Pedra Branca de Caldas (Os Do Caminho)

Photo ofPedra Branca de Caldas (Os Do Caminho) Photo ofPedra Branca de Caldas (Os Do Caminho) Photo ofPedra Branca de Caldas (Os Do Caminho)

April 15, 2024
April 2024

near Caldas, Minas Gerais (Brazil)

O pico da Pedra Branca é uma formação rochosa de granito com 1.803 metros de altitude. É o pico mais alto do sul do estado de Minas Gerais e proporciona uma vista deslumbrante, é um monumento natural que vale a pena conhecer.
A serra da Pedra Branca é uma reserva natural localizada entre os municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas, Ibitiura de Minas e o distrito de Pocinhos do Rio Verde.

Para subir ao cume da Pedra Branca existem várias trilhas, no bairro Maranhão com início na fazenda do Nem com 10 km ida e volta, no bairro Pedra Branca com início na fazenda do Fernando com 5 km ida e volta e a trilha da Canastra 15 km ida e volta e existe uma quarta trilha que hoje está proibida. Todas com tracklogs disponíveis no wikilock.

Optamos pela trilha do bairro Pedra Branca saímos de Andradas e seguimos as indicações do GoogleMaps, deu muito errado, a indicação nos levou para estradas de terra muito ruins e estradas sem saída, estávamos em 4 carros e cada um foi direcionado para um caminho diferente, somente um dos carros tomou o caminho certo passando por Caldas. No retorno colocamos a cidade de Caldas no GoogleMaps e retornamos por uma estrada muito melhor. Um dos carros desistiu e o terceiro ficou uma hora perdido no labirinto de estradinhas rurais, mas chegou lá. Recomendo para quem for utilizar GoolgeMaps ou Waze seguir para Caldas e de lá coloque para o início da trilha.
Fomos muito bem recebidos pelo Fernando, pagamos R$ 10,00 por pessoa, trocamos uma prosa com ele e iniciamos a trilha.

A trilha inicia ao lado da casa do Fernando, passa por um pasto cheio de pedras, algumas enormes, sempre subindo proporcionando uma vista bem bonita. Assim continua até percorrer 800 m, com desnível de 150 m, onde encontramos uma porteira vermelha e a trilha entra numa mata e vai assim até chegar no topo da Pedra Branca. Dentro da mata a trilha continua subindo sem pausa, porém é uma trilha bem tranquila sem muitos obstáculos. Desde seu início a trilha é toda sinalizada com setas vermelhas e na mata com anéis vermelhos colocado nas árvores. É uma trilha autoguiada. A subida termina na área de acampamento. Esse trecho de mata faz parte da Mata Atlântica, contém árvores de tamanhos variados e muitas bromélias.
A beleza da Pedra Branca com suas fendas esculpidas pelas águas das chuvas já vale a caminhada. A vista de 360 graus de cima do cume é belíssima, a região é um mar de morros e montanhas.

No retorno seguimos para uma visita à Cajarana centenária e retornamos sentido sítio do Fernando.

Sobre a trilha: é uma trilha de nível de dificuldade moderado com ganho de altimetria de 500 metros não é muito íngreme nem possui trechos de escalaminhada ou que exijam um nível maior de preparo físico.

Na trilha para Cajarana encontramos um belo exemplar de jararaca, fiz algumas fotos e retiramos ela da trilha para podermos passar. No retorno ela continuava por ali entre os arbustos. Ao encontrar alguma cobra na trilha nunca mate ou maltrate o animal, ela está no ambiente dela e você é o visitante.

Atividade organizada pelo grupo Os Do Caminho.

Gravado com etrex 32x

Photo ofInício da trilha - Sítio do Fernando Photo ofInício da trilha - Sítio do Fernando Photo ofInício da trilha - Sítio do Fernando

Início da trilha - Sítio do Fernando

Início da Matinha

Manter o portão fechado

A partir daqui a trilha está muito estragada pela passagem de motos.