Pata do Gato + Costão de Itacoatiara - Peset

Photo ofPata do Gato + Costão de Itacoatiara - Peset Photo ofPata do Gato + Costão de Itacoatiara - Peset Photo ofPata do Gato + Costão de Itacoatiara - Peset

July 24, 2022
July 2022

near Itacoatiara, Rio de Janeiro (Brazil)

A trilha pata do gato é uma trilha pouco divulgada (secreta) e bem arriscada; pois o acesso dela é pelo dorso após o final do cume da trilha do Costão de Itacoatiara adentrando pela parte da mata e depois numa descida bem ingreme e perigosa num lajeamento perigoso, especialmente se fizer num dia que o lajeado estiver úmido. A subida dela (retorno até o cume do costão) torna-se ainda mais desafiador que boa parte é por muito equilíbrio e escalaminhada certos pontos se necessário. No dia que fiz a maré estava alta e por isso no trecho finalzinho de uma valeta (bem fechada cheio de cactos e bromélias com espinhos) que dá acesso ao último lajeamento de mesmo nível do mar. Então tive que abortar faltando uns 30 metros (da valeta até o último lajeamento que fica no nível do mar sendo assim o final da trilha); porque justamente o mar estava muito agitado e lambendo a área nesse dia e horário que eu fui na preamar; portanto ao fazerem sempre observar o horário da maré. Recomendo ir com alguém experiente pelo risco de acidentes graves nessa trilha não recomendo para iniciantes.

PictographDoor Altitude 58 ft

Início da trilha pela portaria

PictographPicnic Altitude 235 ft
Photo ofPracinha de interseção de trilhas. A direita acesso ao costão e pata do gato e à esquerda a enseada do Bananal Photo ofPracinha de interseção de trilhas. A direita acesso ao costão e pata do gato e à esquerda a enseada do Bananal Photo ofPracinha de interseção de trilhas. A direita acesso ao costão e pata do gato e à esquerda a enseada do Bananal

Photo ofInício de subida ao Costão usando o corrimão caso necessário Photo ofInício de subida ao Costão usando o corrimão caso necessário

Início de subida ao Costão usando o corrimão caso necessário

PictographMountain pass Altitude 326 ft

Passagem de montanha

PictographMountain pass Altitude 459 ft

PictographMountain pass Altitude 519 ft

PictographSummit Altitude 687 ft

Cume Costão de Itacoatiara

Entrada para a trilha da pata do gato

PictographSummit Altitude 701 ft
Photo ofVista do dorso do cume do Costão que avista a pata do gato Photo ofVista do dorso do cume do Costão que avista a pata do gato Photo ofVista do dorso do cume do Costão que avista a pata do gato

Vista do dorso do cume do Costão que avista a pata do gato