Paul do Boquilobo

December 12, 2021
December 2021

near Boquilobo, Santarém (Portugal)

Percurso circular com início e final junto ao Centro de Interpretação da Reserva Natural do Boquilobo.

Situado entre Torres Novas e a Golegã, esta é uma reserva natural muito importante para a conservação da natureza, a primeira reserva da biosfera da Unesco em Portugal. Com um trilho “oficial” bem delimitado, a paisagem que se vai vendo era a que originalmente existia em todo o território, mas foi mudando e desaparecendo à medida que o Homem foi precisando de terra para a agricultura.

A diversidade é grande e o passeio é quase sempre acompanhado ao som dos pássaros, existindo muitas espécies de aves para se observar nos vários postos criados para o efeito, mas também diversidade ao nível da fauna e flora.

Dependendo da época do ano, podemos não observar muita água, pelo que se aconselha este passeio após a época das chuvas - o que não aconteceu neste caso. De qualquer forma, apesar da ausência de chuvas prévias a esta caminhada, conseguimos observar água no Braço do Cortiço - é boa ideia levar uns binóculos para melhor se observar as aves aqui presentes - vimos garças e corvos marinhos.

O rio Almonda corre pela zona do Paul e, junto com o Tejo, alaga a zona, conferindo-lhe a sua celebrada fertilidade. Este percurso passa, igualmente, por uma zona de montado, com belos exemplares de sobreiros.