PE Serra do Intendente: Cachoeira Congonhas

Photo ofPE Serra do Intendente: Cachoeira Congonhas Photo ofPE Serra do Intendente: Cachoeira Congonhas Photo ofPE Serra do Intendente: Cachoeira Congonhas

September 8, 2015
September 2015

near Itacolomi, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto desde o camping do Poço Pari, próximo ao centro de Tabuleiro, até a Cachoeira Congonhas, dentro do Parque Estadual da Serra do Intendente. Fomos de bike no trecho inicial e a pé no trecho final.

COMO CHEGAR:
O distrito de Tabuleiro está a 20km do centro de Conceição do Mato Dentro, sendo que grande parte do caminho (15km) é feito por estradas de terra em condições medianas, com aclives e declives acentuados.
Saindo de Belo Horizonte, siga para Conceição do Mato Dentro pela MG-010, chegando a cidade continue na avenida principal. Após o aeroporto municipal, fique atento para o trevo de acesso à Tabuleiro, que está à esquerda. Depois da ponte de concreto entre à esquerda novamente, em uma estrada de terra. O trajeto é bem sinalizado.

A TRILHA:
De um modo geral é bem tranquila, com aclives e declives suaves em boa parte do tempo. O caminho é bem demarcado e possui alguma sinalização.

Saindo do camping do Poço Pari, seguimos no sentido oposto ao centro da vila, por uma estradinha de terra em condições precárias. O fim da estrada é uma subida um pouco mais puxada, mas tranquila para quem pedala regularmente. Ao final do aclive chegamos ao cemitério de Tabuleiro, que está à esquerda, são 900m do camping até aqui.

Cruzamos uma tronqueira e começamos a descer por uma trilha bem batida, tranquila para bikes, e rapidamente chegamos ao Rio Preto. Como do outro lado era uma subida puxada para pedalar, prendemos as bikes na cerca e seguimos o restante, cerca de 1800m, a pé.

Após o Rio Preto a triha segue acompanhando o leito do mesmo, em alguns pontos passamos bem próximo ao rio, sobre lajes. Subimos pelo rio até uma "bifurcação", que é o encontro do Rio Preto com um de seus afluentes. O local é sinalizado, adiante temos o Cânion do Rio Preto, subindo a esquerda chegamos a Cachoeira Congonhas. Nesta parte a trilha sobe por um trecho de capão de mata, na margem esquerda do afluente.

O poço da cachoeira é pequeno, como era época de estiagem, a vazão era mínima, a água do poço estava praticamente parada. O local é razoável para banho, já que também bate pouco Sol.

CONSIDERAÇÕES:
- A cachoeira possui acesso livre, fica dentro do Parque Estadual da Serra do Intendente;

- Não há qualquer infraestrutura ao longo da trilha, leve lanche e água;

- Procure fazer esta caminhada na parte da manhã, mais chances de ter Sol diretamente no poço.

Cachoeira Congonhas

PictographCampsite Altitude 2,184 ft

Área propícia para acampar.

PictographCar park Altitude 2,132 ft

Bikes

Lugar para deixar as bikes.

PictographCar park Altitude 2,325 ft

Estacionamento

Estacionamento para quem vai de carro.