Pedra da India

July 23, 2023
November 2020

near Santa Catarina, Rio de Janeiro (Brazil)

Bonita montanha na região de Araras, quase sempre infestada de carrapatos. Está inserida na Rebio Araras.
Foi a minha segunda vez nessa montanha, dessa vez por um caminho diferente do que havia feito em 2008.
A entrada da trilha fica na Estrada Almirante Paulo Meira, que liga Araras ao Vale das Videiras.
Depois de passar da igreja de Araras, a trilha se inicia atrás de um ponto de ônibus a esquerda, na altura do número 2100 da estrada. Do lado oposto, existe uma residência que funciona (ou funcionava) como estacionamento.
A trilha inicia na mata e logo em seguida existe um trecho com muitas samambaias que, apesar da alta frequencia nesse montanha à época, estava bem fechado. Na sequencia, seguimos praticamente num "toca pra cima" em terreno mais arenoso.
É comum surgirem um ou mais caminhos durante a subida, por conta da presença de gado e cavalos. Quase todos levam ao mesmo lugar.
Em determinado momento, chegamos a um pequeno descampado, na altura da cota 1500, onde a subida dá uma trégua. A trilha entra na mata por um pequeno trecho. Esse ponto também marca o encontro com a trilha "original", que consta no guia de trilhas de Petrópolis. Infelizmente, o proprietário veta a passagem.
Ainda na mata, observe uma entrada a direita, que leva até a Pedra da Onda, de onde se tem um bonito visual da região e podemos visualizar todo o caminho até o cume. Vale uma ida por conta do visual, mas para continuar até o cume você precisa voltar até a bifurcação.
Seguindo em frente, saímos da mata bem ao lado do final da Pedra da Onda. A trilha segue novamente em terreno aberto, com muitos caminhos de gado. Seguimos até um local onde havia um ponto de água muito fraco. Dali, seguimos para o cume dando uma pequena guinada à esquerda.
O cume é amplo, com bela vista das montanhas da região e uma pedra bem no meio.