Pedra Branca do Araraquara

July 28, 2022
August 2021

near Sítio Pedro Wiegosz, Paraná (Brazil)

Montanha imponente que sempre chama a atenção de montanhistas que passam pela BR-101 em Guaratuba, perto da divisa com Garuva. Muitas pessoas tem dúvidas quanto ao melhor lugar de estacionamento para o começo da trilha. No meu caso, me atendeu bem estacionar nos primeiros metros da Rua Artur Hasselman (no sentido norte-sul), e parei no canto da rua em frente á uma das casas, em que ao lado dela, havia um terreno vazio e sem cerca, por onde passei para me aproximar do rio. Neste exato ponto do Rio, toras formavam uma ponte para atravessa-lo sem dificuldades. Entra-se por largos caminhos e estradinhas deste ponto adiante, e percorre-se por último uma área aberto para gasoduto ou oleoduto até o começo da trilha. Neste último trecho antes do começo da trilha, há uma casa mais á frente e á esquerda, em que recomenda-se passar em silêncio, já que há grandes cães que podem passar da cerca e ameaçar avançar (foi o meu caso na volta, e vários tracklogs citam este receio), mas aparentemente eles não se aproximam se notar que você não está mais se aproximando daquela propriedade. Mais adiante, passa-se por um belo chalé que deve pertencer ao mesmo proprietário. Deste ponto em diante, o percurso torna-se trilha de fato, e merece atenção para o risco de cobras, que embora já seja uma trilha mais frequentada, ainda podem estar no caminho. A trilha possui alguns pontos de água no seu próprio caminho, nos quilômetros iniciais. Em certo ponto, há uma bifurcação em Y, e é necessário tomar o caminho á direita (embora seja uma trilha bem aberta, sempre use tracklog). A partir deste ponto, a trilha passa á ser uma escalaminhada mais exigente. Chega-se mais adiante á uma bifurcação em T, onde á direita leva á um pequeno mirante, e á esquerda leva ao restante da trilha, onde á partir desse ponto, torna-se uma um pouco mais leve, mas ainda está um pouco distante do cume (cerca de uma hora). No meio desse caminho, passa-se por um vale, onde está o último ponto de água. Chegando ao cume, a vegetação passa á ser baixa, e chega-se á áreas de acampamento, onde a caixa de cume está localizada. Deste ponto a vista é principalmente para a BR-101 e a Serra do Quiriri e do Araçatuba, e seguindo mais adiante por uma trilha um pouco mais fechada, chega-se á um mirante em direção á Itapoá/Praias (nesta trilha, cuidado com 2 bifurcações que levam á perdidos, uma delas que observa-se o risco de grandes quedas, mas no geral, é tranquila e bem rápida). O tempo para o cume é bastante variável, sendo geralmente feita entre 4 e 5 horas. No meu caso, fui de ataque e fiz em 3 horas.
Há quem diga que o visual do Pedra Branca do Araraquara não é tão compensador como o esperado, eu até concordo, mas nada como vê-lo realizado sempre que trafego pela 101.