PE Serra do Intendente: Cânion Peixe Tolo

Photo ofPE Serra do Intendente: Cânion Peixe Tolo Photo ofPE Serra do Intendente: Cânion Peixe Tolo Photo ofPE Serra do Intendente: Cânion Peixe Tolo

September 8, 2015
September 2015

near Itacolomi, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto desde o bar/restaurante no fim da estrada, até uma das cachoeiras do Cânion Peixe Tolo, nos arredores do distrito de Itacolomi.

COMO CHEGAR:
O distrito de Tabuleiro está a 20km do centro de Conceição do Mato Dentro, sendo que grande parte do caminho (15km) é feito por estradas de terra em condições medianas, com aclives e declives acentuados.
Saindo de Belo Horizonte, siga para Conceição do Mato Dentro pela MG-010, chegando a cidade continue na avenida principal. Após o aeroporto municipal, fique atento para o trevo de acesso à Tabuleiro, que está à esquerda. Depois da ponte de concreto entre à esquerda novamente, em uma estrada de terra. O trajeto é bem sinalizado. Nas bifurcações, siga a sinalização para Itacolomi/Cânion Peixe Tolo. O acesso para o cânion fica próximo da Cachoeira Rabo de Cavalo.

A TRILHA:
De um modo geral, é uma trilha tranquila do ponto de vista físico e técnico, mas o trecho sobre rochas no leito do Ribeirão Peixe Tolo exige atenção, por isto o trajeto está marcado como "moderado".

Saindo do bar/restaurante, continuamos pela estradinha e cruzamos o ribeirão Peixe Tolo. Do outro lado continuamos pela estradinha numa subida bem suave. Na bifurcação da estrada entramos à direita, desde onde conseguimos visualizar a entrada do cânion. Na segunda bifurcação seguimos adiante/esquerda, logo após a estrada dá uma guinada para o sudoeste. Alguns metros depois entramos à direita numa estradinha meio escondida atrás de uma montanha de cascalho e terra, provavelmente utilizada para manutenção da estradinha.
Neste ponto a estradinha que seguimos fecha um pouco, ficando apenas dois trilhos paralelos. Cruzamos um capão de mata e, tempo depois, um afluente do Ribeirão Peixe Tolo, trecho em que começa a trilha e a entrada no cânion.
A trilha segue demarcada cânion adentro, quase sem bifurcações. Em uma das únicas bifurcações do trajeto, o trilho da esquerda leva a um lajeado no leito do rio, e o da direita segue pela mata ciliar. Continuamos pela trilha da mata e, depois de um ponto de água, saímos no leito do rio, agora sem mais trilhas para seguir.
Avançamos pulando as rochas do leito do rio, um trecho que exige um pouco de técnica, mas relativamente tranquilo. Cerca de 400m depois chegamos a um encontro de água. À direita temos a visão de uma cachoeira na parede norte do cânion, então seguimos para lá. Neste ataque a cachoeira há uma trilha que segue à direita do ribeirão (direita de quem está de frente para a cachoeira).
O poço da cachoeira do Peixe Tolo é bem grande, ótimo para banho. No período de estiagem a vazão da cachoeira é mínima.

CONSIDERAÇÕES:
- Como estávamos dentro de um cânion, a recepção do GPS (Garmin eTrex 20) ficou prejudicada na parte final do trajeto, causando o erro de marcação, que pode ser observado no tracklog. De qualquer forma este erro não prejudica a navegação por parte do visitante.

- A cachoeira está no meio de um cânion, a incidência de luz solar no local é reduzida. Aparentemente o Sol bate no poço até por volta de 12h, inicie a trilha o mais cedo possível;

- O cânion fica dentro do Parque Estadual Serra do Intendente, o acesso é gratuito;

- Boa disponibilidade de água no trajeto, principalmente no interior do cânion;

- Não há qualquer infraestrutura no local, com exceção do bar no início da trilha, levar lanche e água;

- É possível encomendar um almoço no bar do início da trilha, faça-o antes de iniciar a jornada.

Água

Cachoeira

PictographInformation point Altitude 2,553 ft

Trilha à direita!

A partir deste ponto é possível seguir por uma trilha à direita

PictographRisk Altitude 2,356 ft

Fim da trilha

Continuação pelo leito do rio

Água

PictographCampsite Altitude 2,281 ft

Camping

Potencial para acampar

Riacho

PictographCampsite Altitude 2,295 ft

Camping/Deixar a bike

Potencial para acampar. Área para deixar a bike. Seguir o resto caminhando.

Porteira

PictographProvisioning Altitude 2,281 ft

Bar e Restaurante/Estacionamento

Almoço e estacionamento

• Photo of Thiago_Lucas_Santos
    Thiago_Lucas_Santos Aug 4, 2019

é possível chegar até que ponto com motos preparadas para off ? Digo isso, pois teria intenção de acampar no point que você falou, e, consequetemente, chegar de moto até lá.