Passadiços do Rio Paiva

June 21, 2015
June 2015

near Espiunca, Aveiro (Portugal)

Hoje fomos experimentar os passadiços do Rio Paiva, em Arouca.
O percurso foi oficialmente inaugurado no dia anterior à nossa visita.
Íamos um pouco às escuras, não havia muitas informações sobre o percurso, mas muita publicidade, o que atraiu muita gente durante o dia de hoje.
Eu estou habituado a fazer percursos nas Serras e achei que este era difícil. As escadas, e são muitas, causam muitas dores musculares que se repercutem no resto do percurso. Hoje vi muita gente a ir ao engano. Pessoas com alguma idade, pais com bebés, com carrinhos de bebé, uma pessoa de bicicleta, uma senhora a ser amparada por outras na subida das escadas, devido às dificuldades com que ia. Pessoas que voltaram para trás. Muita gente que não faz caminhadas deve ter sofrido e muito hoje. O intenso calor também terá ajudado.

PS1: o percurso não é fácil
PS2: Não o façam com muito calor
PS3: Não façam ida+volta, como nós fizemos.

O percurso vale a pena?
As paisagens são lindas. É uma caminhada diferente. Gostei? Sim, gostei, mas a verdade é que o percurso é mais do mesmo ao longo da sua duração, o que o torna um pouco monótono.
Ainda assim acho que vale a pena fazer. Não pensem é que será fácil.

Início dos Passadiços

LAP001

Rápido do Salto

LAP002

Vistas

LAP003

Praia Vau e queda de água

LAP004

PictographBridge Altitude 386 ft

Ponte estilo Indiana Jones

LAP005

Garganta do Paiva e queda de água

LAP006

Escadas

LAP007

Praia

LAP008

• Rui Manuel Santos Abreu Jun 23, 2015

Concordo plenamente com os comentários feitos pelos autores. Acho que deve ser feito em alturas que o rio leve mais água.

• rosaria.alexandra2 Jan 20, 2018

Já fui lá duas vezes, na primavera e outono, duas paisagens diferentes. Fiz o percurso ida e volta, começando sempre pelo aconselhado. Realmente não é adequado para crianças e pessoas com mobilidade reduzida. Contudo, agora existe uma página na net, onde tem todas as recomendações. Acredito que no início era tudo tão "fresco" que deve ter falhado essas informações importantes. Recomendo

• Guilherme Pelayo Mar 10, 2019

Os eucaliptos absolutamente devastaram a paisagem. Toda paisagem é toda forrada com a árvore invasora.

• Santos Resende 1 Aug 11, 2021

Dificuldade moderada ,no entanto subida difícil lado areinho, depois muito bom