Pedra do Boi

March 26, 2023
March 2023

near Campestrinho, Minas Gerais (Brazil)

A trilha se inicia na fazenda que dá acesso à Pedra do Elefante (Solicitamos autorização para entrar e deixar o carro estacionado)

Pegamos a estrada e caminhamos pouco mais de 2km rumo à entrada da trilha da Pedra do Boi.
No trecho inicial a trilha é bem demarcada, quase uma estradinha de fazenda e, após a entrada da Pedra do Lobo a trilha se estreita e surgem várias bifurcações, sendo a maioria trilhas de gado. Logo a trilha entra numa matinha (na época em que fizemos, algumas árvores imensas tinham caído na trilha. Tivemos que passar entre os galhos, já que dar a volte era inviável devido a ribanceira ao lado) e vai assim até alcançar o cafezal já no alto do morro.
Seguimos então sentido a Pedra do Elefante. Neste trecho a trilha é toda rural num sobe e desce de morros, além de existirem diversas cercas de arame pelo caminho, a maioria com colchetes ou porteiras até que se chega à base da Pedra do Elefante.
Nossa ideia era subir a Pedra do Elefante, mas devido os relâmpagos e a chuva que já se iniciava decidimos descer até o carro novamente.
A descida segue numa matinha, passando ao lado de uma das paredes da Pedra do Elefante. A trilha vai ficando mais íngreme e bem erodida pelas águas de chuvas, muita pedra solta e degraus merecem atenção, é o trecho com maior risco de contusão, e segue assim até terminar a mata e entrar num trecho de pastagens que não tem trilha definida. É só ir descendo até encontrar a estradinha, e seguir descendo abrindo e fechando inúmeras porteiras e colchetes até chegar às residências da fazenda e por fim na estrada, onde o carro estava estacionado.
A trilha é praticamente toda dentro de propriedades rurais, mas não tivemos nenhum problema por cruzar essas propriedades. São inúmeras porteiras e colchetes, e ao passar é importante deixar como estavam.
No início da trilha não se assuste se dois cachorros começarem a acompanhar, são o Hulk e a Ruana (segundo o dono é pq ela vive na rua kkk). Eles já são conhecidos no local e acostumados a acompanhar os trilheiros. No final eles tentam seguir o carro, mas não há motivo para preocupação, eles sabem o caminho de volta para casa.

PictographBridge Altitude 3,039 ft

Ponte

Seguir esquerda

Tem um ótimo poço pra quem gosta de entrar na água

PictographRisk Altitude 4,218 ft

PictographRisk Altitude 4,224 ft

PictographRisk Altitude 4,375 ft

Este trecho não é tão definido

Esquerda para cume da pedra do boi

Colchete

Colchete

Colchetes

PictographLake Altitude 4,637 ft

PictographLake Altitude 4,369 ft

Pra esquerda vai para a pedra do elefante

Cachoeira

Seguir a esquerda

• Photo of Arcalfilho
    Arcalfilho Apr 23, 2023

Olá Tiago. Pode me dar algumas informações, esta trilha é bem demarcada, tem que pedir alguma autorização de passagem. Em que ponto você deixou o carro?

• Photo of Tiago J. Silva
    Tiago J. Silva Apr 23, 2023

Opa, blz?? Ainda não tive tempo de descrever sobre a trilha rsrs, mas vamos lá..

Ela não é mto demarcada, não. Inclusive na subida caíram duas árvores enormes na trilha dificultando bastante a passagem e dar a volta não é mto uma opção por ser uma ribanceira, mas com cuidado da pra passar. Quando chega em cima anda-se mto por fazendas, aí é bem tranquilo. Não precisa pedir passagem em nenhuma.

O carro deixei exatamente onde está o início da trilha. É tipo um pequeno vilarejo. Conversei com um morador e ele disse que é tranquilo de deixar ali.