PE Jalapão: Serra do Espírito Santo

Photo ofPE Jalapão: Serra do Espírito Santo Photo ofPE Jalapão: Serra do Espírito Santo Photo ofPE Jalapão: Serra do Espírito Santo

September 21, 2023
September 2023

near Jalapão, Tocantins (Brazil)

Trilha a pé subindo a Serra do Espírito Santo com passagem por dois mirantes.

COMO CHEGAR:
O início da trilha está situado as margens da estrada TO-255, ligação entre Ponte Alta e Mateiros, que passa por diversos atrativos do Jalapão. A trilha se inicia a 25km da cidade de Mateiros e a 135km de Ponte Alta. O acesso é feito por estrada de terra, em condições medianas ou precárias, a depender da época do ano. A principal dificuldade são os trechos de areia acumulada e as incontáveis costelas de vaca pelo caminho.

Acesso recomendável para veículos 4x4. O Google Maps conduz perfeitamente até o ponto de acesso, porém a estradinha que liga a principal ao início da trilha não está mapeada e não possui sinalização local. Para mais informações sobre como chegar utilize a ferramenta "Instruções de direção até o ponto de partida".

A TRILHA:
A trilha se inicia próximo a uma estrutura no fim da estradinha de areia. A primeira parte é um aclive com aproximadamente 700 metros de extensão e pouco mais de 220 metros de ganho de elevação, o que transforma este primeiro trecho em uma subida de moderada a acenturada. São diversos degraus "naturais" e um grande zigue-zague até chegar ao topo da mesa.

Próximo ao topo há um mirante para o horizonte a oeste e ao sul da Serra do Espírito Santo, podendo ser avistada as formações da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins. Assim que se chega ao topo, logo em frente, há o mirante para se observar o horizonte a leste da Serra do Espírito Santo, de onde tradicionalmente se observa o sol nascente.

Já no alto da Serra do Espírito Santo, caminhamos em nível no rumo noroeste, atravessando o cerrado por uma trilha bem consolidada até a chegada ao mirante para as Dunas. Nesta segunda parte a caminhada tem aproximadamente 2.7km com pequenas oscilações de altitude, praticamente imperceptíveis.

O retorno é feito pelo mesmo caminho da ida, totalizando, cerca de, 6.8km de caminhada.

OBSERVAÇÕES:
- Atrativos inseridos no Parque Estadual do Jalapão, no entanto não há controle de acesso no local. Por se tratar de área de proteção, siga as orientações do parque. Não deixe lixo no local e não faça fogueiras;

- Trilha de dificuldade moderada, em virtude do forte aclive inicial e do terreno bastante irregular. Não há dificuldade de orientação, considerando que a trilha está bem consolidada e não apresenta bifurcações;

- Não há sinal de telefonia no local;

- Não há nenhum tipo de infrarestrutura no local, levar água e lanche para atividade. Não há pontos de água ao longo da trilha;