Pedra da Tartaruga / Campos do Quiriri (Garuva, SC)

Photo ofPedra da Tartaruga / Campos do Quiriri (Garuva, SC) Photo ofPedra da Tartaruga / Campos do Quiriri (Garuva, SC) Photo ofPedra da Tartaruga / Campos do Quiriri (Garuva, SC)

one day 5 hours 12 minutes
April 24, 2024
April 2024

near Sítio Lucidororio de O. Lima, Paraná (Brazil)

VEJA O VÍDEO DESTA TRILHA:

SE ESTIVER NO CELULAR, ABRA ESTE LINK: https://youtu.be/YRKMnzxDepo

Trilha pela região dos Campos do Quiriri, entre Tijucas do Sul (PR) e Garuva (SC), até a Pedra da Tartaruga, com acampamento. (As altitudes deste tracklog não são confiáveis, pois ele precisou ser editado e elas foram desconfiguradas).

A trilha se inicia na Fazenda Piraí, em Tijucas do Sul, em ponto combinado com os condutores autorizados. Todas as trilhas nos campos do Quiriri precisam ser feitas com as empresas autorizadas pelos proprietários das fazendas

Seguimos por 4x4 fornecido pela empresa, por cerca de de 30 min, por estradas do interior da propriedade, até o ponto inicial da trilha. Iniciamos o trajeto por volta de 8h30, seguimos por campos de altitude, subindo e descendo algumas colinas.

Esta é uma região de diversas nascentes, por isso há água em abundância e diversos pontos de parada no meio do caminho. Há algumas baixadas também, onde o calçado pode molhar pelo acúmulo de água, pro isso, em dias de previsão de frio à noite é necessário estar com a bota impermeável, ou levar um chinelo para poder se locomover em volta da barraca.

Também é obrigatório estar com Shit Tube nesta trilha, não é permitido deixar fezes na propriedade.

Caminhamos por cerca de 9km até o ponto de acampamento, perto da Pedra da Tartaruga. Chegamos no início da tarde, após 4h15 de caminhada. A pedra tem este nome por se assemelhar a uma tartaruga deitada, olhando para o litoral. A trilha, entre o ponto de acampamento e o topo da pedra, é curta e fácil.

Esta região, dos Campos do Quiriri, tem as maiores altitudes da Serra do Mar em Santa Catarina, por isto é muito especial. Do seu alto, avistam-se as cidades de Guaratuba, Itapoá e São Francisco do Sul. Garuva e Joinville estão parcialmente ocultas pelas montanhas.

Neste dia, aconteceu uma forte viração (quando a umidade do mar sobe a serra e deixa o tempo "fechado"). Barracas ficaram molhadas e só no fim da madrugada é que o tempo secou. O amanhecer teve o sol saindo aos poucos.

Por volta das 9h iniciamos o retorno, finalizado às 13h.

A trilha não é difícil pra quem já fez acampamento em montanha, pois não há trechos de ascensão considerável. No entanto, 9km é um trajeto longo pra ser feito numa tacada só, então pode ser puxado para algumas pessoas, especialmente dependendo do peso das mochilas. Uma dica é não levar as garrafas cheias d'água, aproveitando as duas fontes perto do acampamento pra cozinhar ou hidratação.