Patagônia Chilena: Mirador Cerro Castillo - Reserva Nacional Cerro Castillo

Photo ofPatagônia Chilena: Mirador Cerro Castillo - Reserva Nacional Cerro Castillo Photo ofPatagônia Chilena: Mirador Cerro Castillo - Reserva Nacional Cerro Castillo Photo ofPatagônia Chilena: Mirador Cerro Castillo - Reserva Nacional Cerro Castillo

January 27, 2016
March 2015

near Villa Cerro Castillo, Aisén (Chile)

20/03/2015

Continuando a mega viagem patagônica. Alugamos um carro em Coyhaique com o intuito de percorrer a Carretera Austral (Ruta 7). Fomos até Cerro Castillo, uma vila muito simpática e nos hospedamos na praça principal.

No dia seguinte após chegarmos na vila iniciamos a ascensão. Primeiramente, pegamos o carro e fomos até o estacionamento que fica situado a cerca de 1 km da vila. É necessário pagar para entrar e tivémos que esperar um senhor aparecer (por volta das 10 da manhã) para abrir para a gente e fazer a cobrança.

Iniciamos a caminhada que não apresentou grandes dificuldades apesar do bom desnível ganho. Há muitas trilhas de vaca que podem confundir na escolha do caminho, mas também não tivemos grandes problemas para encontrá-lo. Encontramos uma linda raposa na subida.

Pegamos um dia lindo que ajudou a superar o frio. Na subida as vistas para o Valle del Rio Ibañez são incríveis.

Assim que o Cerro Castillo começou a se revelar ficamos sem palavras com a beleza da montanha e assim que a Laguna Cerro Castillo surgiu, presenciei uma das vistas mais lindas da minha vida!!!

Um dos lugares mais bonitos da Patagônia, sem dúvida!!!

Cogite visitar se estiver planejando uma viagem para TDP e/ou El Chalten e El Calafate.

PictographMountain hut Altitude 0 ft

PictographInformation point Altitude 1,169 ft

Porteira / Cerca

Bifurcação - Direita Suave, Esquerda Íngreme

Direita para quem escolheu direita

e esquerda para quem escolheu esquerda

Mirador Cânion

Mirador Valle del Río Ibanez

Photo ofMirador Cerro Castillo e Laguna Cerro Castillo Photo ofMirador Cerro Castillo e Laguna Cerro Castillo Photo ofMirador Cerro Castillo e Laguna Cerro Castillo

Mirador Cerro Castillo e Laguna Cerro Castillo

• Photo of Sandro Beltrame
    Sandro Beltrame Feb 10, 2016

Olá Victor,
    Esta cobrança é feita no início da trilha, onde você indica porteira?
    Este senhor que faz a cobrança é funcionário do parque ou da fazenda?
    Você saberia indicar onde encontrar este senhor para podermos iniciar a trilha mais cedo?
    Obrigado.

• iarriagadac Feb 15, 2016

Hola Sandro:

El cobro se hace en donde Victor indica que esta la portería, y es un funcionario de CONAF, es decir, del parque, no obstante el sendero atraviesa un predio privado. Me imagino que una parte de la cantidad pagada irá para el dueño del predio.

• Photo of Trek Mundi
    Trek Mundi Feb 15, 2016

Olá Sandro. Como nosso amigo disse é um funcionário do parque.

A cobrança foi feita na porteira, que está trancada, mas antes ficamos quase 2 horas procurando a quem pagar... Não estávamos confortáveis em simplesmente pular a cerca, até porque havia uma placa na porteira alegando que o pagamento era obrigatório.

O estacionamento próximo à entrada que mencionei possui uma estrutura que parece um camping e um abrigo. Do outro lado dele há uma escada que leva a uma propriedade da CONAF, a qual você pode inclusive acessá-la pela estrada antes de chegar no estacionamento. Aqui há uma casa que ficamos batendo na porta incessantemente sem obter resposta.

Tentamos também bater em outra propriedade que fica ao lado da porteira e até pegamos o carro e procuramos outra entrada na estrada, mas era ali na porteira mesmo e tem que esperar o senhor.

A gente pagou em torno de 100 pesos chilenos e ele nos deu um papel com nossa identificação e liberação para fazer o trekking.

Não sei como poderia iniciar a trilha mais cedo. Talvez pudesse voltar para a cidade e procurar pela pessoa responsável ou perguntar um dia antes e deixar esquematizado já. Mas se tentar deixar pro dia corre o risco de acontecer o mesmo que houve com a gente.

Abraços

• mes104 Dec 17, 2018

Justo lo que buscaba, gracias!