Photo ofPau da Fome x Colônia - via Morro do Pau da Fome - Morro Mariana Cascardo - Pedra da Escada D'água - PEPB Photo ofPau da Fome x Colônia - via Morro do Pau da Fome - Morro Mariana Cascardo - Pedra da Escada D'água - PEPB Photo ofPau da Fome x Colônia - via Morro do Pau da Fome - Morro Mariana Cascardo - Pedra da Escada D'água - PEPB

April 14, 2024
April 2024

near Monjolo, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia começando na entrada do Parque Estadual da Pedra Branca , núcleo Pau da Fome.
Seguindo pela trilha tradicional do Quilombo, chegando na trifurcação antes de subir sentido Quilombo dei um bate e volta no morro do Pau da Fome.
Cume sem vista.
Seguindo para o Quilombo caminhei até o ponto que sai da trilha do Quilombo e sobe para a Colônia.

Pegando a trilha, caminhei até o ponto da trilha que segue para o Mirante Hime.
A trilha até aí se encontra em boas condições de caminhar e com algumas bifurcação.
Antes de seguir para o mirante Hime, dei um bate e volta no Morro Mariana Cascardo.
Cume sem vista.

Seguindo para o Mirante Hime, o caminho começa bom e chega num certo ponto que se fecha não tem mais caminho.
Tive que bater facão, abrir até um local que dava para vê a Hime, o mirante que tinha alí não tem mais, fechou.
Desse ponto varei um mato até chegar num caminho que dá num cano, e seguia pela crista da floresta.
Pegando essa caminho caminhei até o ponto que deixei esse caminho e peguei a crista sentido a Pedra da escada d'água.
Novamente bati facão pois está muito fechado.
Cheguei no pico não tem visto. Marquei e segui e logo mais a frente deixei a floresta e saí no descampado uma área com a vista muito bonita da região.
Deixando essa área seguir pela crista descampada do morro com capim muito alto.
Seguindo descendo, passando pela torre de energia chegando no ponto de cela que desce para a Colônia pela floresta, subi até o mirante dos cavalos e voltei novamente até o ponto de cela descendo para a Colônia pela floresta até o caminho que vai para o reservatório da escada d'água.
Dei o bate e volta no reservatório, onde me refresqui e finalizei saindo na Fiocruz.

Agradeço a Deus por me guiar nessa missão.

PictographDoor Altitude 446 ft

Parque Estadual da Pedra Branca 8:02

8:05

8:10

Trifurcação

Esquerda 👉 Morro do Pau da Fome Direita 👉 Pedra do Quilombo Reto 👉 Calhariz 8:24

Morro do Pau da Fome

11:54

Vista Pedreira Tamoio

12:32

Vista vale da escada d'água

12:53

14:25

Direita-cachoeira, Esquerda-saída

14:33

Photo ofDireita-travessia colônia x Pau da Fome/ esquerda-Escada D'água Photo ofDireita-travessia colônia x Pau da Fome/ esquerda-Escada D'água