Pedra Branca do Araraquara - Guaratuba/PR

Photo ofPedra Branca do Araraquara - Guaratuba/PR Photo ofPedra Branca do Araraquara - Guaratuba/PR Photo ofPedra Branca do Araraquara - Guaratuba/PR

August 10, 2021
August 2021

near Sítio Pedro Wiegosz, Paraná (Brazil)

Pedra Branca do Araraquara - Guaratuba/PR

A muito tempo venho namorando essa montanha, vista da BR-376, bem próximo da divisa dos Estados do PR/SC, uma montanha charmosa e ícone na região.

Vista também de diversos pontos dos Campos do Quiriri, os mais conhecidos o Mirante do Marco da Divisa e a Pedra da Tartaruga. Seus mais de 1.200m de Altitude encantam de mais.

Na região não tem estacionamento, sugiro conversar com moradores locais, são bem simpáticos. Nessa ocasião conversamos com o Sr. Mariano, que nos autorizou a deixar nossa moto em seu terreno e partir dai começamos a caminhada.

Antes de iniciar a trilha propriamente dita tem que atravessar o Rio São João, passamos por uma ponte de troncos, que de acordo com o Mariano, foi ele mesmo que fez (localizado atrás de sua residência).

Seguindo o tracklog não tem erro, o inicio da caminhada é bem aberta, até chegar ao ponto que coloco como "casa da bruxa" (um charmoso chalé), daria para chegar de veiculo até lá, tendo a autorização do morador. A partir dai que começa a trilha propriamente dita.

A trilha é bem demarcada, com poucas bifurcações e vai cruzando o rio algumas vezes.

Essa região é famosa por conta de cobras que costumam aparecer na trilha, tomem bastante cuidado onde pisam! Nós fomos privilegiados em observar um filhote de jararaca e uma belíssima coral verdadeira.

Até a metade do caminho a trilha é tranquila e com pouco aclive (chegando até os 600m de altitude e uns 4,8km de caminhada). Após essa parte começa a parte íngreme que exige do preparo físico, que da um ganho aproximadamente de 370m, até a chegada no último ponto de coleta de água (nós fizemos até aqui em 3hs). Desse ponto de coleta de água vai diminuindo o aclive e cerca de 10min dali, encontra-se uma bifurcação para um incrível mirante. Desde o ponto da coleta de água até o livro do cume da entorno de 1h de trilha, sem muitas dificuldade (o pior já havia passado).

Até a chegada ao livro do cume, a trilha é bem demarca e com poucas bifurcações, sem muita dificuldade de navegação, o único porém que basicamente toda ela é por dentro da mata, tendo pouca visibilidade da paisagem.

Após assinarmos o livro do cume, seguimos para um próximo mirante, donde tem a vista de algumas baias e o mar. Ali a trilha fica bem mais fechada com bastante vegetação pegando na cara e nas mochilas, porém é bem demarcada.

Após chegarmos no mirante, de mar, vimos apenas um lindo mar de nuvens, retornamos para o local onde está o livro do cume para fazermos nosso almoço.

No local onde se encontra o livro do cume, tem uma área para camping, que cabe aproximadamente 4 barracas de maneira confortável.

Almoçamos, tomamos café, descansamos, curtimos o visual e esperamos o pôr-do-sol. Após o pôr-do-sol começamos a retornar, já de noite, levamos cerca de 3h40min para chegar onde deixamos a moto.

Trilha feita em hiking, em um bate volta, então se for para acampar, considerar o peso da cargueira, aumentando o tempo de subida e descida.

Grupo participante: Aline Lopes, Felipe da Rosa Torres.
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.
Membro Trekkinsano

PictographFountain Altitude 642 ft

PictographTree Altitude 2,111 ft

PictographTree Altitude 2,379 ft

PictographCampsite Altitude 3,947 ft

• Photo of lopes.aline91
    lopes.aline91 Nov 23, 2021

Nível entre Pico Jurape e Monte Crista. Trilha bem demarcada, só encontrar o começo e pé no mato

• Photo of trekking757
    trekking757 Jan 6, 2022

Esse é meu projeto! Será que no verão fica muito complicado? Devido época de cobras.

• Photo of felipedarosatorres
    felipedarosatorres Jan 6, 2022

Salve Valmir, tudo certo? Sugiro esperar a temporada de montanha, tanto pela imprevisibilidade do tempo, o calor é extremamente desgastante e ainda o aumento considerável com incidência a animais peçonhentos, mesmo no inverno encontramos jararaca, coral verdadeira e aranha armadeira durante o percurso.

Mas a trilha em si está bem demarcada.