Pedra da Mina Vila via Paiolinho, partindo do camping e Hostel dos Ivos

Photo ofPedra da Mina Vila via Paiolinho, partindo do camping e Hostel dos Ivos Photo ofPedra da Mina Vila via Paiolinho, partindo do camping e Hostel dos Ivos Photo ofPedra da Mina Vila via Paiolinho, partindo do camping e Hostel dos Ivos

one day 9 hours 44 minutes
August 21, 2022
August 2022

near Lamins, Minas Gerais (Brazil)

Este percurso dentro da cadeia de montanhas Serra Fina é um dos mais desafiadores do complexo de trilhas. É o pico mais alto do Estado de SP, o 2o mais alto de MG, pois este pico fica na divisa entre estes dois Estados e fica na APA Serra da Mantiqueira.
Altitude: 2.798m
Nosso ponto de partida foi Ivos Hostel & Camping, seguindo por trilha em mata fechada, cruzamos uma represa e, então, veio a primeira subida íngreme rumo a um curral. Prosseguimos rumo a fazenda Paiolinho, onde oficialmente inicia a trilha para Pedra da Mina. Até este ponto foram aprox. 3,5km de caminhada.
Na portaria da fazenda confirma sua reserva para a trilha e preenche o termo de responsabilidade. Lá, tem banheiros e água potável.
Do Paiolinho ao ponto que antecede a subida da montanha Deus me livre há vários pontos de água (sendo este o último deles). Este também é um ponto de camping. A partir de então tem muita subida, chegando ao primeiro cume com uma vista incrível.
Depois, prossegue a caminhada, passando pelo enganador, e, por último, a Pedra da Mina.
Há vários pontos de camping entre a Deus me Livre e a Pedra da Mina. Mas, se puder, acampe no cume. A vista é incrível: Agulhas Negras e Prateleiras de um lado, Marins Itaguaré e outro trecho da travessia Serra Fina de outro.

Esquecemos de parar o tracklog, ele registrou um tempo depois que retornamos ao hostel

Importante: reservar com antecedência e pagar uma taxa no site https://trilhaserrafina.com.br/quem-somos/
Traga seu lixo de volta. Leve shit tube. Não tire nada além de fotos.