2 relatos.
    Vi alguns videos que vc coloca lá no Youtube. Bem legais.
    Recentemente eu também tô começando a postar videos das minhas caminhadas.

Felipe Lombardi Montanhismo (Drone Aventura) Aug 27, 2015

Valeu Augusto.

O video da caminhada da Pedra do Frade já se encontra no meu canal no youtube assim como lá na página do tracklog. Quando estiver pelo Rio me avisa.

Abração!

Trilhas e trips Aug 29, 2015

Blz Felipe.
    Tinha visto um outro video do Frade do ano passado mostrando que ate o trecho da arvore do PF, a trilha tá bem demarcada. E até mostra alguns animais.
    Isso não é bom, porque cria falsas trilhas pelo caminho. Uma pena.
    Tenho algumas caminhadas planejadas agora para a região sul.
    Mas valeu.

• Photo of Henrique Mended
    Henrique Mended Sep 1, 2017

Vou hoje pro frade e domingo vou relatar como está o local pra vc atualizar J. Augusto.

Trilhas e trips Sep 2, 2017

Oi Henrique.
    Te desejo muita sorte.
    Sei que a trilha tá sendo feita e pode ser que encontre ela demarcada.
    É um lugar que merece mesmo ser feito.
    Vista lá de cima é linda.
    E aguardo sua atualização.
    Valeu,

• Photo of jony_carpinteiro
    jony_carpinteiro Sep 27, 2017

Olá pessoal
    Eu fui até lá e acabamos acampando na base da pedra porque chegamos sem tempo de sol para conseguir subir todos os lances de corda.
    Subimos os dois primeiros, e quando encontramos o terceiro (bem maior, com aquela escadinha de madeira lá em cima já meio destruída pelo tempo) recuamos e reconhecemos que não ia dar.
    Durante a noite choveu e impossibilitou a subida pro dia seguinte.
    Pra quem atingiu o cume, quantos lances mais tem de corda?
    Alguém que tenha ido recentemente sabe dizer como estão essas cordas daí pra frente? Dá pra confiar nelas, ou vocês levam cordas próprias?
    Abraço a todos
    Essa é pra guerreiros em, selvagem.
    Valeu

Felipe Lombardi Montanhismo (Drone Aventura) Sep 27, 2017

Olá Jony! Tudo bem?
    Agradeço pela atualização da informação, pois eu estive lá e também gravei um tracklog, mas foi em 2015.
    Na época, até atualizei o Augusto com algumas informações relevantes.
    Para vc ter ideia, quando eu fui nem tinha essa escadinha de madeira que mencionou.
    Acredito que a pessoa mais recomendada para atualizar sobre a trilha é o senhor Carlinhos, proprietário da pousada Brejal.
    Estou acompanhando daqui também, pois pretendo retornar lá em breve para fazer alguns takes com meu drone.
    Abraços.

• Photo of Henrique Mended
    Henrique Mended Sep 27, 2017

Felipe, eu ia começo do mês mas não acordei rsrs meus amigos foram, se precisar de fotos e atualização . so falar

• padilhadim Sep 27, 2017

Subi o pico do Frade pela segunda vez em maio 2016, um mês após o grande incêndio.

Muito cuidado!
    O pico e parte vegetação na base da grande pedra foi atingido por um incêndio em abril de 2016. O fogo queimou por mais de 24 horas e destruiu quase toda a vegetação do pico. Dois trechos de corda também foram queimados, junto com a vegetação que estava ali. Nesta subida, já imaginando que o incêndio poderia ter feito muito estrago, levamos 20 metros de corda que foram fundamentais para alcançarmos o topo naquele dia. Neste trecho de escalaminhada, pequenas árvores e raízes também foram queimadas e elas serviam de "pegada" para auxiliar a subida. A dificuldade foi tanta que demoramos mais de duas horas nos trechos de corda e chegamos no topo já à noite. Não foi fácil. Deixamos as novas cordas lá.

Já conversei com pessoas que subiram este ano. Dá pra fazer, mas requer atenção redobrada.

Trilhas e trips Sep 29, 2017

Oi Jony, blz?
    Esse trecho da subida ingreme não achei tão longo assim.
    Desde a base, onde existe aquele grande descampado, até o topo levamos 40 minutos de subida. Nada muito complicado. Subimos se agarrando nas raizes, galhos, cordas e numa antiga escada de madeira que existia lá.
    Mas isso foi a 12 anos atras. Muita coisa mudou.
    Dê uma lida nos comentários, principalmente veja o tracklog do Felipe. Tá bem mais atual que o meu.
    Qto a chuva que vc pegou, me lembra muito minha primeira vez lá.
    Mas para nós foi bem pior.
    Veja nesse relato:

Valéria Carvalho Jun 10, 2019

Fiz a trilha neste final de semana. Já quero voltar. Que experiência incrível.

Trilhas e trips Jun 11, 2019

Conte como foi lá na trilha. Como ela tá?
    E as dificuldades que teve

Valéria Carvalho Jun 11, 2019

Os charcos continuam por lá, atolando os pés rs. Depois da gruta bastante bambus enroscando na mochila, caíram muitas árvores ao longo da trilha. Sem gps acredito que não teríamos conseguido. Classifiquei como difícil mais por estes motivos e pelos últimos trechos de corda e escadas, pois pra quem tem medo de altura pode complicar ali. Do mais, eu gostei da trilha, quero voltar, se possível pra fazer a travessia.

Trilhas e trips Jun 12, 2019

Essa trilha não pode ficar muito tempo sem alguém fazê-la.
    O mato toma conta e as arvores vão obstruindo o caminho.
    Mas vale o esforço para chegar no topo. É maravilhoso o nascer do Sol de lá.
    Muito cuidado por qual caminho seguira se continuar a travessia.
    É que descendo por 2 trilhas diferentes, que iniciam próximas da base, elas passam perto de uma comunidade que tá tomada por traficantes.
    Tá complicado fazer qualquer trilha em Angra dos Reis.
    O unico percurso que considero seguro é seguir para Mambucaba, como eu coloquei no track.
    Mas é um caminho longo.
    Boa sorte

Valéria Carvalho Jun 12, 2019

Hummm...bom saber dessa informação do perigo...Voubolhar seu track. Obrigada.

Trilhas e trips Jun 12, 2019

Tem o relato no blog e o croqui da trilha para ajudar a achar essa bifurcação também.

• Photo of jony_carpinteiro
    jony_carpinteiro Jun 13, 2019

Olá trilheiros do frade
    Em junho de 2018 voltei para a pedra e consegui chegar no cume. Queria compartilhar aqui o que pensei sobre essa trilha..
    Escrevo aqui principalmente para perguntar para a Valéria Carvalho sobre a situação da escada de cordas e finos tocos de madeira que foi construída naquela parte onde tem uma pedra de uns 5m de altura praticamente vertical (pelo que estou entendendo pelos comentários aqui, essa escada foi construída depois do incêndio de abril de 2016 mencionado pelo Padilhapaim, que provavelmente destruiu a antiga "escada de madeira" mencionada pelo Augusto no seu 2° relato. Fico me perguntando como o Augusto fez para passar desse trecho sem utilizar a antiga escada de madeira, pelo que entendi de seu relato. Aparentemente, não havia nenhum outro caminho...
    Eu não utilizei cordas próprias na subida, porque não conheço técnicas verticais. Considerei a subida bem difícil.
    Optamos por subir com todas as mochilas e acampar lá em cima, o que considerei um erro, e não repitiria essa decisão, por 2 razões principais: 1) a carga obviamente atrapalha a subida, que considerei bem perigosa. 2) caso o tempo vire durante a noite, o que por sorte só ocorreu exatamente quando descemos todos os lances dificeis, acredito que seria bem perigoso mesmo descer com a rocha, solo, escada e cordas molhadas...
    Acho mais sensato subir sem carga...e mesmo assim considero arriscado. Acho que para quem conhece técnicas verticais, deve ter algum jeito de ir com mais segurança...
    O que vcs acham sobre isso?
    Padilhapaim, talvez possa fazer um comentário...
    Qualquer comentário de alguém que tenha chegado no cume pode ser útil.
    E Valéria Carvalho, por favor, como está a situação da escada construída com cordas e finos tocos de madeira? e dos demais lances de corda?
    Valeu galera. Parabéns a todos vcs. Obrigado pelas informações que me permitiram chegar nesse lugar tão sagrado e único, com essa vista absurdamente incrível.

Trilhas e trips Jun 15, 2019

Oi jony.
    Na época que chegamos no topo, existiam trechos com cordas.
    Então iamos subindo um a um com ajuda dela e também se agarrando nos galhos e na vegetação.
    Demoramos uns 40 minutos nessa subida.
    E as cargueiras tivemos que subir com a ajuda de uma corda que levamos.
    É um trecho complicado, mas tomando o devido cuidado dá para ir subindo sem grandes dificuldades.

Eu acho que dá para levar as mochilas para cima. É só alguém subir sem peso nenhum e depois puxar as mochilas uma a uma.
    Mas claro que com a certeza de tempo bom.
    Com chuva é melhor nem subir. Arriscado demais.

Valéria Carvalho Jun 19, 2019

As escadas estão boas até, os primeiros degraus de madeira quase escapando mas dá pra subir. Deu pra subir sem dificuldade e com cargueira. Jamais passou pela minha cabeça acampar em outro lugar se não no pico, continuo com a mesma opinião mesmo após ter subido e visto como é a subida. Até porque, não há tantas opções pra acampar ali se não for lá em cima. Eu adoro ver o pôr e o nascer do sol dos picos que subo, ainda mais quando já estou acomodada em cima deles.

• Photo of Leo Macedo 14/08
    Leo Macedo 14/08 Jul 23, 2019

Olá, o tracklog do Felipe Lombardi (Lipe Trekker) http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10581371 - não está mais disponível no wikiloc . Um abraço

Trilhas e trips Jul 23, 2019

Uma pena ele ter deletado.
    Mas pode usar o track da Valéria Carvalho.
    O ideal é usar o mais recente, já que a trilha sempre tá se fechando.

Boa sorte.

• guiredezuk Aug 2, 2019

Vou retornar ao frade provavelmente em novembro de 2019 agora. Estive em 2014 com o Plemosgs e realmente a trilha estava mal demarcada, contudo a ascensão ao pico ainda estava preservada. Vamos ver como estará em breve. Tive relatos que traficantes haviam se instalado no cume por um período, não sei a questão de segurança atualmente.

• padilhadim Aug 2, 2019

O Frade (bairro) e os morros baixos que cercam o bairro estão mais complicados de uns 3 anos pra cá. Mas não chegam no cume. Pelo menos é esta a informação que temos aqui. Moro em Mambucaba, bem próximo ao Frade. Portanto, não suba nem desça pela trilha do Frade (bairro). Opte pela trilha de Mambucaba ou de Bananal. Nas duas vezes que subi fui por Bananal.

Trilhas e trips Aug 2, 2019

Também não creio que os traficantes tenham chegado até o topo do Frade.
    É uma caminhada longa e cansativa desde o bairro até o topo da Pedra.
    O que não recomendo é fazer a travessia Bananal-Bairro do Frade, passando pela Pedra.
    Infelizmente o que o Padilha relatou está acontecendo mesmo.
    Outro tracklog que eu criei saindo de Angra dos Reis e subindo pela antiga linha férrea até Lídice também está com mesmo problema.
    Vários traficantes tomando conta de comunidades ao longo da subida.
    Só tenho a lamentar porque é uma região muito propícia para inúmeras caminhadas.

• mesgrj Aug 8, 2019

Virou guia e tirou o tracklog do ar. Uma pena.

Trilhas e trips Aug 8, 2019

Infelizmente isso é normal e compreensível.
    Todos os os guias evitam postar tracks das suas caminhadas.
    Até porque é o ganha pão deles e pode-se dizer que o wikiloc com seus milhares de tracks é um concorrente.
    Mas tudo bem.
    Valeu mesgrj.

• Photo of Leo Macedo 14/08
    Leo Macedo 14/08 Aug 20, 2019

Olá, estive na Pedra do Frade no último final de semana, a trilha está tranquila, apenas com algumas bifurcações de caminho de palmiteiro, mas usando o tracklog a navegação é tranquila, a parte problemática foi subir da base até o cume, a escada de corda não está confiável, ali precisa melhorar a segurança. Abraço

Felipe Lombardi Montanhismo (Drone Aventura) Aug 20, 2019

Boa tarde pessoal.
    Respondendo diretamente ao usuário “mesgrj” não tirei o tracklog porque virei guia. Eu retirei o tracklog do ar pela quantidade de pessoas despreparadas que não respeitam as montanhas. Há 20 anos estou no Montanhismo e com propriedade digo que acompanhei a postura que vem mudando a partir de muitos, que só se preocupam com fotos para as redes sociais, mas inundam as trilhas com lixo, degradam o o local, etc.
    Então, como papel de guia, não apenas levo as pessoas aos destinos, mas repasso o meu conhecimento, este que adquiri ao longo dos anos.
    A montanha é para todos, mas nem todos são para a montanha.

Trilhas e trips Aug 23, 2019

Oi Leo
    Obrigado pelo feedback.
    Sempre bom saber como tá a trilha e essa sua atualização pode ajudar outras pessoas.
    Só acho que aquele trecho final tem de ser mantido como tá.
    É até uma maneira de limitar a quantidade de pessoas que sobe lá.
    Se forem instalar cordas e escadas, muitas pessoas podem achar facil essa trilha.
    E consequentemente ocasionar acidentes.
    Valeu.

Trilhas e trips Aug 23, 2019

Fala Felipe, blz?
    Tá sumido aqui do wikiloc? Mesmo sendo guia, sua experiencia é importante e suas postagens podem ajudar muita gente.
    Só vou discordar um pouco de vc. Não dá para generalizar né.
    Existem sim no mundo do montanhismo as pessoas que só querem aqueles famosos likes e encher as redes sociais. Nesse ponto eu concordo, mas não é todo mundo assim.
    Eu faço caminhadas desde que era menor de idade (lá pelos anos 80), então são mais de 30 anos de experiencia e apesar de morar aqui em SP onde não temos tantas trilhas como aí no Rio, posso falar para vc que muita coisa mudou e para melhor.
    O pessoal se conscientizou que é preciso respeitar as trilhas.
    Tem muita gente boa no montanhismo que respeita a Natureza sem se preocupar com os cliques de redes socias, que eu pessoalmente não gosto - não tenho cadastro em nenhuma delas.
    Vários dos meus tracklogs que deixo aqui no wikiloc sempre tem retorno nos comentários e muitos dizem que a trilha se fechou, tá em desuso, essas coisas, mesmo com o arquivo disponível aqui para todo mundo.
    Se eu for citar a quantidade de exemplos vou ter que escrever muito e aí vou sair do tema do tracklog.
    Gostaria muito que algum dia pudêssemos conversar sobre esse assunto.
    Vc é uma pessoa que admiro muito.
    Já vão fazer quase 10 anos desde que postavamos nossos tracks aqui.
    Abcs e sucesso.

Felipe Lombardi Montanhismo (Drone Aventura) Aug 23, 2019

Fala Augusto. Quanto tempo mesmo, meu amigo! Espero que esteja tudo bem com você.
    Sim, é verdade. De certa forma ficou um pouco generalizado. Certamente existem pessoas que se preocupam com o Meio Ambiente, com a preservação, com o devido repasse do conhecimento através de experiências vividas.
    Assim como você, também posso me considerar (de forma humilde) experiência, devido a todos esses anos na montanha.
    Atualmente não há desculpa para as pessoas dizerem que não sabiam de algo, pois a internet está repleta de informações sobre conscientização, mínimo impacto, sustentabilidade, etc.
    Eu também tenho admiração por você.
    Eu sigo com os videos lá no meu canal, com objetivo de inspirar as pessoas a visitarem as montanhas.
    Apesar de ter retirado o track, nunca me neguei a compartilhar com os que pediram.
    Concordo com você sobre as atualizações do lugar. Talvez retorne lá em breve (ainda sem data) mas quando for, trarei informações aqui.
    Grande abraço!

Trilhas e trips Aug 25, 2019

Blz Felipe.
    Eu tô na paz, fazendo uma trilha aqui, outra li. Mas diminuí muito a quantidade de caminhadas que fazia antes.
    A gente vai mudando as prioridades.
    Lembro da nossa época do mochileiros. Bons anos.
    Sim, hoje em dia as pessoas tem muito mais acesso as ações de minimo impacto e respeito à Natureza.
    Já vi alguns videos seus lá no Youtube. Coisa de profissional. Já tinha visto vários videos do Samuel Oscar, que é bem parecido com os seus.
    Eu tenho um drone syma, mas nunca levei ele para as trilhas. Só para diversão mesmo.
    Investimento alto.
    Mas voltando ao Frade, só lamento o que ocorre em Angra dos Reis. Não para fazer nenhuma trilha nessa região mais.
    Eu tinha a pretensão de algum dia voltar e finalizar lá no litoral, descendo pelo Bairro do Frade.
    Sei também que até em alguns bairros de Paraty, os traficantes também estão se instalando.
    Essa região, do sul do RJ, é linda para caminhadas.
    Gde abc

• Photo of Willians Sousa
    Willians Sousa Apr 27, 2022

Em 2012 usei o seu croqui para chegar no frade e esse mês usei seu tracklog. Forte abraço

Trilhas e trips Apr 27, 2022

Meus parabéns.
    Acho o lugar fantástico com um visual sem igual.
    E nem esperava que o track continuava atual.
    Bom saber.
    Eu queria retornar uma 3a vez, fazendo a descida para a praia, mas li alguns relatos de que os traficantes tomaram conta de vários bairros de Angra, inclusive sendo comum ocorrerem tiroteios.
    Uma pena mesmo.

Valeu pelo feedback

• Photo of Willians Sousa
    Willians Sousa Apr 27, 2022

Em 2012, encontramos no cume uma turma do CEMAR Clube de Escalada e Montanhismo de Angra dos Reis, e descemos com eles pelo litoral, saímos em uma rua no final do bairro, foi tranquilo, hoje não mais, porém tem alguns tracks entrando por fora do bairro, pela Avenida dos Capuchinhos que parece ser tranquilo.

Em tempo, um amigo que foi comigo tb usou seu croqui 2 anos antes. Abs

Trilhas e trips Apr 28, 2022

Esses relatos de tiroteios em bairros da serra são recentes.
    Não são tão antigos assim.
    10 anos atrás a cidade ainda tinha uma certa tranquilidade.
    Hoje em dia os traficantes tomaram conta dos bairros ao longo da Rodovia.
    Se não me engano tem um track que desce pelo bairro do Sertãozinho, passando por essa avenida.
    Mas depois que pesquisei sobre mortes e tiroteios nesse bairro, surgiram alguns sim.
    Uma pena

• Rodrigo Alhadeff Apr 29, 2022

Primeira trilha que fiz. Tenho bom condicionamento físico. Foram 6 horas de caminhada puxada. Nada fácil. Apesar de nublado e chuvoso, trilha sensacional e experiência incrível. Mas não é para qualquer iniciante.